Teclado

Teclado Musical

O teclado musical é um instrumento eletrônico que possui mecanismos para reproduzir sons de instrumentos musicais existentes.

Suas melodias e notas são executadas a partir da pressão feita em cada uma das teclas do equipamento, que se assemelham às de um piano.

Entre os instrumentos com melodia produzida pelo teclado, estão:

  • Violão;
  • Baixo;
  • Bateria;
  • Guitarra;
  • String;
  • Piano.

Com formato retangular e número de teclas bastante variável de acordo com os modelos e o fabricante, o teclado musical foi criado nas primeiras décadas do século XX.

Por esse motivo, é considerado um dos instrumentos eletrônicos modernos.

Ao longo do tempo, esse instrumento se tornou imprescindível para a execução de diversos gêneros da música popular no mundo, como o blues, o jazz, o rock e o pop.

Vale ressaltar que o teclado musical pode ser portátil ou não. Além disso, seu timbre é alterado de acordo com a escolha do tecladista no menu.

Quanto mais perto do som original dos instrumentos o teclado for capaz de chegar, maior é o seu valor no mercado.

Como funciona o teclado?

O teclado musical é um instrumento de teclas temperado, no qual são executadas melodias e notas através do toque em seu conjunto de teclas adjacentes pretas e brancas.

No entanto, o som do teclado é gerado por meios eletrônicos, com o objetivo de reproduzir amostras de sons de outros instrumentos que são armazenadas em sua memória.

Por esse motivo, este instrumento é capaz de produzir sons bastante diversificados, como o de um piano, aparatos de percussão, cordas e outros equipamentos da família dos teclados.

Quais são as categorias de Teclado que existem?

Atualmente, é possível encontrar no mercado 5 categorias de teclados musicais, divididas pelos seus tipos de arranjadores, controladores, sintetizadores, piano digital e workstation.

Conheça abaixo mais detalhes sobre os diferentes tipos de teclado:

Arranjador

Bastante popular no Brasil, esse tipo de teclado possui som próprio e várias opções de timbre, ritmos e estilos de acompanhamentos musicais como rock, jazz e muitos outros.

Os arranjadores são compostos pela parte rítmica de outros instrumentos como bateria, string, metais, cordas e bateria. De modo geral, eles já possuem programas instalados para facilitar o aprendizado de tecladistas iniciantes.

Por conter tudo em um só instrumento, este tipo de teclado é uma opção de ótimo custo-benefício para amadores e profissionais que desejam fazer shows sozinhos.

Sintetizador

Com recursos de edição de timbres (alteração de frequências, modulação, efeitos, etc.), os teclados sintetizadores são capazes de criar novos timbres artificialmente.

Considerado um instrumento eletrônico computadorizado, ele recebe dados codificados por meio de correntes elétricas e de energia mecânica, processa-os e os traduz em som.

Por oferecer variadas possibilidades de criação, uma enorme diversidade de sons sintetizados e controles rápidos, este tipo de teclado costuma ser utilizado por bandas.

Workstation

Considerado o tipo de teclado mais completo, possui todas as funções presentes nas outras categorias. Por isso, costumam ser os favoritos de profissionais com carreira estabelecida e donos de estúdios musicais.

Com um teclado workstation, é possível reproduzir uma síntese de sons e sequenciadores para composição e arranjos musicais profissionais.

Além disso, ele pode ser usado para gravar e masterizar músicas completas sem qualquer outro instrumento, apenas utilizando samples e kits pré instalados.

Controlador

Teclados com diferentes números de teclas, que na maioria das vezes não possuem timbres. As funções dos botões são definidas pelo próprio usuário e facilmente controladas.

Geralmente, os controladores são menores, sem alto-falante e têm como objetivo controlar outros instrumentos virtualmente instalados em programas de computador.

Para quem deseja uma solução barata e de qualidade para gravações e mixagem de estúdio junto a uma placa de áudio, este tipo de teclado é o ideal.

Piano Digital 

Desenvolvido para se assemelhar ao máximo com um piano de cauda acústico, reproduzindo seu timbre com fidelidade.

As teclas do piano digital são ligeiramente mais pesadas, simulando a ação dos martelos presentes no piano acústico. Já a estrutura é parecida com a do piano de parede (vertical), podendo variar de acordo com o fabricante.

De modo geral, ele oferece alguns dos recursos presentes nos Arranjadores e Sintetizadores, como: metrônomo, split, dual e transpose.

Os modelos mais encontrados de piano digital no mercado são os de 88 teclas.

Acordeon - Sanfona

O Acordeon ou Sanfona (ambos os nomes estão corretos) é um instrumento composto por um teclado, duas caixas de madeira e um fole, que expande ou comprime o ar e ajuda a produzir o som característico.

Em alguns modelos, a Sanfona (ou Acordeon) possui uma parte voltada para o sopro, que fica conectada ao fole. Os sons produzidos pela expansão ou compressão do ar também podem ser diferentes de acordo com o tipo escolhido.

