Quer aprender ukulele? Descubra tudo neste guia completo!

Quer aprender ukulele? Descubra tudo neste guia completo!


Saber como aprender ukulele pode ser um grande desafio para aqueles que desejam se desenvolver nesse instrumento. Afinal, existe uma infinidade de conteúdos e videoaulas com diferentes métodos e informações disponíveis na internet.

Além disso, é difícil encontrar uma escola de música ou professor particular como ocorre com os cursos de violão ou teclado, por exemplo. Nesse sentido, o interessado no instrumento é obrigado a consumir esse tipo de conteúdo se quiser aprender.

Pensando nisso, nós resolvemos escrever este artigo. Nele, você descobrirá o que é necessário para dar os primeiros passos no seu aprendizado com o ukulele. Acompanhe!

Quais são os benefícios de tocar ukulele?

Aprender ukulele pode proporcionar diversos benefícios. O primeiro é o preço, você perceberá que esse tipo de instrumento é barato, se comparado a outros que podem ter valores próximos a veículos populares, como algumas guitarras, violões e, principalmente, teclados.

Além disso, o ukulele é um instrumento relativamente fácil de aprender. Diferentemente de outros instrumentos, não é necessário dedicar anos de estudos durante horas por dia para conseguir extrair um som bacana do pequeno equipamento. Outro ponto interessante a ser destacado é o tamanho.

Ele cabe tranquilamente em uma mala, mochila e pode ser transportado até mesmo nas suas mãos, tendo em vista que também é muito leve. Por outro lado, existe um benefício muito interessante e esquecido por várias pessoas e podemos definir essa vantagem com uma única palavra: social.

A pessoa que toca ukulele sempre terá destaque em uma rodinha de amigos, se souber cantar alguma coisa vai se destacar ainda mais. Imagine você retirando seu instrumento da mochila, sentando à beira de uma fogueira ou mesa e tocando diversas músicas para seus amigos ou familiares. Certamente, proporcionará momentos de distração inesquecíveis e você sempre será lembrado em convites para festas e eventos.

Como aprender ukulele?

Agora que você entendeu um pouco mais sobre os benefícios do ukulele, passaremos para a parte prática, ou seja, o que deve ser feito para começar os seus estudos. Continue lendo!

Estudar sozinho

O estudo da música sozinho, especialmente, se você já conhece e toca outro instrumento, pode ser uma alternativa interessante. A desvantagem de fazer isso é que pode demorar um pouco mais de tempo para se desenvolver, além disso, é possível que você perca um pouco de teoria essencial para executar certos tipos de canções.

Canais de música

Uma excelente opção são os canais de música espalhados na internet. Muitos deles fornecem aulas gratuitas desse instrumento, outros, no entanto, vendem seus cursos completos que, geralmente, são mais robustos e oferecem mais aprendizado no ukulele.

A principal vantagem desses canais é que você pode estudar em qualquer lugar e no seu tempo livre, sem que seja necessário ir até um estabelecimento ou escola. A desvantagem, portanto, está no fato de essas aulas serem gerais e nada personalizadas para o aluno.

Professor particular e escolas de música

O professor particular e as escolas de músicas, sem dúvidas, seriam as opções mais interessantes. Nesse caso, pode ocorrer um nível de personalização mais interessante, possibilitando ao aluno um aprendizado específico e adequado ao seu perfil.

No entanto, professores particulares e escolas de músicas não são tão comuns como as que existem para o aprendizado de outros instrumentos e isso, sem dúvidas, é uma desvantagem desse tipo de processo. Uma alternativa para superar esse problema é procurar algum conhecido que já sabe como tocar ukulele e possa passar seus conhecimentos para você.

Quais fatores devem ser analisados na hora de escolher o ukulele?

Agora, discorreremos sobre os pontos que precisam ser avaliados antes de escolher o seu ukulele. Neste tópico, mostraremos os principais tamanhos e modelos, as diferenças que existem entre eles e o preço médio praticado em cada um dos tipos. Confira!

