Saiba o que avaliar ao escolher instrumentos musicais usados

Saiba o que avaliar ao escolher instrumentos musicais usados


Instrumentos musicais usados se apresentam como uma excelente alternativa para quem deseja ter um bom equipamento sem gastar muito por isso ou, ainda, para pessoas que iniciam seus estudos e precisam de um instrumento de qualidade que não seja tão caro.

Entretanto, esse tipo de compra pode esconder algumas armadilhas que prejudicam muito o aprendizado ou a utilização do equipamento. Portanto, é fundamental que você avalie alguns aspectos antes de bater o martelo e efetuar uma compra. Pensando na importância do assunto, resolvemos escrever este artigo. Nele, mostraremos os principais pontos que você precisa avaliar na hora de comprar instrumentos musicais usados. Acompanhe!

Tenha cuidado com armadilhas na hora da venda

Infelizmente, existem indivíduos que publicam anúncios de venda de instrumentos musicais usados na internet com o único objetivo de fraudar pessoas de bem. Sabemos da existência dos mais variados tipos de armadilha que uma pessoa pode cair.

Uma delas, por exemplo, é a compra de um produto inexistente. O consumidor faz o pagamento por um bem que não existe — ou, até mesmo pode existir, mas não será enviado — e o vendedor fica com o dinheiro e nunca mais volta a falar com o comprador lesado. Ainda, existe aquele tipo de fraude na qual a pessoa omite informações importantes sobre o equipamento e, quando ele chega, o comprador verifica que recebeu um produto com avarias ou problemas que não podem ser reparados.

Essas armadilhas podem ser evitadas tomando certos cuidados. Primeiro, evite comprar em sites que não são especializados. Segundo, mesmo que o anúncio apareça em um portal de vendas de produtos diversos, não faça a compra sem ver o instrumento presencialmente.

Observe defeitos que não podem ser reparados

Outro ponto importante é o cuidado com defeitos que são difíceis ou não podem ser reparados. Existem casos nos quais a avaria não prejudica em nada a sonoridade do equipamento, entretanto, é preciso ter alguns cuidados que mencionaremos neste tópico.

Primeiro, você precisa saber a origem do defeito, mesmo que não pareça algo tão grave, como pequenos amassados ou arranhões. Isso porque, dependendo do caso, é possível que o instrumento venha a perder sua capacidade com o passar do tempo devido ao acontecimento.

Vamos explicar melhor com um exemplo. Imagine que você viu o violão dos seus sonhos por um preço bom, anunciado por um músico de sua cidade em suas redes sociais. Ao solicitar a vistoria do equipamento, você percebe que existe um pequeno amassado na parte inferior do corpo, bem próximo à parte colada entre a lateral e o tampo.

Aparentemente, você toca no instrumento e não nota nenhum tipo de problema e faz a aquisição. Contudo, o que você não sabe é que esse mesmo violão sofreu uma queda brutal que deu origem à pequena avaria que não chamou a sua atenção momentaneamente. Com o passar do tempo, à medida que você utiliza o seu violão, troca as cordas, faz a higienização, é possível que o pequeno amassado gere um fácil descolamento do tampo, por um simples impacto do dia a dia, por exemplo, ao tirar ele do case.

Isso é apenas um exemplo de um problema que parecia pequeno e pode vir a causar muita dor de cabeça no futuro. Nesse caso, o vendedor nem sequer sabia que isso poderia ocorrer, porém, você precisa ter esse cuidado antes de adquirir seu instrumento usado. Outro ponto que merece atenção são os defeitos impossíveis de serem reparados. Existem pessoas que adquirem instrumentos com certos problemas, acreditando que é possível consertar e aproveitar o máximo de qualidade que o equipamento pode gerar.

Isso pode acontecer em alguns casos, entretanto, você precisa ter muita atenção quanto ao montante que será gasto para fazer o reparo e as chances que o instrumento tem de, realmente, atender a todas as suas expectativas.

