Tudo o que você precisa saber sobre acessórios para instrumentos musicais

Tudo o que você precisa saber sobre acessórios para instrumentos musicais


Você sabe quais são os principais acessórios para instrumentos musicais? Esse meio exige diversos tipos de ferramentas para o artista e, ademais do próprio dispositivo para tocar, também é necessário possuir de alguns elementos essenciais para compor o seu set.

Além disso, existem aqueles que são indispensáveis, tais como um suporte para teclado, pedais para guitarras, entre outros. São tantos adicionais que muitos músicos, até mesmo os experientes, se perdem neste mar de opções.

Pensando nisso, nós resolvemos escrever este artigo. Nele, mostraremos tudo o que você precisa saber sobre os acessórios para instrumentos musicais. Boa leitura!

Qual a importância dos acessórios para instrumentos musicais?

Tais acessórios são elementos que complementam o próprio equipamento. Em alguns casos, sequer é possível usufruir de um instrumento sem os seus respectivos adicionais.

Por exemplo, um teclado, independentemente do peso e tamanho, necessita de um suporte específico entre os mais variados modelos que estão disponíveis no mercado. Isso significa que há acessórios que correspondem ao mínimo que uma pessoa precisa para poder tocar.

Mesmo que você esteja no processo de aprender um instrumento, ainda será imprescindível dispor de alguns complementos básicos para auxiliar nos seus estudos ou, até mesmo, servir como base para o seu desenvolvimento.

O que deve ficar muito claro na mente de uma pessoa que está iniciando na jornada de estudos é que os acessórios — apesar de terem esse nome e parecerem coadjuvantes — são elementos essenciais e indispensáveis para o estudo e evolução musical.

Ademais, é de importância fundamental que o músico saiba como escolher esses equipamentos para que ele possa extrair todas as possibilidades que existem ali. Discorreremos mais sobre esse ponto em outro tópico deste artigo.

Quais são os principais acessórios para instrumentos musicais?

Assim como existem várias marcas de instrumentos e tipos diferentes, também temos no mercado uma infinidade de acessórios. Alguns são compartilhados entre muitos equipamentos, outros, porém, são mais específicos.

Nesta seção, mostraremos os principais adicionais utilizados pelos dispositivos musicais mais comuns por aí. Acompanhe!

Acessórios para violão

Iniciaremos pelos complementos para o violão. Discorreremos, inicialmente, sobre os mais conhecidos, portanto, temos o encordoamento. Neste caso, nem é possível afirmar que são necessários, mas sim, indispensáveis.

Não há como imaginar um violão sem as suas respectivas cordas. Além disso, temos a correia. Ela é importante seja para aquelas pessoas que tocam esse instrumento de pé, seja para os que preferem ficar sentados. Em qualquer situação, essa peça pode ser útil.

Outro acessório quase obrigatório é o capotraste. Esse item é utilizado pela maioria dos musicistas e proporciona recursos incríveis. O seu objetivo principal é transportar as tonalidades a partir do posicionamento do equipamento entre as casas do violão.

Dessa forma, o artista pode usá-lo para aproveitar o efeito de cordas soltas, que é muito aplicado em alguns estilos musicais bastante específicos.

Outro adicional essencial são os cases e bags. Geralmente, pessoas que não viajam com os seus instrumentos costumam negligenciar a importância desses elementos. No entanto, eles são uma exigência para a proteção contra impactos que eventualmente podem acontecer.

Acessórios para guitarra

A guitarra compartilha alguns complementos com o violão. Por exemplo, nesta situação, também são necessárias as cordas, os cases ou bags e a correia, indispensável para a maior parte dos músicos. Ademais, existem outros que podemos destacar como exclusivos para essa categoria de instrumento.

Um modelo clássico são os pedais de efeito. Esses equipamentos modificam o som natural da guitarra e acrescenta certos recursos. Entre os mais comuns, estão:

  • pedais de drive ou distorção;
  • chorus;
  • reverb;
  • delay;
  • wha wha;
  • volume, entre outros.

Muito profissionais preferem utilizar as pedaleiras em vez de pedais específicos para cada tipo de efeito. Há itens que são de altíssima qualidade e a sua principal vantagem é ter uma gama enorme de opções concentradas em um único elemento, tornando o processo mais prático.