Tipos e tamanhos

Os tamanhos ou tipos de ukulele mais comuns que existem são soprano, concert e tenor. Esses três modelos têm a mesma afinação e são tocados da mesma forma. Nesse sentido, se você comprar um soprano, por exemplo, conseguirá executar as mesmas canções no tenor ou no concert.

Portanto, a pergunta que fica no ar é a seguinte: se todos têm a mesma afinação por que existem modelos diferentes? A resposta pode ser encontrada, principalmente, no timbre e nas diferenças que existem na forma de executar as notas, mesmo que sejam com a mesma formação.

Vamos começar pela sonoridade ou timbre. Um ukulele que tem o corpo maior tem um som mais encorpado, quente e que ressoa com mais intensidade. Os sopranos, por exemplo, não carregam essas características por serem instrumentos menores. Os maiores também têm a capacidade de produção sonora com mais volume.

Entretanto, não se deixe enganar por isso. O fato de um ukulele menor não ter essas características não faz dele um instrumento de baixa qualidade. Como são menores, a sonoridade emitida é mais leve e brilhante. Sendo assim, o fato de ser grande ou pequeno é uma questão de escolha do tipo de som que mais agrada o seu ouvido e os seus objetivos com o instrumento.

Afinal, se você pretende levar ele em viagens, dentro de malas ou mochilas, o soprano ou outros com corpo menor podem ser excelentes alternativas. Além da questão da sonoridade, o tamanho do ukulele também altera um conceito que é denominado pelos amantes do instrumento de “tocabilidade”.

Assim como o violão e a guitarra, o ukulele tem trastes, que são filetes de metal finos que fazem as marcações das casas no braço do instrumento. A corda selecionada na respectiva casa proporciona uma nota diferente, o conjunto delas formam os acordes e, por fim, a música.

Nesse sentido, quanto menor for o seu ukulele mais curtas serão essas casas. Logo, para pessoas que têm dedos mais grossos, isso pode vir a ser um problema. Por outro lado, quando esses trastes estão mais distantes um dos outros, você ganha mais agilidade e espaço de manobra para executar solos e trocas rápidas de acordes.

Assim, um ukulele que tenha o tamanho de concert ou tenor acaba por ser mais fácil de ser tocado graças a esse espaço maior entre os trastes. O soprano não carrega essa característica, portanto, pode dificultar um pouco para os iniciantes, especialmente quem nunca teve nenhum contato com instrumentos musicais.

Preços

O outro ponto que precisa ser observado é o preço. Muitas pessoas acreditam que existe uma regra que se aplica a todos os tipos de instrumentos musicais que diz: compre o melhor equipamento que o seu dinheiro permitir.

Quanto a isso é preciso ter muito cuidado. Apesar de o ukulele ser um instrumento que pode ser utilizado em algumas bandas e apresentações ao vivo e profissionais, a maioria das pessoas que compram esse tipo de equipamento o faz para desenvolver um hobbie, portanto, não coloque essa questão da aquisição de um instrumento de qualidade excepcional como um objetivo, a menos que você seja ou queira ser um profissional no ukulele.

Por outro lado, não queremos que você acredite que pode adquirir qualquer instrumento em lojas que sequer são especializadas e que deveriam ser chamados de brinquedos e não ukulele. O que deve ser buscado é um meio termo, uma alternativa que não faça você gastar muito dinheiro nesse primeiro momento, mas que seja bom o suficiente para aprender e começar a se apresentar em algumas ocasiões especiais.

Essa tarefa pode ser realmente muito complicada, entretanto, se você fizer a aquisição em uma loja especializada, certamente, terá acesso a diversos modelos com preços diferenciados, evitando comprar um instrumento muito ruim. Além do preço, existem outros fatores que você deve avaliar, os quais discorreremos nos próximos tópicos.

Como comprar o seu primeiro ukulele?

Agora que você já entendeu os benefícios de tocar ukulele, os tipos que existem e as suas principais características, vamos passar para a parte que gera mais dúvida na mente das pessoas, a compra do instrumento. Para tanto, vamos dividir o processo em alguns passos simples que você deve seguir. Acompanhe!