No entanto, é o teclado que permite dar ritmo e melodia à Sanfona. E sendo assim, trata-se de um instrumento de tecla.

Órgão

Considerado um dos instrumentos mais antigos da história da música ocidental e um dos primeiros de teclas, o Órgão é um equipamento musical no qual o som é produzido pela passagem do ar comprimido através de tubos de metal e madeira.

Sua utilização costuma ser bastante comum em grandes igrejas, o que pode ser explicado pela sua introdução no meio religioso pelo Papa Vitalian, no século VII.

A ideia do Órgão é possibilitar que um único músico tenha uma orquestra nas mãos, já que os sons desse instrumento podem simular o de: tubas, trombones, fagotes, oboés, flautas e muitos outros.

Na versão mais moderna, encontrada aqui na Teclacenter, o Órgão é eletrônico, fato que possibilitou que seu sistema se tornasse muito mais compacto.

Equipamentos adicionais para teclados

Para usar ao máximo seu tipo de teclado musical favorito, você pode precisar de alguns equipamentos adicionais.

Confira alguns dos principais logo abaixo:

Módulo de Timbres

O Módulo de Timbres é um equipamento feito para ser utilizado junto a um teclado, seja ele sintetizador, controlador ou Workstation.

Sua função é ajudar os músicos a converter o som de seus teclados para outros, sem a necessidade de utilizar computadores.

Em alguns casos, inclusive, o Módulo de Timbres é adquirido no lugar de um novo teclado, já que é capaz de simular seus timbres.

No entanto, é importante lembrar que, ao optar por um Módulo de Timbres ao invés de um novo teclado, você conseguirá reproduzir todos os seus timbres, mas não as suas funções e teclas excedentes.

Por conta da grande quantidade de Módulos de Timbre para teclado disponíveis no mercado, a utilização deste equipamento pode variar de acordo com o seu modelo.

Em nosso site, é possível encontrar exemplares como o Módulo Sintetizador Analógico Korg, 2 Box Drumit Five, Roland TD-25 e Dave Smith Tetra

Acessórios

Os acessórios para teclado musical são desenvolvidos para facilitar o uso deste instrumento e aumentar o conforto do músico.

Entre os acessórios para teclado vendidos na Teclacenter, você pode encontrar:

Acesse nossa categoria de acessórios para teclado musical/piano digital e confira outros produtos disponíveis em nossa loja!

Recursos para avaliar ao escolher seu teclado

Antes de escolher seu teclado musical, é importante dar atenção a alguns fatores que podem influenciar diretamente no desempenho do seu instrumento.

Afinal de contas, um bom teclado para um aluno iniciante provavelmente não será a melhor opção para um músico experiente.

Sendo assim, veja alguns pontos importantes para avaliar e conseguir escolher seu teclado musical ideal:

Quantidade de teclas

O número de teclas de um teclado musical pode variar entre 25 a 88. Para quem busca um alcance maior, vale a pena escolher um modelo com mais teclas.

No entanto, se você está procurando um modelo doméstico, o ideal é escolher os modelos com 46, 61 ou 76 teclas, que entregarão uma performance excelente.

É importante lembrar que os modelos com mais teclas são maiores em tamanho. Por isso, se você tem a intenção de transportar o instrumento com frequência, também é preciso levar esse ponto em consideração.

Quantidade de sons

Como já citado, os teclados podem vir acompanhados com softwares de produção musical e opções de modulação e efeito que produzem uma imensa variedade de sons.

Se você procura um teclado apenas para reproduzir o som do piano, não será necessário pagar por um modelo com muitos sons.

Agora, se o objetivo é reproduzir outros instrumentos musicais e sons eletrônicos, o ideal é investir em um instrumento com uma grande quantidade de sons incluídos. 

Os básicos chegam a ter cerca de 100. Já os mais completos podem chegar até 800 sons diferentes.

Funcionalidades

Existem alguns recursos de teclados que são fundamentais para tornar a experiência musical mais completa.

É o caso das Teclas Sensíveis, que são como um tipo de sensor de pressão responsável por permitir que o tecladista determine a intensidade do som através do seu toque e possa gerar sons de diferentes formas.

Também é possível encontrar teclados musicais com funcionalidades como:

  • Dual Voice: recurso que permite misturar dois timbres ou fazer com que um timbre se sobressaia mais que o outro;
  • Octave: botão que possibilita subir ou diminuir uma oitava nas teclas do teclado, ajudando a alcançar sons mais graves ou agudos;
  • Transpose: muito útil para iniciantes, permite subir ou descer o tom da música com facilidade, tocando no mesmo tom de sempre;
  • Metrônomo: recurso que ajuda a se manter no tempo da música e não se perder durante o uso do teclado. Alguns modelos de teclados já vêm com metrônomo.

Capacidade de som

Existem dois principais recursos relacionados à capacidade de som presentes no teclado musical: a polifonia e a multitimbralidade.

