Quanto tempo leva para aprender a tocar violão? Descubra agora

Quanto tempo leva para aprender a tocar violão? Descubra agora


Você já se perguntou quanto tempo leva para aprender a tocar violão? Muitas pessoas têm o sonho de se desenvolverem neste instrumento, porém, quando escutam comentários do tempo que gastam para começar a tocar as primeiras notas acabam desanimando.

Outras, por outro lado, subestimam o grau de dificuldade que este instrumento tem e acabam caindo no erro de acreditar que em poucas semanas dominará o violão. Às vezes, muitos confundem o tempo habitual que uma pessoa demora para se desenvolver com o baixo desempenho.

Neste artigo, acabaremos de uma vez por todas com essa dúvida. Mostraremos o que, de fato, deve ser considerado na hora de aprender violão e o tempo médio que as pessoas demoram em cada uma das etapas. Acompanhe!

Quais são os fatores que influenciam no aprendizado?

Inicialmente, é importante que você entenda que existem alguns fatores que podem interferir em seu aprendizado, consequentemente, no tempo que será necessário até você tocar suas primeiras notas em seu violão.

O primeiro passo, de fato, é comprar seu instrumento. Se não fez isso ainda, é necessário escolher um que atenda as suas necessidades de iniciantes, bem como, que o seu preço caiba no seu bolso. Feito isso, é necessário observar os seguintes fatores.

Dom natural

Sabe aquelas pessoas que pegam o instrumento e em poucos meses já estão tocando e impressionando a todos? Sim, isso existe muito e talvez você seja um desses que têm o dom natural para a música. Alguns possuem essa aptidão que não sabemos de onde vem, um impulso interno que faz a pessoa se dedicar sempre um pouco a mais e, além disso, ela tem uma facilidade maior que outras.

Obviamente, essas pessoas dedicarão menos tempo para se desenvolver neste instrumento. Entretanto, isso não significa que as pessoas que não têm dom natural não podem se desenvolver também. O dom natural é apenas uma facilidade, porém, ele não garante que uma pessoa que não se dedicar ou aplicar métodos incorretos vai conseguir tocar bem este instrumento.

Método de estudos

O método de estudos adequado também será um grande fator impactante no tempo gasto para que uma pessoa aprenda a tocar violão. Atualmente, existem centenas de metodologias diferentes. Você precisa selecionar aquela que melhor se adapta às suas necessidades e sua rotina diária de estudos.

Prática diária

A prática diária é um dos elementos determinantes para definir o tempo que uma pessoa gastará para aprender a tocar violão. A grande vantagem disso é que as suas práticas podem ser executadas no seu tempo e de acordo com sua disponibilidade.

Força de vontade

A prática diária só será possível para aquelas pessoas que têm força de vontade. Esse elemento é capaz de fazer uma pessoa passar horas com seu instrumento musical, assistindo aulas e desenvolvendo suas técnicas. Sem esse simples item, mesmo as pessoas com um talento muito grande e portadoras dos melhores métodos do mercado não conseguirão aprender a tocar.

Pessoas que já tocam outro instrumento

Se você já toca algum outro instrumento, principalmente, se for da família das cordas como baixo, viola e outros que também são harmônicos como o piano e, até mesmo, os percussivos, certamente terá mais facilidade em aprender violão e o tempo dedicado no aprendizado do instrumento poderá ser menor.

Entretanto, isso não significa que não será necessário observar os outros elementos que mencionamos, tais como: práticas diárias, força de vontade e métodos de estudo.

Quanto tempo leva para aprender a tocar violão?

Agora, chegamos ao ponto que você estava ansioso para saber. Afinal, quanto tempo leva para aprender a tocar violão? Para responder esta pergunta, dividiremos o assunto em três partes. Continue lendo!

Iniciante

O nível iniciante é aquele em que a pessoa consegue tocar músicas simples com as batidas da mão direita pouco apuradas e sem muitos acordes complexos. Geralmente, é possível chegar a este ponto com uma média de 60 a 120 dias de estudos.

Apesar de algumas pessoas optarem por parar neste nível, não é muito recomendado, tendo em vista que, será consideravelmente mais fácil passar para o intermediário.

Intermediário

Neste tipo de nivelamento, a pessoa já consegue executar músicas mais complexas e montar alguns acordes um pouco mais elaborados, consequentemente, é capaz de gerar uma sonoridade mais agradável e livre das “sujeiras” que, certamente, estarão presentes no nível iniciante.

Uma pessoa que concluiu a fase anterior pode demorar cerca de 180 dias a mais de estudos para alcançar esse nível. Vale lembrar que, estamos tratando de um patamar em que a pessoa já pode ser vista como um músico principiante, executando canções mais elaboradas.

Avançado

Quando se menciona o nível avançado deve se ter muito cuidado. Um músico para ser enquadrado nessa categoria deve dominar totalmente o seu instrumento. Precisa saber montar todos os acordes com facilidade, executar batidas rítmicas mais complexas e dominar as escalas mínimas necessárias para executarem um solo.

Porém, o termo “avançado” pode abrir um leque imenso de possibilidades. Um grande instrumentista que toca há muito tempo e domina muito o seu violão é considerado um músico avançado, porém, outro que está a apenas 5 anos tocando, mas que já consegue tocar qualquer tipo de música ou estilo também pode ser classificado dessa forma.

Assim, o tempo que uma pessoa demora para se tornar um instrumentista avançado pode variar muito, porém, isso costuma acontecer a partir do terceiro ou quarto ano de estudos, desde que, sejam feitos com muita dedicação e força de vontade.

Tenha muita atenção a um detalhe de extrema importância. O fato de descrevermos o tempo médio que as pessoas demoram para se desenvolver no violão não significa que todos demorarão essa quantidade de meses. Existem aquelas pessoas que aprenderão mais rápido e outras que precisarão de mais tempo.

O que não pode acontecer é você ficar 3 meses praticando, acreditar que não conseguirá tocar e, simplesmente, desistir do aprendizado. Nunca esqueça que cada pessoa responde de forma diferente a um método ou instrumento em específico. Portanto, continue seus estudos e tenha sempre em mente o desejo vivo de aprender a tocar violão.

Por fim, é fundamental que você entenda que apenas saber quanto tempo leva para aprender a tocar violão não é suficiente. Quando você tiver dominado o instrumento, será necessário continuar estudando sem parar. Este instrumento exige um aprendizado constante. Somente assim você será capaz de desenvolver uma boa técnica e impressionar todos os que o ouvirem.

Porém, enquanto você ainda não chega nesse nível de desenvolvimento, vamos deixar outra opção de leitura para concluir o seu aprendizado de hoje. Neste artigo, mostraremos algumas músicas fáceis para tocar no violão.

Categorias

1 Comentário

Adicionar

+ Deixe um comentário