Qual o melhor teclado para iniciantes?


Você sabe qual o melhor teclado para iniciantes? Acredite ou não, mas existe tipos específicos desse instrumento para que esteja apenas começando a aprender a tocá-lo.

Esse tipo de instrumento é muito fascinante, pois são inúmeras as possibilidades de participação do tecladista em uma música.

Portanto, se você está com vontade de aprender a tocar teclado ou já iniciou os seus estudos, você precisa encontrar a melhor opção para você.

Como esse instrumento possui um preço elevado, a escolha deve ser bem avaliada, pois quanto mais informações você possuir, menor será a chance de comprar o modelo inadequado para a sua situação.

Pensando nisso, preparamos um artigo com todas as informações sobre como escolher o melhor teclado para iniciantes.

Quais características um teclado para iniciantes precisa ter?

Sabemos que existem os mais diversos tipos, modelos e marcas de teclados no mercado, no entanto, aqueles que são as melhores opções para iniciantes possuem algumas características como:

  • Sensibilidade ao toque: quando você pressiona as teclas apenas levemente, o som obedece a quantidade de força colocada;
  • Mínimo de teclas: o ideal é que o teclado tenha, pelo menos, 61 teclas;
  • Entrada de pedal: a melhor opção deve possuir entrada para pedal de sustain.

Melhores teclados para iniciantes

Antes mesmo de você iniciar a suas aulas de música, é preciso encontrar o melhor teclado para iniciantes, para que assim, você possa aproveitar os seus estudos e aprender a tocar o instrumento tranquilamente.

Para te ajudar a decidir, separamos algumas das melhores opções dos melhores teclados para iniciantes:

  • Yamaha PSR-E373: para quem está começando as aulas de música, recomendamos a compra deste conjunto com teclado, suporte para instrumento e para partitura e capa de transporte.

Este modelo da Yamaha contém 61 teclas, 48 notas de polifonia, 26 tipos de harmonias e 622 vozes, sendo que 241 delas são Panel Voices, 20 são drum/SFX kits, 20 são arpeggio e 339 são Xglite voices.

  • Yamaha PSR-E463: o teclado arranjador Yamaha PSR-E463 é um dos melhores modelos para estudantes de música em nível iniciante ou intermediário.

O instrumento possui 61 teclas sensíveis ao toque, 758 timbres, 48 notas de polifonia e 235 estilos de acompanhamento automático.

Outro diferencial é a variedade de conexões disponíveis.

  • Casio CTK-3500: já o teclado Casio CTK-3500 é o modelo que marca presença nessa marca tão renomada.

O instrumento possui 61 teclas, 48 polifonias, 400 tons e 100 ritmos, sendo que 50 deles são ritmos de Dance Music.

Além disso, o teclado também acompanha 60 músicas em seu banco de dados.

Quais os diferenciais do teclado para iniciantes?

O teclado é muito interessante, pois reproduz o som de diversos outros instrumentos musicais, além de batidas e acompanhamentos pré-programados que permitem tocar músicas em diferentes ritmos musicais.

O instrumento possui caixa de som embutida, então não precisa de amplificador. Você também pode colocar o fone de ouvido quando estiver treinando, mas não queira que ninguém ouça você tocando.

Outra vantagem é que o teclado é um instrumento portátil que pode ser levado para a aula de música ou para espaços de apresentações.

Confira outros benefícios desse tipo de teclado:

  • Pode ser utilizado pelo menos durante o primeiro ano de estudos;
  • Reproduz o som de diferentes instrumentos musicais;
  • Podem ser utilizados por crianças, adolescentes e adultos;
  • Modelos de diferentes marcas;
  • É um instrumento portátil;
  • Preço mais acessível.

O teclado para iniciantes, quando escolhido corretamente, possui apenas uma desvantagem que seria o fato de necessitar trocar de instrumento conforme avança nos estudos.

Quais são os tipos de teclados?

Além dos modelos de teclados para iniciantes, eles também possuem variáveis tipos. Existem 5 dos mais comuns que, dependendo da finalidade, podem ser adquiridos por todos os tipos de músicos.

Eles são:

  • Piano digital: possui sonoridade parecida com a do piano acústico. Oferece a possibilidade de unir duas vozes.
  • Teclado controlador: é recomendado para o uso com computador ou aparelho de reprodução. Não possui timbres próprios.
  • Teclado Workstation: oferece pluralidade de timbres e sonoridades.
  • Teclado arranjador: oferece timbres, ritmos e arranjos de outros instrumentos musicais, por isso é considerado um modelo bem versátil.

Apesar de cada um deles possuir as suas funcionalidades, o mais adequado para os iniciantes é o tipo arranjador.

5 Comments

Add yours
  1. 3
    Waldir Pedro Alves

    Sim, muito interessante, mas o bom mesmo pra gente que é leigo seria ver na prática, no lugar, na hora para se ter uma formação de decisão nos trinques. Por exemplo, o vendedor apresenta aqui na hora o exemplo de uso do teclado para o pretenso comprador, dando uma pequena demonstração gravada ao vivo, para incentivar o comprador. A gente não sabe como será adquirir um instrumento assim numa loja onde o vendedor na maioria das vezes nem sabe o que está vendendo pois não tem preparação e/ou entendimento sobre teclado para dar uma boa demonstração e sobretudo ajudar o cliente na decisão da escolha. Sim, o produto é muito bom, todo mundo compra porque gosta e cabe a vocês vendedores prestar todas as informações ao cliente para que êle não caia numa “esparrela”. Muito bom sim, e como tenho a intenção de comprar um teclado musical desses apresentados, vou verificar com o vendedor pois tenho quase certeza de que aqui no DF dificilmente encontrarei o que desejo, inclusive preciso de boas e fieis informações.Além disso já estou fazendo previsão de que a aquisição será ainda efetuada através de pedido ao vendedor em loja daqui e duvido encontrar de “prima” o que desejo. Muito obrigado e desculpe-me pelas observações sinceras que faço. Waldir Pedro Alves …BSBDF2782023

+ Leave a Comment