7 maiores guitarristas para você se inspirar!


Você sabe quais são os maiores guitarristas que já existiram? O Brasil e outros países presentearam a humanidade com intérpretes que impressionam e encantam os amantes da música.

No universo das guitarras não poderia ser diferente. Existem dezenas de profissionais que conquistaram uma grande expressividade pelo seu talento, dedicação e técnica desenvolvida. Até mesmo quem não é do meio musical se impressiona quando ouve esses grandes nomes executando suas canções.

Neste artigo, mostraremos quem são os 7 maiores guitarristas da atualidade, as principais características que compartilham e como alcançar um alto nível nesse instrumento. Acompanhe!

1. Jimi Hendrix

Jimi Hendrix, nome artístico escolhido por James Marshall, foi um guitarrista norte-americano que viveu entre as décadas de 40 e 70. Ele é considerado, por muitos, o melhor músico que já existiu em todo o mundo.

Além de guitarrista, Hendrix também cantava e tinha uma grande habilidade nessa área. Ainda, é muito reverenciado por pessoas que gostam do estilo de música que surgiu nessa mesma época, chamado de Blues.

Um detalhe interessante e que chama a atenção em Jimi Hendrix é o fato dele ser canhoto e tocar com guitarras stratocaster de modo invertido.

2. Erick Johnson

Erick Johnson nasceu no ano de 1954 e, até hoje, encanta seu público, especialmente por suas melodias, mas, principalmente, pela sonoridade clean e extremamente límpida que ele emite com sua guitarra, quase sempre, uma stratocaster.

Para tanto, ele explora muito uma técnica própria em que executa saltos de cordas muito semelhante a um “roll”. Essa característica proporcionou a Erick Johnson um estilo muito específico, que lhe rendeu estar na lista dos melhores guitarristas do mundo.

3. Kiko Loureiro

O Brasil exportou diversos músicos que figuraram nas listas de melhores do mundo. No universo das guitarras isso não poderia ser diferente. Kiko Loureiro ganhou fama internacional ao participar da banda de power metal, chamada Angra, com um estilo é bem característico e está mais voltado para o trash metal.

Depois de sair da banda, ele lançou vários álbuns solo que vale muito a pena conhecer, como: No Gravity, Universo Inverso, Fullblast, Sounds Of, Open Source e Distopya.

4. Nita Strauss

Nita Strauss é uma jovem americana que começou a tocar com 15 anos e, atualmente, aos 33, é consagrada como uma das melhores guitarristas de todo o mundo. Ainda, é uma grande musicista que representa a força da mulher no universo do Heavy Metal.

Logo no início dos seus estudos, ela foi surpreendida com uma música do Megadeth chamada Trust e, desde então, passou a se dedicar ao instrumento e se especializar nesse estilo musical até se tornar uma referência mundial.

5. Keith Richards

Keith Richards é o atual guitarrista da banda The Rolling Stones e também figura a lista dos maiores nesse instrumento. Inclusive, ele já foi eleito o 4° melhor do mundo, tudo isso, graças ao seu estilo bem característico de solos e acompanhamentos muito conhecidos nas músicas da banda da qual faz parte.

Um grande diferencial pouco explorado desse grande guitarrista é sua habilidade de composição. A maioria das músicas que o vocalista do The Rolling Stones, Mike Jagger, compôs foi em parceria com Richards, entre elas, uma das mais famosas do grupo: Satisfaction.

6. Steve Vai

Steve Vai é outro guitarrista que divide opiniões sobre ser o melhor do mundo. Ele já figurou a posição durante alguns anos e muitos o consideram como o maior guitarrista da história da humanidade.

Apesar de já ter feito parte de algumas bandas de sucesso no início da sua carreira, ele ficou muito conhecido pelos seus álbuns solo de músicas instrumentais de autoria própria. Alguns, inclusive, aliando a sonoridade quente e agressiva do Rock com o suave toque da música erudita, realizando uma combinação encantadora que vale a pena conferir.

7. Mateus Asato

Para finalizar a lista, temos um jovem brasileiro que vem ganhando expressividade no meio musical internacional. Nascido em 1993, com apenas 9 anos começou seus estudos no instrumento.

Aos 16 anos, venceu o concurso nacional de violão, chamado Double Vision, com mais de 500 participantes. Nesse caminho, ele já ganhou prêmios internacionais e é citado como um grande prodígio da música por artistas brasileiros e americanos.

Quais são as características que eles têm em comum?

Existem alguns detalhes que a maioria dos músicos que citamos tem em comum. O primeiro é a persistência. Ninguém é capaz de chegar ao nível de um Mateus Asato ou Jimi Hendrix sem tentar e repetir incansáveis vezes algumas técnicas e exercícios.

Nesse sentido, a prática incessante é o que determinará a qualidade de um músico. Outro ponto que merece destaque é a disciplina. Mas entenda, essas pessoas são comuns, como você que está lendo esse artigo, a grande diferença está no foco e determinação que eles dedicaram aos seus estudos.

Como alcançar em alto nível na guitarra?

A dúvida que fica no ar, portanto, é sobre como alcançar esse altíssimo nível musical e, quem sabe, ser o próximo músico considerado como um dos melhores do mundo. Para tanto, separamos algumas dicas fundamentais:

  • estude incessantemente até chegar a um nível desejado;
  • tenha paciência e saiba que você vai errar muito no desenvolvimento;
  • conte com a ajuda de professores para auxiliar no aprimoramento de sua técnica;
  • tenha instrumentos de qualidade.

Seguindo essas dicas, será possível se desenvolver na guitarra e alcançar altíssimos níveis de qualidade. Mesmo que você não queira ser um profissional da área ou conhecido no mundo inteiro, ainda poderá chegar a um patamar suficiente para executar as suas canções e solos favoritos.

Como vimos, a principal diferença entre os maiores guitarristas e um músico que ainda está iniciando ou é um intermediário é, justamente, o tempo de estudo e experiência. Portanto, se você deseja alcançar um altíssimo nível nesse instrumento, não perca mais tempo e dedique-se ao máximo.

Se o conteúdo foi útil e você gostaria de ler e aprender mais sobre o tema, curta a nossa página no Facebook. Assim, todas as vezes que uma nova postagem for feita, aparecerá em primeira mão em sua timeline.

Categories

1 comment

Add yours

+ Leave a Comment