Outro dispositivo bastante empregado pelos intérpretes e essencial para aqueles que não utilizam uma pedaleira é o amplificador ou cubo de guitarra. Sua função é simples: projetar o som do instrumento.

As guitarras emitem uma sonoridade quase imperceptível que qualquer barulho externo é capaz de suprimir. Portanto, para estudar esse equipamento, o músico tem duas opções. Primeiro, adquirir uma pedaleira que tenha entrada para fone de ouvido ou dispor de um bom amplificador próprio.

Dessa maneira, ele poderá extrair toda a qualidade do seu set, facilitando o estudo e o aprendizado. O ideal é que você tenha um amplificador que seja versátil o suficiente para proporcionar os seus momentos de aquisição de conhecimentos e servir como um retorno de palco nas suas apresentações.

O afinador também é um acessório muito comum entre os guitarristas e violonistas. Contudo, para este último grupo, ele é ainda mais importante. Isso porque, os violões mais novos costumam vir com uma peça acoplada na sua captação, o que não acontece com os demais instrumentos.

Algumas pedaleiras já contam com um afinador entre as suas funções, mas se o profissional aposta nos pedais, ele deverá possuir esse outro adicional para compor o seu conjunto. Existem vários modelos e, certamente, o músico encontrará aquele que melhor se adapta às suas necessidades.

Do mesmo modo, atualmente, os smartphones oferecem aplicativos de afinação que funcionam com bastante precisão.

Entretanto, na hora do show, é praticamente impossível usar esses apps, pois eles necessitam do microfone do aparelho para captar o som e, assim, não conseguirá identificar apenas a sonoridade da sua guitarra. Por esse motivo, é interessante adotar um dos diversos tipos de afinadores de instrumentos de cordas em tais ocasiões.

Acessórios para baixo

O baixo usa alguns acessórios semelhantes à guitarra e ao violão. Porém, a distinção fundamental está na categoria dos equipamentos musicais.

Isso significa que uma correia de guitarra, por exemplo, pode não ser interessante para o baixista. Afinal, o contrabaixo é mais pesado e precisa de um suporte que proporcione mais segurança e conforto.

Além disso, as cordas, os afinadores, os cases e bags são completamente diferentes graças ao tamanho e peso do instrumento.

Os amplificadores também devem ser outros para esse tipo de dispositivo, especialmente, devido às fortes e graves sonoridades que ele emite.

Acessórios para teclado

O teclado foge totalmente do estilo de acessório utilizado pelos equipamentos da família de cordas mencionados antes. Isso porque ele pertence à classe das teclas e não proporciona tanta mobilidade como o baixo, a guitarra e o violão.

Por um lado, esse instrumento demanda menos adicionais, só que os que já estão incluídos são considerados indispensáveis para músicos com qualquer experiência, seja ele um iniciante ou um profissional.

O primeiro e mais comum deles é a estante, mesa ou suporte. Cada região do Brasil costuma chamar esse item de uma forma diferente. Independentemente do nome, a função dele é, basicamente, suportar o peso do teclado e colocá-lo em uma posição ergonômica para quem o toca.

Existem alguns modelos muito interessantes, mas o mais tradicional é o que forma um “X” na parte superior onde o dispositivo musical é apoiado, enquanto a parte de baixo serve como sustentação.

Você precisa ter muita atenção em relação ao peso que esse complemento é capaz de aguentar. No mercado de usados e, até mesmo, de equipamentos novos, ainda existe produtos bastante pesados.

Não é raro encontrar vídeos que viralizaram na internet de tecladistas em momentos de extrema perplexidade ao verem o seu instrumento ir de encontro ao chão, justamente por utilizarem um suporte inadequado.

Ademais do vexame de protagonizar a cena, quedas dessa espécie podem ser fatais para o seu dispositivo. Portanto, sempre observe com muito cuidado essa questão do peso sustentado.

O teclado também necessita de um bom case ou bag, especialmente, que seja capaz de proteger o material da poeira que pode danificar os seus sistemas. Em alguns casos, pode ser proveitoso adquirir um amplificador, sendo que a maioria dos equipamentos tem saídas de som ou a possibilidade de inserir um fone de ouvido.

