Principais marcas de teclado musical pelo mundo


Você sabe quais são as principais marcas de teclado musical do mundo? Conhecer essas empresas é fundamental para selecionar o instrumento mais adequado para o seu perfil. Muitas pessoas são condicionadas pelo mercado local ou pelas opiniões de outras e acabam nem conhecendo as vantagens e desvantagens de outras marcas.

Por isso, é fundamental que você conheça cada uma delas, saiba quais são seus pontos fortes e fracos e, a partir de então, tome a sua decisão quanto a compra de determinado instrumento musical.

Para ajudar você nessa jornada, preparamos um artigo completo contendo as principais marcas de teclado musical do mundo e suas respectivas características. Acompanhe!

Casio

A Casio é uma empresa que entrou para o ramo de teclados musicais mais recentemente, por volta do ano de 1980. O seu primeiro lançamento é motivo de chacota para muitos músicos mais experientes que, na época, iniciaram os seus estudos no velho Casiotone 201. É realmente muito difícil encontrar um músico profissional que não tenha tido contato com esse instrumento que foi um ícone e marcou gerações.

Depois deste lançamento, vieram outros que mantiveram a linha para atender níveis muito baixos de aprendizado. Alguns desses instrumentos, inclusive, eram vendidos em lojas de departamento ou de eletrodomésticos. Com o passar dos anos a Casio foi percebendo que também deveria investir em instrumentos voltados para um público mais profissional.

Foi a partir deste ponto que a Casio começou a fabricar os instrumentos que revolucionariam todo o mercado de teclados no Brasil e no mundo, apresentando ao público equipamentos de altíssima qualidade com preços mais acessíveis que outras marcas.

Um desses exemplos é o PX-5S, um piano digital de qualidade considerável, bem como, outros sintetizadores como o XW P1. Além de proporcionarem excelente qualidade sonora, esses e outros equipamentos têm tecnologia de ponta e possibilitam ao músico uma total integração com o que há de mais moderno em termos de produção musical atualmente.

E as novidades não ficaram restritas a poucos lançamentos. A marca continua inovando e renovando seus produtos. Isso pode ser visto com a criação de novas linhas com preços diferenciados e a releitura da linha PX representada pelo modelo que recebeu a numeração de 560.

Atualmente, a Casio atende dezenas de tecladistas que atuam com bandas e artistas de renome nacional. Você encontra esses teclados em diversos programas de TV, gravações de DVDs e shows pelos quatro cantos do País. O melhor de tudo é que os preços desses instrumentos são acessíveis para a maioria dos tecladistas profissionais e, até mesmo, os amadores e você não precisará pagar o preço de um veículo zero km para ter um teclado de ponta.

Clavia (Nord)

Quem nunca sonhou em ter um vermelhinho daqueles em setup, não é verdade? A Clavia, marca detentora dos teclados Nord é uma das principais fornecedoras desse tipo de instrumento musical do mundo. Obviamente, o que conquistou os tecladistas ao redor do globo foi a sua sonoridade e tecnologia, entretanto, a cor vermelha fosca salta aos olhos e faz a marca se tornar o desejo de muitos músicos.

A fama começou por volta do ano de 2005, quando a marca lançou o primeiro e aclamado Nord Stage. A partir daí, foram inúmeros lançamentos até chegar às linhas que temos atualmente no mercado. Hoje os carros chefes da marca é o Nord Stage 3 e o, recém lançado, Nord Electro versão 6.

A Nord é o sonho de consumo da maioria dos músicos profissionais atualmente. Apesar dos valores elevados, esses instrumentos têm uma durabilidade incrivelmente grande, podendo ultrapassar anos a fio de trabalho duro, rodando em estradas e sempre mantendo o grau de qualidade. Obviamente, isso é possível somente se o músico tomar os devidos cuidados com o seu instrumento.

A ideia da Nord, portanto, é possibilitar ao tecladista um instrumento que fique com ele por muitos anos. Isso se confirma na possibilidade que a marca oferece de um músico baixar os timbres do novo lançamento e inserir em seu teclado atual, sem ter que trocar o equipamento para ter acesso aos sons mais recentes.

