Como usar o metrônomo?

Como usar o metrônomo?


O metrônomo é um equipamento extremamente importante para qualquer tipo de músico, porém, ele é totalmente indispensável para aqueles que ainda estão apenas começando.

Isso porque ele ajuda no momento de conseguir acompanhar as notas de uma música no tempo correto.

Apesar de ser uma ferramenta muito importante, muitas pessoas, principalmente os iniciantes, ainda possuem dúvidas de como ele funciona.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo completo com tudo o que você precisa saber sobre como usar o metrônomo.

Inicie seus treinos em uma velocidade leve e faça exercícios mais simples

O passo para você aprender a usar o seu metrônomo é começando com um fundamento mais simples.

Para isso, coloque o aparelho em um andamento entre 60 a 80 BPM. Na sequência, execute exercícios simples de Digitação psicotécnica, que são aqueles que fazemos para conseguir independência dos dedos da mão esquerda.

Conforme você for adquirindo mais segurança, passe para outros exercícios mais difíceis.

É muito importante lembrar que você deve percorrer por todo o braço do instrumento, assim como deve passar por todas as cordas.

Diminua o andamento do metrônomo

Para conseguir um bom desempenho, é preciso deixar de lado a busca eterna pela velocidade, que é um fundamento que vem com o tempo e com a capacidade de executar os movimentos.

Com isso em mente, para fazer este exercício você precisará realizar os seguintes passos:

  • Programe o metrônomo num andamento mais brando, como 80 BPM e execute um exercício de sua preferência (pode ser uma escala ou uma tabelinha);
  • Depois de executar, com precisão, o exercício, não aumente a velocidade. Nesta fase você deverá diminuir o ritmo pela metade, deixando o metrônomo em 40 BPM;
  • Depois, repita o exercício de 100 BPM e diminua para 50 BPM.

A finalidade deste exercício é constatar de forma eficaz se você está conseguindo  tocar as notas no tempo correto.

Identifique os pontos complexos da música

Além de nos ajudar a tocar as músicas no ritmo correto, o metrônomo é a ferramenta que identifica as partes difíceis da música.

Afinal de contas, toda canção tem partes mais fáceis e outras mais complexas.

Uma vez que aprendemos a usar o metrônomo, que nunca erra o tempo conseguimos executar músicas no ritmo e também identificar partes mais difíceis.

Isso ocorre porque sem o uso do metrônomo, é natural que os músicos acelerem quando chegam em pontos mais complexos das canções.

+ Sem comentários

Adicionar