Esse conjunto, assim como a guitarra, o baixo, o violão e tantos outros instrumentos, sempre precisará de cabos para serem conectados a amplificadores ou sistemas de som.

Acessórios para bateria e percussão

Se o teclado possui complementos diferentes dos dispositivos de cordas, a percussão, então, é totalmente distinta. Apesar de ela compartilhar da necessidade de dispor de cases ou bags, a maior parte dos equipamentos é muito específica.

Assim como os violões precisam das cordas, a bateria e a percussão devem ter as suas respectivas peles. Esses elementos são fixados no topo do instrumento e recebe os impactos para gerar o som desejado.

Esses músicos também carecem de baquetas. No caso da percussão em si, muitos desses itens são tocados com as mãos, enquanto existem certos modelos que utilizam uma vareta.

Outro acessório indispensável é a chave de afinação. A bateria possui uma chave universal, capaz de apertar ou afrouxar as peles até elas alcançarem o ponto correto. Algumas peças de percussão carecem de ferramentas mais robustas, como as congas ou bongôs.

É igualmente importante usar o abafador. Há diversas opções no mercado e quem mais o manuseia são os bateristas, na inserção dentro dos bumbos.

Ainda nos referindo à bateria, se analisarmos um pouco mais a fundo, vamos nos deparar com muitos outros adicionais. Todos os suportes, pratos, garras e demais equipamentos são considerados acessórios por muitos profissionais.

Como escolher esses acessórios?

Uma dúvida que fica na mente da maioria das pessoas é como escolher tais componentes. Afinal, são tantas opções que fica complicado para o músico selecionar. Portanto, o primeiro aspecto que você deve avaliar são os itens essenciais.

É preciso verificar quais são aqueles que o instrumento ficaria impossibilitado de ser tocado se não forem adquiridos. Em seguida, você deve considerar as suas necessidades.

Se você se interessa pelo violão, em um primeiro momento, pode não ser tão indispensável ter um case, dessa forma, uma bag pode atender bem.

Outro exemplo: um guitarrista que tenha pedaleira pode ficar um tempo utilizando apenas o seu equipamento com um bom fone de ouvido para estudar.

Enfim, o mais importante é levar em consideração a sua demanda e ter muita atenção com a qualidade dos materiais.

Por que priorizar itens de qualidade?

Mais significativo que comprar todos os acessórios para dispositivos musicais de uma só vez é priorizar pela sua qualidade. Nesse caso, o velho ditado que diz “o barato sai caro” deve ser tomado como verdade.

Além disso, como a maioria desses equipamentos são duráveis, vale a pena investir um pouco mais em um item de categoria superior para garantir que você tenha todo o benefício possível, sem prejuízos futuros.

Onde comprar acessórios para instrumentos musicais?

Por fim, é necessário saber onde encontrar esses complementos para instrumentos. Para isso, é indispensável procurar por lojas especializadas no fornecimento desses produtos.

Esse pode ser um grande desafio, pois nem sempre é fácil achar essa categoria de estabelecimento em todos os estados e cidades do Brasil. Municípios com poucos habitantes podem não dispor desse comércio ou mesmo fornecer equipamentos de baixa qualidade que não atenderão as suas demandas.

No entanto, o avanço da tecnologia eliminou totalmente as barreiras que existem entre os músicos e os melhores dispositivos e acessórios que foram lançados. Os e-commerce de instrumentos ganharam ampla expressividade no país, ademais de sua conveniência notável.

Sendo assim, ainda que você esteja em um local afastado, é possível estabelecer conexão com o site de uma loja disponível nesse formato e escolher os melhores itens do mercado para serem utilizados em seu set.

Apesar disso, é preciso também ter certos cuidados, pois nem todo e-commerce é confiável. Portanto, escolha empresas consolidadas e que atuam nesse ramo há muitos anos, porque assim, elas terão criado uma grande rede de clientes satisfeitos pelos quatro cantos do Brasil.

Agora que você conhece os acessórios para instrumentos musicais mais comuns e os melhores locais para encontrar esses elementos, não perca mais tempo, faça a sua lista e programe a compra daqueles que melhor se adequem a suas necessidades.

Se você quiser saber mais sobre como ter acesso a esse tipo de equipamento, confira o nosso site e veja os nossos principais produtos.

Categorias

+ Sem comentários

Adicionar