Fazioli

Também temos a Fazioli, uma marca criada em 1981 na Itália, em uma pequena cidade situada a 60 Km noroeste de Veneza. Ela carrega consigo a característica de ter os pianos mais caros do mundo. Além disso, a marca também é conhecida pelos avançados sistemas de produção de seus instrumentos.

Fritz Dobbert

Outra marca de piano conhecida no mundo inteiro é a alemã Fritz Dobbert. Ela foi criada no século XIV e recebeu o nome de um dos seus funcionários, o artesão alemão chamado de Fritz Ernst Otto Dobbert, que criou um dos pianos mais aclamados do mundo e utilizado até hoje por grandes nomes da música brasileira e mundial.

Korg

A Korg é uma marca de teclado que disputa a atenção e preferência dos tecladistas com outras marcas. Assim como ocorre com a Yamaha e Roland, existem aqueles músicos que não trocam a marca por nenhuma outra e isso não é nenhum pouco injusto, afinal, a Korg tem alguns instrumentos que marcaram época, o que deu origem para os outros que ela oferece hoje e estão entre os mais aclamados do mundo.

A empresa iniciou a sua trajetória no Japão no ano de 1963. O primeiro teclado foi um dispositivo eletromecânico de ritmo que recebeu o nome de Disc Rotary Electrix Auto Rhythm Machine Donca Matic, DA-20 que.

A nomenclatura DONCA que existe no equipamento faz uma referência à sonoridade que o instrumento emitia. Em 1966 foi lançada uma versão mais aprimorada que recebeu o nome de DE 20.

A Korg ganhou muito sucesso com seus equipamentos de grande capacidade de geração sonora, como o famoso e aclamado KRONOS, ainda comercializado pela marca e outros teclados com qualidade de som excelente, mas com preços inferiores, como é o caso do Krome e Kross.

Roland

A Roland é uma marca de teclado muito conhecida e durante muitos anos teve a preferência da maioria dos músicos brasileiros e estrangeiros. A empresa foi fundada no ano de 1972 e foi uma das pioneiras no desenvolvimento de pianos digitais utilizando a tecnologia MIDI, sendo assim, seu primeiro lançamento foi o famoso e aguardado EP 10.

A partir de então, a marca desenvolveu dezenas de modelos dos mais variados tipos, desde teclados arranjadores mais simples até workstation de última geração. Seus maiores sucessos ficaram por conta da linha XP e Fantom.

Atualmente, a Roland ainda tem grande destaque no meio musical, além da preferência de centenas de tecladistas do mundo inteiro. Recentemente, ela voltou a utilizar o nome da sua linha de maior sucesso, Fantom, em um novo e remodelado instrumento.

Apesar de os preços no Brasil não serem considerados baixos, deve-se considerar que estamos tratando de um instrumento de altíssima qualidade e com tecnologia de ponta que tem uma durabilidade incrivelmente grande.

Acredite, existem músicos que possuem o antigo XP 30 ou XP 80, equipamentos com mais de 15 ou 20 anos de uso em perfeito estado, enfrentando estradas e servindo aos seus donos nas apresentações espalhadas pelo Brasil. Portanto, quando olhamos para a questão do preço, vemos que é um investimento de longo prazo, mas que gerará retornos rapidamente.

Steinway & Sons

A Steinwa & Sons é uma grande fabricante de pianos que surgiu em 1853 em Nova York. Em 1880 implementou sua primeira fábrica na Alemanha e, a partir de então, ganhou expressão em todo o mundo musical. Atualmente, ela é conhecida como uma das principais fabricantes mundiais da mais alta qualidade de pianos. Seus intrumentos mais famosos são o de nome Boston e Essex.

Yamaha

A Yamaha é uma das marcas de instrumentos musicais mais completa que existe. Ela não se limita apenas a construir teclados de grande utilização em todo o mundo, também atua em outros seguimentos como cordas, sopros, baterias, entre outros tipos, ou seja, tem uma linha bastante ampla.

Ela foi fundada no Japão no ano de 1887 e, diferentemente do que acontece hoje, tinha sua produção focada em pianos e órgãos. Quase 100 anos depois, já consolidada e conhecida em grande parte do mundo a Yamaha veio para o Brasil e lançou um teclado sintetizador chamado de SY-1 no ano de 1974.

