Afinal, o que é Luthier e como ele pode melhorar seu violão ou guitarra?

Afinal, o que é Luthier e como ele pode melhorar seu violão ou guitarra?


O seu instrumento não está mantendo a afinação? Tem algum som estranho ou parece que algo está fora do lugar quando ele é tocado? O timbre não soa como gostaria? Então, você precisa saber o que é luthier e como ele pode ajudar a resolver esses e outros inconvenientes.

Trata-se de um profissional qualificado para solucionar problemas, dos mais simples aos mais desafiadores, em instrumentos de madeira. Grande amigo dos músicos, esse artesão oferece o cuidado que os violões ou guitarras precisam para estejam sempre em sua melhor forma.

Neste post, mostraremos mais sobre o trabalho do luthier e como ele ajuda a aprimorar o seu som. Continue a leitura e confira!

O que é um luthier?

Como vimos, luthier é o profissional que faz a manutenção em instrumentos musicais de madeira. Além disso, ele também trabalha na sua construção e personalização. O processo é todo artesanal, o que evita problemas comuns de violões e guitarras feitos em grande escala.

O nome vem do francês “lutherie”, originado da palavra alaúde, um instrumento de cordas que surgiu na Idade Média. Em português, a arte da construção e restauração executada por esse profissional pode ser chamada de luteria ou luthieria.

Como ele pode ajudar?

O trabalho feito por esse artesão é muito minucioso, por isso, ele pode corrigir diversos problemas do seu violão ou guitarra. Algumas das suas atribuições são:

  • regulagem do braço;
  • correção de problemas com a afinação;
  • troca de peças (trastes, captadores, etc);
  • pintura;
  • construção e personalização;
  • restauração da madeira.

O luthier geralmente trabalha em oficinas, que são equipadas com as ferramentas específicas. Existem poucos cursos técnicos no Brasil, por isso, geralmente os conhecimentos são passados por alguém mais experiente, por cursos livres ou estudos individuais. Assim, é válido buscar referências antes de confiar o seu instrumento aos cuidados de um profissional.

Quando levar o instrumento a um luthier?

Para que o seu instrumento fique sempre com o melhor som, é interessante levá-lo a uma oficina de luthieria uma vez ao ano. No local será feita uma limpeza cuidadosa e a verificação da regulagem. Com isso, você mantém o seu violão ou guitarra em boas condições.

Da mesma forma, o instrumento que acabou de ser comprado deve ser analisado por esse profissional, ainda no prazo de garantia, para verificar se não existe algum defeito de fabricação. Ele também precisa ser regulado para que fique perfeito para o uso.

Quando surge um problema no som, alguma peça precisa ser trocada ou você deseja mudar o calibre das cordas usadas, é essencial que isso seja feito pelo luthier. Tentar resolver problemas em casa pode provocar danos e trazer um prejuízo grande.

Agora que você já sabe o que é luthier, deve ter percebido o quanto o trabalho realizado por ele é importante. Manter o seu instrumento sempre em boas condições é fundamental para garantir a sua durabilidade e para que você sempre consiga o melhor som que ele pode oferecer.

As cordas usadas também fazem uma grande diferença. Saiba qual a melhor corda para violão e como escolher.

Categorias

+ Sem comentários

Adicionar