Analise se o produto ainda tem garantias

Outro ponto muito importante a ser analisado é a verificação das garantias do produto. Mesmo os instrumentos musicais usados podem ter certo grau de garantia. O primeiro caso pode ocorrer quando o equipamento, mesmo que seja de segunda mão, ainda esteja na garantia do próprio fornecedor.

Geralmente, esse período é de 12 meses. Portanto, se você comprar um instrumento musical que tenha até esse tempo de uso, é provável que ainda goze um pouco da garantia da própria fornecedora do mesmo. Também, existe a possibilidade de obter garantia fornecida por uma empresa especializada no comércio desse tipo de equipamento. Mesmo que se trate de um produto antigo, a loja pode fornecer um período de garantia em alguns casos.

Verifique se o instrumento é original

Por incrível que pareça, existem instrumentos musicais passíveis de falsificação. Isso acontece com muita frequência com violões, guitarras, baixos ou outros equipamentos que podem ser produzidos mais facilmente. Teclados são mais complicados, pois têm muitas características da própria marca e dificilmente alguém tentaria copiar todas elas. Entretanto, alguns instrumentos de corda, como os que mencionamos, já são mais fáceis.

O grande problema é que a identificação de uma falsificação pode ser bastante complicada para uma pessoa que está no início e não conhece muito bem as principais características das marcas de instrumentos comercializadas no Brasil.

Portanto, se esse é o seu caso, sempre esteja acompanhado de um profissional, pode ser o seu professor, por exemplo. Ele terá mais sensibilidade para identificar possíveis falsificações. Outro ponto a ser observado é o preço. Apesar de o mercado de música brasileiro ser muito amplo, os instrumentos musicais e outros equipamentos e acessórios têm valores muito altos, especialmente os importados.

Isso pode ser ruim por um lado, mas favorável se analisar sob outra ótica. Por exemplo, imagine que você encontrou uma guitarra da marca Fender por R$800. Entretanto, ao pesquisar brevemente na internet, você viu que existem diversos anúncios desse mesmo modelo, usado e com um preço médio de R$10.000. Ou seja, é um bom motivo para você desconfiar.

Execute a comparação de preços do mesmo equipamento

Sobre o preço dos equipamentos resolvemos dedicar um tópico exclusivo. Como mencionamos, é possível consultar o preço para verificar se existe algum tipo de falsificação em alguns instrumentos.

No entanto, essa não é a única função dessa pesquisa. Você pode utilizar essa comparação para verificar se o preço solicitado pelo vendedor é justo ou para encontrar possíveis fraudes, especialmente em compras pela internet. Preços muito abaixo do normal podem esconder armadilhas prejudiciais, como já mencionamos em outro tópico. Portanto, fique atento a isso.

Antes de continuar, é importante ter em mente que comprar instrumentos musicais pela internet é algo totalmente seguro. Entretanto, para que isso ocorra de forma satisfatória, é crucial que você conte com o auxílio de uma empresa especializada no assunto. Discorreremos mais sobre isso no próximo tópico. Continue lendo!

Compre com uma loja conhecida e especializada

Por fim, é muito importante que você efetue a sua compra em uma loja especializada na venda de instrumentos musicais, como a Teclacenter. Isso facilita muito o processo de análise, tendo em vista que uma empresa desse segmento, geralmente, verifica todos esses pontos antes de colocar o produto à venda.

Mesmo que o instrumento tenha algum tipo de avaria pequena e que não impossibilite o seu perfeito funcionamento, você terá a garantia de que esse e outros fatos serão informados antes da compra. Isso não significa que você deve fechar os olhos para anúncios de pessoas físicas, entretanto, vale a pena ressaltar que uma loja especializada oferecerá alguns benefícios que não são percebidos nas compras com outros músicos, os quais mencionaremos nos próximos tópicos.

Experiência de mercado

Um dos diferenciais em adquirir o seu instrumento usado em uma loja especializada é a experiência de mercado que essas empresas têm. A Teclacenter, por exemplo, tem toda a expertise adquirida nos anos que atua nesse seguimento e conhece bem as necessidades dos clientes e o tipo de produtos que eles precisam.