Nessa época, a marca já estava bastante consolidada no mercado de sintetizadores e lançou um grande instrumento que permitia ao tecladista criar uma série de novos sons empolgantes de forma extremamente livre, algo, efetivamente, muito avançado para a época.

Atualmente, a Yamaha é uma referência em teclados tendo lançado modelos que ganharam famas internacionais e que são utilizados em larga escala, nos dias de hoje, por músicos dos mais variados níveis, tais como a linha Motif.

Atualmente, a Yamaha presenteia o mercado com os teclados da linha Montage que também conta com uma classificação mais barata e acessível para músicos que ainda não tem um poder aquisitivo maior, mas querem ter um equipamento de alto nível. Para atender a esse público a marca lançou o MODX.

Escolhendo a marca de teclado ideal

Como você pode perceber, o mercado está repleto de grandes marcas de instrumentos musicais, cada um com suas características e preços diferenciados. Diante de tantas opções, o músico iniciante, ou mesmo, o avançado fica com uma grande dúvida na cabeça: qual delas selecionar?

Para ajudar você nessa difícil decisão nós vamos dedicar este tópico a fornecer algumas dicas simples e práticas que o auxiliarão no momento da escolha e evitarão que você cometa o erro de comprar um equipamento inadequado para as suas necessidades. Continue lendo!

Verifique o seu nível musical

A primeira coisa que você precisa avaliar é o seu nível na música. Isso significa que, se você for um iniciante, não deveria comprar um Nord Stage 3 ou um Yamaha Montage. Nesse caso, deveria preferir por instrumentos mais simples que tenham sons agradáveis.

Da mesma forma que, se você já é um músico mais experiente, deve optar por equipamentos mais completos. Existem teclados para todos os tipos de tecladistas. Desde os mais iniciantes, que estão a poucos meses estudando o instrumento até aqueles mais experientes que ganham a vida com a música.

Analise o seu gosto pelos timbres

Outro detalhe, que muitos músicos se esquecem, é avaliar os timbres que soam melhor ao seu ouvido. Se alguém disser para você que um teclado de uma marca X tem sons de pianos melhores que outro de marca Y, mas de mesma faixa de preços não significa que ela está correta ou errada.

A sonoridade que agrada a um músico pode ser totalmente diferente para outro. Portanto, você precisa testar cada um dos instrumentos para verificar o que mais tem a ver com você. Por isso, é importante que você conte com uma loja que tenha uma vasta gama de teclados diferentes para sua escolha.

Atualmente, existem centenas de vídeos de todos os tipos de teclado que estão disponíveis no mercado. Assim, fica mais fácil escolher aquele que, além de se adequar ao seu perfil, também tem a sonoridade que mais agrada.

O mesmo pode ser aplicado aos pianos. Apesar de serem o mesmo instrumento, existem mudanças substanciais de uma marca para a outra, portanto, é fundamental que você ouça bem os timbres de cada um e saiba fazer a escolha de acordo com o seu gosto.

Verifique a assistência técnica

Muitos desses equipamentos têm uma vida útil muito grande e é bem provável que não gerem problemas durante um bom tempo, entretanto, isso não significa que estão totalmente imunes a possíveis acidentes que podem ocorrer em uma apresentação ou no transporte de um local para o outro.

Por isso, é interessante que você verifique se na sua região existe assistência técnica para o equipamento que pretende adquirir, bem como, se é possível encontrar peças originais ou similares em lojas nas cidades próximas à sua.

É muito comum encontrar músicos que acabam aposentando seus instrumentos pelo simples fato de não encontrarem, inicialmente, alguém que saiba mexer com suas peças, sistemas e demais elementos, bem como, os itens necessários para fazer os devidos reparos. Além disso, o ideal é que você sempre busque assistência técnica em lojas autorizadas pela marca, assim, não corre o risco de perder garantias.

Agora que você conhece as principais marcas de teclado musical que existem na atualidade e sabe o que deve ser observado para adquirir o que melhor o atenderá, não perca mais tempo e comece a procurar o seu instrumento no mercado.

Para ajudar você nessa escolha, acesse o nosso site e confira todas as ofertas que temos disponíveis para você. Além das marcas e modelos mencionados, temos outros instrumentos que podem se adequar ao seu perfil e suprir suas necessidades.

Categories

+ There are no comments

Add yours