Defina o tipo ideal

O primeiro passo é definir o tipo de ukulele ideal. Para tanto, você deve, inicialmente, saber quais são os seus objetivos com o instrumento. Se ele vai ser adquirido para passar a maior parte do tempo em casa, pode ser mais interessante apostar em um modelo maior, graças à facilidade que pode haver no aprendizado.

Por outro lado, se pretende viajar, levar o instrumento para festas e eventos, os modelos menores são mais interessantes. Além disso, é importante mencionar que existem diferenças consideráveis na sonoridade de cada um deles.

Portanto, vale a pena buscar vídeos na internet sobre cada um dos modelos para entender melhor o timbre emitido ou procurar com algum amigo que já tenha o instrumento. Não há nada mais desmotivador que comprar um tipo de ukulele e descobrir que o seu timbre não agrada aos seus ouvidos. Por isso, é importante ter atenção a isso.

Também, existem algumas características físicas que você deve ter atenção. Se suas mãos e dedos são mais grossos será mais complicado aprender a tocar em um ukulele do tipo soprano. Nesse caso, vale a pena apostar em um concert ou tenor.

Conheça as marcas mais populares

Existem dezenas de marcas de ukulele no mercado, as mais conhecidas são a Fender, que já é uma marca de guitarra consagrada e que produz esse pequeno instrumento. Outra fabricante bastante conhecida pela sua qualidade e característica sonora é a Moani. A sonoridade dos seus ukuleles traz diversas características do estilo musical havaiano, proporcionando muita personalidade para o seu som.

A marca Gretsh, fabricante de outros instrumentos de corda de altíssima qualidade, como guitarras e contrabaixos, também produz ukuleles muito interessantes e que têm características sonoras únicas.

Adquira os acessórios essenciais

Depois de escolher o ukulele que você vai comprar, também é interessante adquirir alguns acessórios essenciais, tais como: bag e afinador de contato. São ferramentas imprescindíveis para manter o seu instrumento em bom estado de conservação e, até mesmo, para auxiliar nos momentos em que for se apresentar, como é o caso do afinador.

A grande vantagem é que, assim como o próprio ukulele é um instrumento de baixo custo, os acessórios que o compõem também costumam ter valores bastante acessíveis. Portanto, vale a pena adquiri-los. Como são baratos, não necessitam de muita pesquisa e podem ser comprados na mesma loja onde você vai adquirir o seu instrumento.

Escolha uma loja especializada

Por fim, vale a pena recorrer às lojas online para adquirir o seu ukulele. Em diversas cidades do Brasil existem empresas que comercializam esse e outros tipos de equipamentos e muitas delas oferecem produtos de qualidade.

O problema é que a maior parte dessas lojas não estão em todas as regiões do país, limitando o acesso da maioria das pessoas aos instrumentos de qualidade e adequados ao seu perfil. Entretanto, graças à tecnologia, nós temos acesso ao que há de melhor em todas as áreas do mercado e isso não poderia ser diferente.

Lojas online onde é possível comprar instrumentos musicais já são uma realidade no Brasil e com elas você pode ter acesso a um vasto estoque com os mais variados tipos e modelos de ukulele que existem. Entretanto, para comprar com segurança nessas empesas, é necessário avaliar alguns pontos, tais como:

  • a oferta de meios de diversos meios de pagamento, como cartão de crédito, boleto e consórcio;
  • o número e variedade de instrumentos comercializados;
  • as opiniões de clientes que já compraram desse estabelecimento;
  • as políticas de devolução;
  • a possibilidade de avaliação do seu instrumento musical usado para operações de troca.

Se você observar com cuidado cada uma dessas dicas, certamente, terá um excelente ukulele para começar os seus estudos e se apresentar nas rodinhas de amigos, festas ou, até mesmo, nos momentos de solidão e inspiração. Agora que você já conhece o caminho para saber como aprender ukulele, não perca mais tempo e dê o primeiro passo que é a aquisição do instrumento mais adequado às suas necessidades, seguindo as orientações que recebeu neste guia completo.

Para tanto, acesse o nosso site e confira o nosso variado estoque de ukulele. O seu instrumento certamente será encontrado aqui!

Categorias

+ Sem comentários

Adicionar