Teclado Musical
O teclado musical é um instrumento eletrônico que possui mecanismos para reproduzir sons de instrumentos musicais existentes.
Suas melodias e notas são executadas a partir da pressão feita em cada uma das teclas do equipamento, que se assemelham às de um piano.
Entre os instrumentos com melodia produzida pelo teclado, estão:
- Violão;
- Baixo;
- Bateria;
- Guitarra;
- String;
- Piano.
Com formato retangular e número de teclas bastante variável de acordo com os modelos e o fabricante, o teclado musical foi criado nas primeiras décadas do século XX.
Por esse motivo, é considerado um dos instrumentos eletrônicos modernos.
Ao longo do tempo, esse instrumento se tornou imprescindível para a execução de diversos gêneros da música popular no mundo, como o blues, o jazz, o rock e o pop.
Vale ressaltar que o teclado musical pode ser portátil ou não. Além disso, seu timbre é alterado de acordo com a escolha do tecladista no menu.
Quanto mais perto do som original dos instrumentos o teclado for capaz de chegar, maior é o seu valor no mercado.
Como funciona o teclado?
O teclado musical é um instrumento de teclas temperado, no qual são executadas melodias e notas através do toque em seu conjunto de teclas adjacentes pretas e brancas.
No entanto, o som do teclado é gerado por meios eletrônicos, com o objetivo de reproduzir amostras de sons de outros instrumentos que são armazenadas em sua memória.
Por esse motivo, este instrumento é capaz de produzir sons bastante diversificados, como o de um piano, aparatos de percussão, cordas e outros equipamentos da família dos teclados.
Quais são as categorias de Teclado que existem?
Atualmente, é possível encontrar no mercado 5 categorias de teclados musicais, divididas pelos seus tipos de arranjadores, controladores, sintetizadores, piano digital e workstation.
Conheça abaixo mais detalhes sobre os diferentes tipos de teclado:
Arranjador: bastante popular no Brasil, esse tipo de teclado possui som próprio e várias opções de timbre, ritmos e estilos de acompanhamentos musicais como rock, jazz e muitos outros.
Os arranjadores são compostos pela parte rítmica de outros instrumentos como bateria, string, metais, cordas e bateria. De modo geral, eles já possuem programas instalados para facilitar o aprendizado de tecladistas iniciantes.
Por conter tudo em um só instrumento, este tipo de teclado é uma opção de ótimo custo-benefício para amadores e profissionais que desejam fazer shows sozinhos.
Sintetizador: com recursos de edição de timbres (alteração de frequências, modulação, efeitos, etc.), os teclados sintetizadores são capazes de criar novos timbres artificialmente.
Considerado um instrumento eletrônico computadorizado, ele recebe dados codificados por meio de correntes elétricas e de energia mecânica, processa-os e os traduz em som.
Por oferecer variadas possibilidades de criação, uma enorme diversidade de sons sintetizados e controles rápidos, este tipo de teclado costuma ser utilizado por bandas.
Workstation: considerado o tipo de teclado mais completo, possui todas as funções presentes nas outras categorias. Por isso, costumam ser os favoritos de profissionais com carreira estabelecida e donos de estúdios musicais.
Com um teclado workstation, é possível reproduzir uma síntese de sons e sequenciadores para composição e arranjos musicais profissionais.
Além disso, ele pode ser usado para gravar e masterizar músicas completas sem qualquer outro instrumento, apenas utilizando samples e kits pré instalados.
Controlador: teclados com diferentes números de teclas, que na maioria das vezes não possuem timbres. As funções dos botões são definidas pelo próprio usuário e facilmente controladas.
Geralmente, os controladores são menores, sem alto-falante e têm como objetivo controlar outros instrumentos virtualmente instalados em programas de computador.
Para quem deseja uma solução barata e de qualidade para gravações e mixagem de estúdio junto a uma placa de áudio, este tipo de teclado é o ideal.
Piano Digital: desenvolvido para se assemelhar ao máximo com um piano de cauda acústico, reproduzindo seu timbre com fidelidade.
As teclas do piano digital são ligeiramente mais pesadas, simulando a ação dos martelos presentes no piano acústico. Já a estrutura é parecida com a do piano de parede (vertical), podendo variar de acordo com o fabricante.
De modo geral, ele oferece alguns dos recursos presentes nos Arranjadores e Sintetizadores, como: metrônomo, split, dual e transpose.
Os modelos mais encontrados de piano digital no mercado são os de 88 teclas.
Onde comprar teclado musical?
A TeclaCenter Loja de Instrumentos Musicais foi pioneira no Brasil, iniciando suas atividades no comércio online em 2001.
Desde lá, nos tornamos especialistas no atendimento a este segmento, mantendo em nosso portfólio uma ampla gama de produtos, como: teclado musical, teclado yamaha, teclado korg, teclado roland, teclado casio, teclado arranjador, teclado sintetizador, teclado workstation.
Ao comprar teclado musical na TeclaCenter, você conta com uma equipe técnica à sua disposição, além de toda a comodidade que você precisa.
Adquira seu teclado musical na TeclaCenter clicando aqui e aproveite os melhores preços e entrega rápida para todas as regiões do Brasil!
Em caso de dúvidas, nossa central de atendimento possui profissionais especializados prontos para auxiliá-lo sobre teclados musicais. Entre em contato!