Como tocar pestana? Confira as melhores dicas para aprender!

Como tocar pestana? Confira as melhores dicas para aprender!


Uma das grandes dificuldades que se enfrenta ao começar a aprender mais sobre o violão — ou outros instrumentos de corda — é como tocar pestana. No início é difícil conseguir fazer a pressão certa nas cordas e montar o acorde no tempo da música, sem falar na dor causada pelos shapes.

A boa notícia é que isso passa! Como tudo no aprendizado da música, com o tempo, tanto o seu cérebro quanto seus dedos e músculos da mão se acostumam com os movimentos, e os acordes começam a fluir com naturalidade.

Se você ainda tem dificuldade em fazer as pestanas no seu instrumento de cordas, confira as dicas e informações deste post, pois elas podem ajudar muito a sua evolução.

Qual o efeito da pestana nos acordes

A pestana consiste em pressionar duas ou mais cordas do instrumento com o mesmo dedo. Apesar de poder aparecer também em riffs e solos, ela é mais comum nos acordes, principalmente no violão.

Ela não existe apenas para dificultar a vida dos iniciantes. A pestana é importante, porque oferece a possibilidade de tocar várias cordas ao mesmo tempo. Assim, se não fosse por ela, alguns acordes não poderiam ser feitos.

Outra vantagem é que os shapes com pestana podem ser ajustados a qualquer lugar do braço do instrumento. Acredite, isso permite mais agilidade nas trocas e facilidade ao tocar.

Como fazer a pestana

O shape da pestana depende do acorde que você deseja tocar, e nem sempre ela precisa ir até a sexta corda. Assim, você deve posicionar o dedo, que geralmente é o indicador, nas cordas a serem pressionadas, e montar o restante do acorde com os demais.

Dicas para tocar pestanas

Não desista de tocar pestana, ela é importante para o seu aprendizado. Veja algumas dicas para fazer isso com mais facilidade.

Atenção para a postura

É comum se curvar demais ao fazer algo difícil, mas isso pode dificultar a sua execução. Também é frequente nessa fase torcer o punho, o que desloca o polegar da posição mais adequada. Para evitar dores, e não dificultar ainda mais a pestana, é importante prestar atenção na postura.

Uso adequado dos dedos

Preste atenção no alinhamento dos dedos, se estão bem posicionados nas cordas. Além disso, seu polegar pode ajudar, pressione ele contra o braço do instrumento para formar uma espécie de pinça.

Pressão certa nas cordas

Procure manter a pressão em todas as cordas. E lembre-se de que a pestana não precisa de força, isso pode causar mais dor e até atrapalhar o resultado. Assim, para conferir se a pestana está certa, confira cada uma das cordas e ajuste seus dedos até que todas estejam com o som limpo.

Exercícios para os dedos

Os exercícios são importantes durante todo o aprendizado de música. No caso das pestanas, eles podem ajudar a fortalecer os dedos e dar mais agilidade. Você pode intercalar acordes com e sem pestanas, ou escolher músicas em que elas apareçam. É válido incorporar gradativamente esses acordes ao seu repertório, para que suas mãos se acostumem com eles.

Como você pôde perceber, esse tipo de acorde fará parte da sua vida de músico, então, é importante não desistir. Com o tempo, se você seguir as dicas de como tocar pestana, vai perceber que terá mais facilidade com ela, até que fique natural. Trata-se de um passo importante para tocar as suas músicas favoritas!

É muito empolgante tocar coisas novas. Por isso, para você que quer evoluir no instrumento e se divertir bastante, separamos 10 músicas fáceis de tocar no violão. Você vai adorar a lista.

Categorias

+ Sem comentários

Adicionar