A polifonia se refere a quantas notas você pode tocar no teclado de uma só vez. Já a multitimbralidade é a quantidade de sons diferentes que o teclado consegue reproduzir simultaneamente.

Os teclados mais simples costumam tocar a partir de 16 sons de uma vez. Já os mais completos, como os sintetizadores e workstations, chegam a tocar até 128 sons, sendo ótimos para músicos que gostam de produzir e compor melodias.

Onde comprar teclado musical?

A TeclaCenter Loja de Instrumentos Musicais foi pioneira no Brasil, iniciando suas atividades no comércio online em 2001.

Desde lá, nos tornamos especialistas no atendimento a este segmento, mantendo em nosso portfólio uma ampla gama de produtos, como: teclado musical, teclado yamaha, teclado korg, teclado roland, teclado casioteclado moog, teclado arranjador, teclado sintetizador, teclado workstation.

Ao comprar teclado musical na TeclaCenter, você conta com uma equipe técnica à sua disposição, além de toda a comodidade que você precisa.

Além disso, aqui você encontra as melhores marcas: Yamaha, Casio, Korg, Roland, Novation, Alesis e muito mais!

Adquira seu teclado musical na TeclaCenter clicando aqui e aproveite os melhores preços e entrega rápida para todas as regiões do Brasil!

Em caso de dúvidas, nossa central de atendimento possui profissionais especializados prontos para auxiliá-lo sobre teclados musicais. Entre em contato!

R$143.940,00
R$129.546,00 boleto ou PIX
CorWood Veneer Linha / modeloLegend Classic
CorPreto Linha / modeloLegend Classic
R$97.740,00
R$87.966,00 boleto ou PIX
Cornoz vermelha Linha / modeloViscount Legend
CorPreto Linha / modeloLegend
Condição do ProdutoNovo CorDark Oak Linha / modeloDomus
R$59.880,00
R$53.892,00 boleto ou PIX
Cornoz vermelha Linha / modeloViscount Legend
R$55.900,00
R$50.310,00 boleto ou PIX
Ítens InclusosAdaptador AC, Porta-partitura, Manual
O órgão Legend Complete é capaz de recriar perfeitamente o som dos órgãos das rodas tonificadas, oferecendo novamente a "sensação vintage".&nbsp
OFF 21%
R$69.900,00 R$54.990,00
Desconto: R$14.910,00
R$49.491,00 boleto ou PIX
CorPreto Linha / modeloLegend
-Korg Pa5X Arranjador Profissional 76 Teclas ID-84566
OFF 21%
R$54.900,00 R$43.200,00
Desconto: R$11.700,00
R$38.880,00 boleto ou PIX
Ítens InclusosAdaptador AC, Porta-partitura, Manual
R$43.080,00
R$38.772,00 boleto ou PIX
Cornoz vermelha Linha / modeloViscount Legend
CorPreto Linha / modeloLegend
-Korg Pa5X Arranjador Profissional 61 Teclas ID-84565
OFF 8%
R$45.790,00 R$42.100,00
Desconto: R$3.690,00
R$37.890,00 boleto ou PIX
Ítens InclusosAdaptador AC, Porta-partitura, Manual
R$38.610,00
R$34.749,00 boleto ou PIX
Linha / modeloCantorum
Yamaha Genos é a nova referência em som, design e experiência de usuário. Em estúdio ou em palco, o Genos proporciona altos níveis de inspiração e criação musical.-Yamaha genos Completo com Caixa e Suporte ID-4757
OFF 27%
R$49.200,00 R$35.999,00
Desconto: R$13.201,00
R$32.399,10 boleto ou PIX
Condição do ProdutoNovo CorPreto Ítens InclusosPorta-partitura, Cabo AC, Manual Recomendável paraYamaha Genos
R$32.900,00
R$29.610,00 boleto ou PIX
Condição do ProdutoNovo CorPreto Polido Ítens InclusosLivro de Músicas, Cabo AC, Manual
CorPreto Linha / modeloLegend
R$28.900,00
R$26.010,00 boleto ou PIX
Condição do ProdutoUsado Observação do UsadoPerfeito funcionamento e fotos do próprio instrumento
-Ketron SD60 teclado workstation arranjador ID-86889
OFF 15%
R$33.900,00 R$28.900,00
Desconto: R$5.000,00
R$26.010,00 boleto ou PIX
Condição do ProdutoNovo CorPreto
FILTROS
Garantia
Reprodução de audio Mid / Wav / MP3
Transpose
Preço

R$  –  R$

  • R$0
  • R$143940
Marca / Fabricante
Aftertouch
Bluetooth
Capacidade Multitimbral
Conexão USB para Computador
Conexão USB para Pendrive
Dual voice
Entrada para Microfones
Expansive Ritmos
Expansivel Timbres
Leitura de Sampler
Polifonia
Split
Teclas Sensitive
Tela / Display
Gravação Mid / Wav / MP3