Quanto tempo demora para aprender a tocar teclado?


Você já parou para pensar quanto tempo demora para aprender a tocar teclado

É muito comum que pessoas que ainda estão cogitando estudar um instrumento tenham essa pergunta em mente.

Isso porque, nos primeiros dias, o estudante está animado com suas aulas e não vê a hora de começar a tocar, de fato.

Porém, é preciso ter em mente que, assim como qualquer outro estudo, as aulas de como tocar teclado requerem tempo e dedicação, além de demandarem bastante paciência dos alunos.

Portanto, a resposta para essa pergunta é que, geralmente, as pessoas levam de 5 a 6 meses para aprender a tocar teclado.

Mas não se desanime! Todos os passos desse processo serão cruciais para que você se torne um bom músico.

A seguir, vamos te apresentar tudo o que você precisa saber sobre a duração das aulas de teclado e como aprender a tocar teclado sozinho. Acompanhe a leitura!

O erro dos poucos minutos diários

Hoje em dia, muitas pessoas estão sendo influenciadas pelo conselho de que basta alguns minutos por dia para que você aprenda a tocar teclado.

É claro que, se você fizer isso por diversos dias, conseguirá tocar algo.

Porém, você demoraria muito para aprender, além de perder diversos pontos importantes e básicos desse aprendizado que podem te ajudar a tocar músicas mais desafiadoras no futuro.

Uma rotina de estudos mais simples para tocar teclado deve incluir: exercícios para mão direita e esquerda, estudo de escalas, inversão de acordes, estudo de repertório etc.

Para isso, o ideal seria separar, pelo menos, uma hora de estudo todos os dias, e se possível, contar com a ajuda de um professor particular. 

Dessa forma, você irá aprender como tocar teclado seguindo um plano estratégico e indo desde os princípios básicos até as técnicas mais avançadas.

A dedicação é indispensável

Não importa: com ou sem professor particular, você só irá conseguir tocar teclado se for um aluno dedicado diariamente.

Uma hora ou outra o desânimo pode aparecer, e isso é completamente normal! Mas o mais importante é não deixar que ele te vença.

Motive-se vendo vídeos de outros tecladistas, assistindo filmes relacionados à tocar teclado e conferindo histórias de superação de grandes músicos do seu interesse.

Mas, acima de tudo leve dois conselhos para sua vida:

Nunca tente fazer várias coisas ao mesmo tempo e não desista quando surgir alguma dificuldade no meio do caminho.

É possível aprender a tocar teclado sozinho?

Muitas pessoas optam por aprender a tocar teclado por conta própria, e isso é sim algo possível!

Porém, é importante ressaltar que existirá uma maior dificuldade no processo de aprendizado, pois você mesmo deverá se corrigir e escolher os exercícios para praticar.

Para conseguir tocar teclado sozinho, você pode seguir algumas dicas, como por exemplo:

  • Estudar teclado todos os dias;
  • Manter um roteiro de estudos e focar nele;
  • Reservar pelo menos uma hora de estudo diário;
  • Quando encontrar alguma dificuldade, ir em busca da solução (jamais desistir ou tentar pular etapas);
  • Ter muita paciência.

Seguindo todas essas dicas, em torno de 6 meses você poderá aprender a tocar teclado sozinho.

Como escolher um teclado para tocar?

Seja qual for o seu nível musical e objetivos dentro da indústria da música, ter um bom instrumento é sempre a melhor forma de conseguir produzir um som de qualidade.

Se você está com dificuldades para comprar teclado e precisa escolher a melhor opção deste equipamento para você, nós vamos te ajudar!

No mercado musical, existem diversos tipos de teclado, apresentando sons e resultados bastante distintos.

É importante analisar como cada um dos tipos de teclado funciona. Dessa forma, você terá muito mais chances de escolher a opção mais adequada às suas necessidades.

Quer saber como escolher o melhor teclado para tocar? Então continue lendo para descobrir nossas principais dicas!

1. Escolha o número de teclas

Os diversos tipos de teclados também são fabricados em diferentes tamanhos, sendo este um fator crucial para sua escolha.

Em um teclado de tamanho médio (modelo mais comum) de 5 oitavas, a quantidade média é de 61 teclas.