Com isso, é mais fácil que uma loja como essa tenha o instrumento musical usado que você tanto procura, evitando o erro que muitas pessoas acabam por cometer que é comprar um equipamento e depois se arrepender pelo fato de não ser aquilo que esperavam. Ao contar com uma loja que tem experiência de mercado, você terá um gama de opções extremamente grande, o que possibilita a análise detalhada de cada um dos produtos, suas vantagens e desvantagens.

Além disso, como o acesso à informação nos dias de hoje está tão facilitado, fica ainda mais simples verificar o tipo de instrumento musical ideal para suas necessidades. Algumas lojas, inclusive, dispõem de canais no YouTube para apresentar seus instrumentos ao público. Por esses e outros motivos, está cada vez mais seguro adquirir produtos na internet, desde que seja com uma loja especializada.

Garantia de produtos de procedência

Outro ponto que merece destaque é o fato de os produtos serem de procedência confiável. Uma empresa especializada na venda de instrumentos dificilmente cometerá algum erro simples, que fizesse ela adquirir um equipamento com avarias que impossibilitassem o reparo ou o uso. Portanto, comprar instrumentos musicais usados com essas empresas evita que você seja enganado por pessoas que querem se desfazer de algum equipamento por motivo de defeitos ou problemas crônicos.

Possibilidade de compra no cartão de crédito

Ao adquirir o seu instrumento com uma empresa especializada, mesmo sendo usado, você tem a oportunidade de efetuar a transação com um cartão de crédito, podendo parcelar a sua compra. Afinal, como ela já faz a comercialização e recebe esse tipo de pagamento, também pode aplicar a mesma política às compras de instrumentos usados.

Você pode aproveitar algumas promoções que essas lojas realizam, por exemplo, parcelamento no cartão de crédito sem juros, desconto no pagamento à vista, fretes grátis, entre outras. Além disso, como no meio musical é mais difícil ter acesso a cartões e algumas operações de crédito, existe a possibilidade de realizar a sua compra por meio de uma transação de consórcio.

A Teclacenter oferece essa solução para seus clientes e ela pode ser a maior oportunidade para que você possa adquirir aquele instrumento que sempre sonhou, mas nunca pôde comprar por não ter um cartão de crédito com limite suficiente, tão pouco o valor total à vista.

Segurança durante o processo de compra

Algumas pessoas têm certo receio de fornecer dados pessoais e de seus cartões de crédito pela internet. Entretanto, as lojas especializadas no e-commerce adotam todas as medidas de segurança para garantir que suas informações não sejam vazadas ou utilizadas de forma criminosa por pessoas mal-intencionadas.

Avaliação do seu instrumento para troca

Outra vantagem que também se torna um grande diferencial para as empresas que comercializam instrumentos musicais é a possibilidade de trocar o seu equipamento por outro, usado ou novo, dependendo do caso. Com isso, é possível adquirir um instrumento de nível superior e colocar o seu atual como parte do pagamento. Em algumas lojas, inclusive, todo o processo de avaliação é feito de forma online e sempre considera o preço e as condições de mercado exclusivas para o seu equipamento.

Embalagem e envio seguros

Por fim, o seu produto será embalado com o máximo de cuidado, considerando o tempo pelo qual ficará em trânsito, garantindo que ele chegue até você em perfeito estado, da mesma forma que foi informada no site da empresa antes de fazer a aquisição.

Um dos principais medos de quem compra produtos como instrumentos musicais e alguns acessórios eletrônicos é de que eles cheguem com avarias até a sua casa. Todavia, se a aquisição for feita com uma empresa especializada, você pode ficar tranquilo com relação a isso. Afinal, ela sabe como deve embalar o seu produto para que não ocorra nenhum problema com o transporte.

Por fim, podemos concluir que comprar instrumentos musicais usados não é nada difícil e é perfeitamente possível executar esse procedimento com segurança e sem dores de cabeça posteriores, como defeitos no equipamento adquirido. Entretanto, para isso, é fundamental contar com uma loja especializada.

Agora que já sabe melhor como esse processo funciona, convidamos você a entrar em contato conosco e conferir o nosso estoque.

Categorias

+ Sem comentários

Adicionar