Tire o iPad do seu filho e dê um Instrumento Musical


Hoje em dia, é muito comum ver crianças de todas as idades em contato com eletrônicos como os ipads.

Porém, permitir que esse acesso seja sempre ininterrupto pode trazer problemas para o desenvolvimento de diversos sentidos do seu filho.

Pensando nesse tipo de situação, nossa dica do dia é: tire o ipad do seu filho e dê um instrumento musical.

O que poucos pais sabem (principalmente aqueles que não são músicos ou amadores) é que a música e os instrumentos musicais podem trazer os mais diversos benefícios para seus filhos.

Por conta disso, é que o contato da criança ainda pequena com algum tipo de instrumento musical se faz importante.

Ainda não está convencido? Tudo bem, nós te diremos quais os benefícios que a música pode trazer para o seu filho.

5 benefícios que a música pode trazer para o seu filho

A maioria das crianças são naturalmente curiosas e se interessam por instrumentos musicais e melodias.

Neste caso, a tarefa dos pais é saber explorar essa curiosidade, apresentando diferentes tipos de equipamentos e sons, até que seu filho encontre um, ou vários, que realmente se identifique.

Acontece que esse tipo de contato pode trazer diversos benefícios á curto e á longo prazo na vida de seu filho.

  1. Reduz o estresse: as crianças também estão sujeitas a passar por momentos de estresse, assim como os adultos. A música tem o poder de acalmar qualquer pessoa, inclusive o seu filho.

Quando a criança tem contato com um instrumento, ela entende desde cedo que ela consegue controlar seu próprio humor apenas se distraindo do restante das coisas na sua volta.

Esse tipo de noção que ela cria, também traz um pouco mais de independência para a criança.

  1. Aumenta o sucesso acadêmico: existem diversas pesquisas que apontam que o contato com instrumentos musicais na infância, pode trazer sucesso acadêmico.

Quando uma criança aprende a tocar um instrumento musical, ela estimula as partes do cérebro que estão conectadas aos estudos escolares e aprendizados.

Além disso, ter contato com a música também ajuda a exercitar a memória, o que pode ajudar a criança a tirar notas muito boas em testes e provas.

  1. Ensina disciplina e paciência: as crianças não são tão pacientes quanto os adultos, principalmente pelo fato de não entenderem direito como a espera por algo e a persistência funcionam.

Aprender a trabalhar com instrumentos é uma forma muito eficaz de ensinar a virtude da paciência e as formas de manter a disciplina em uma criança, mesmo que pequena.

O processo de aprendizagem de um instrumento musical ensina para as crianças que é preciso persistir com paciência para chegar no seu objetivo.

Além disso, quando uma criança toca em uma banda ou orquestra, ela aprende a esperar pela sua vez em uma música ou para realizar o seu solo.

  1. Aumenta a autoconfiança da criança: um dos grandes ensinamentos da vida é quando aprendemos a ter autoconfiança em nós mesmos.

Acreditar que podemos alcançar todos os nossos sonhos ou que podemos chegar além do que esperam de nós, é um dos maiores prazer da nossa vida.

Quando uma criança aprende a tocar um instrumento musical, ela começa a entender a lidar com as frustrações da música, que fará com que ela consiga ter confiança para tentar novamente, acreditando que poderá melhorar.

Dessa forma, elas poderão ver que a decepção de um erro fará com que ela confie no seu potencial, mesmo em momentos difíceis da sua vida.

  1. Induz as conexões sociais: se o seu filho começar a tocar instrumentos em uma escola de música, ele terá contato com outras crianças da sua idade, que se interessam pelo mesmo segmento que ele.

Esse contato fará com que ele crie laços com pessoas que podem apresentar o mesmo interesse pela música, seja para participar de uma orquestra ou montar sua própria banda.

Além disso, ela aprende a se enturmar através da música. Uma vez que isso ocorre, ela aprenderá a trabalhar em grupo ou até mesmo aflorar seus instintos de líder.

Esses são apenas alguns dos diversos benefícios que o contato com um instrumento musical pode trazer para o seu filho.

Mesmo que você não tenha crianças muito pequenas em casa, procure estimulá-las com novas descobertas e até explorar um talento que esteja adormecido dentro dela.

Categorias

2 Comentários

Adicionar
  1. 1
    Masny Santos

    Boa proposta.
    Mas eu ainda não tenho filho nem criança próxima pra dar esse presente.
    Queria mesmo era saber se eu já adulto posso aprender a tocar piano ou baixo (meus sons favoritos).
    Abraço!

+ Deixe um comentário