Os teclados com 61 teclas são considerados ideais para a maioria dos tecladistas, que podem explorar uma grande variedade de timbres usando um instrumento mais compacto.

Apesar disso, também existem opções de 49 teclas para quem busca uma praticidade ainda maior.

2. Verifique se há sensibilidade ao toque

A sensibilidade ao toque é uma característica que simula a sensibilidade natural dos pianos acústicos, sendo comum aos instrumentos elétricos e digitais.

Essa tecnologia permite que as notas respondam com mais ou menos intensidade de acordo com a pressão exercida em cada uma delas.

Além disso, a sensibilidade ao toque também permite que o instrumentista, apenas apertando as teclas com mais ou menos força, mescle sons mais baixos com timbres mais intensos e crie dinâmicas de arrepiar o público.

Nesse sentido, sempre dê preferência aos modelos de teclado com essa características se quiser tocar teclado de forma menos amadora.

3. Analise as estradas disponíveis

Aprender como tocar teclado também envolve decorar os diferentes tipos de entradas existentes neste instrumento.

As entradas do teclado oferecem recursos bastante importantes para o músico, como a destinada ao pedal de sustain, que simula a ferramenta presente em pianos acústicos.

Também vale a pena verificar a presença de entradas USB e MIDI, que permitem a gravação de músicas, alterações no timbre do instrumento e integração com dispositivos conectados à internet, como computadores, smartphones e tablets.

4. Escolha seu tipo de teclado

Teclado arranjador, teclado controlador, teclado workstation, teclado sintetizador, controlador e piano digital: são muitas opções para escolher!

Por isso, separe um tempo para ler mais sobre cada uma delas e observar quais as vantagens e desvantagens de cada modelo de teclado.

Esse é um ponto fundamental para quem deseja escolher um teclado de qualidade e com bom custo-benefício.

5. Escolha a marca do seu teclado

Por último, depois de saber tudo o que você precisa para comprar um bom modelo de teclado, chega o momento de pesquisar sobre a marca fabricante.

Afinal de contas, ela está diretamente ligada à qualidade do seu futuro instrumento.

Além das marcas tradicionais já citadas, como Yamaha, Casio e Roland, também é possível encontrar ótimas opções de teclados da Nektar, M-Audio e Behringer.

Mas atenção: tome cuidado para não sofrer prejuízos ao escolher marcas desconhecidas e com produtos com preço muito abaixo do praticado em outras lojas.

Conheça os requisitos básicos para escolher teclado

Ao buscar por um modelo de teclado para iniciante, vale a pena escolher um que tenha, no mínimo, 61 teclas sensíveis ao toque e sonoridade similar à de um piano acústico.

Outros pontos importantes em um teclado para iniciantes é a existência de conexões variadas, entrada para pedal de sustentação (pedal de sustain) e 64 toques de polifonia.

Se estiver em dúvida entre dois ou mais teclados, lembre-se de dar preferência aos instrumentos com uma fabricante confiável, como Yamaha, Casio e Roland.

De modo geral, os preços dos teclados simples das principais marcas do mercado variam de R$700 a R$2.200.

Vale ressaltar: mesmo se você tiver o objetivo de se profissionalizar ao tocar teclado, é totalmente possível começar utilizando um teclado eletrônico durante o primeiro ano de estudos. Apenas não desista!

Aqui na Teclacenter você encontra os melhores modelos de piano para tornar as aulas dos pequenos ainda melhores! 

Acesse nossa loja e confira diversos modelos de teclado como: teclado arranjador, sintetizador, workstation e muito mais!

Conclusão

Aprender a tocar teclado é uma atividade desafiadora, mas que, ao mesmo tempo, oferece experiências fantásticas para os tecladistas.

Seja para tocar teclado de forma profissional ou como um hobbie, é importante que você escolha um bom modelo deste instrumento.

Aqui na Teclacenter, oferecemos opções de teclados fabricados por marcas de qualidade e com excelente preço. 

Acesse nossa loja e conheça os principais modelos disponíveis para você começar o quanto antes a tocar teclado!

Na TeclaCenter você encontra diversos modelos de teclado: teclado arranjador, sintetizador, workstation e muito mais.

+ There are no comments

Add yours