Confira 5 dedilhados mais famosos no universo musical

Confira 5 dedilhados mais famosos no universo musical


O dedilhado é uma técnica usada em muitos instrumentos, especialmente no violão e na guitarra. Ele é mais comum de ser percebido em canções mais lentas e existem alguns dedilhados que marcaram uma época em diversos estilos musicais.

Até hoje, muitas pessoas reconhecem esses grandes sucessos e alguns se tornaram marca registrada de algumas canções e, até mesmo, artistas. É interessante conhecer essas trilhas e aprender a executá-las no violão ou na guitarra. Isso desenvolverá bastante sua técnica e aumentará o número de canções que você conhece.

Portanto, neste artigo mostraremos os 5 dedilhados mais conhecidos de todo o mundo. Então, acompanhe esta leitura e descubra quais são eles.

1. Hotel Califórnia

Um dos dedilhados mais famosos do mundo e que é amplamente executado por vários violonistas — mesmo os que estão em um nível intermediário — é o da música Hotel Califórnia. Essa canção é de autoria da banda Eagles e ficou muito famosa nos anos 90.

Apenas para você ter uma ideia, um único vídeo postado no YouTube tem mais de 500 milhões de visualizações. Esse solo é um pouco mais complexo e requer a aplicação de cordas soltas e alguns efeitos como vibrato. Certamente, você já deve ter visto alguém executando ou aprendendo essa música no violão ou na guitarra. Sendo assim, vale a pena inserir esse dedilhado no seu repertório.

2. More Than Words

Outro dedilhado muito famoso no mundo inteiro e o preferido de muitas pessoas que estudam violão é o da canção More Than Words. Ela também é muito famosa e tem milhões de visualizações no YouTube. O mais interessante é que esse solo foi construído usando como base o acorde e a escala de Sol.

Isso facilita muito para quem estuda violão, pois a movimentação dos dedos é considerada pequena. Portanto, se você quer aumentar o seu repertório de dedilhados, vale a pena inserir essa canção e aprender ela.

3. Hallelujah (Aleluia)

O dedilhado de Hallelujah ficou mundialmente famoso depois que a música fez parte da trilha sonora do filme Shrek, da DreamWorks, no ano de 2001. Centenas de versões foram produzidas ao longo dos anos, entretanto, a música é de composição de um artista chamado Leonardo Cohen. O dedilhado dela não é muito complexo, apesar de ter sido muito bem pensado e gerar uma sonoridade muito agradável. Portanto, é mais uma opção interessante para inserir nos seus estudos para compor o repertório.

4. Californication

A canção Californication é de autoria da banda Red Hot Chili Peppers. O dedilhado dela é muito usado na guitarra, entretanto, nada impede que seja executado em um violão. A trilha se repete por toda a primeira parte da música e o próprio solo que existe no meio é muito semelhante ao dedilhado. Ele é um pouco mais complexo, porém, não é impossível para um músico iniciante. Basta treinar bastante e repetir diversas vezes até alcançar a perfeição.

5. Come As You Are

Por fim, temos o dedilhado da música Come As You Are, da banda Nirvana. É improvável que você não conheça essa música. Talvez, pelo nome fica difícil de identificar, entretanto, se pesquisar por ela e começar a ouvir, rapidamente saberá de qual canção se trata.

Inclusive, muitas pessoas que iniciam os estudos na guitarra ou no violão começam aprendendo esse dedilhado. Ele usa bastante as cordas mais graves de ambos os instrumentos, além da técnica das cordas soltas, o que facilita bastante o aprendizado.

A vantagem desse solo é que, na gravação original, ele é feito com o som limpo da guitarra. Assim, você pode executá-lo tanto no violão quanto na guitarra sem usar nenhum tipo de pedal. Dessa forma, a sua execução será bem semelhante à versão original.

Alguns outros solos que mencionamos aqui usam pedais de efeito e, até mesmo, modificações na sonoridade feitas dentro do estúdio. Afinal, se trata de grandes produções que marcaram época. Contudo, isso não pode ser um limitador para que você aprenda cada um deles.

Pensando nisso, nós decidimos dar algumas dicas que você pode usar quando for estudar esses dedilhados.

Continue lendo!

Técnicas para dedilhados e solos

Agora que você conhece os principais dedilhados do mundo, mostraremos algumas técnicas que podem ser desenvolvidas para executá-los. No caso dos dedilhados, é importante pensar nos seguintes detalhes. Geralmente, o dedo polegar é usado para acionar as cordas mais graves, ou seja, a sexta, a quinta e a quarta corda. Os demais são quase sempre usados para tocar as cordas agudas, ou seja, da primeira até a terceira.

Por exemplo, o indicador tocará a 3ª corda, o dedo médio serve para acionar a 2ª e, por fim, o anular a 1ª corda. Percebe que ficou faltando um dedo? O menor dedo da mão é usado como um acessório, acionando determinadas casas que os demais não conseguem alcançar. Apesar de não ser citado, ele é amplamente usado em solos, riffs e dedilhados. Quem tocar usando palheta deve se atentar às técnicas dessa pequena ferramenta, tais como: palhetada alternada, invertida etc.

Com relação às batidas, também existem muitas técnicas que você deve observar. Elas podem ser executadas com as mãos, usando a parte de trás dos dedos para tocar de baixo para cima e a parte da frente para o movimento contrário. Também, existem algumas técnicas que abafam o som usando a palma da mão, muito comum no estilo sertanejo. Entretanto, quando o assunto é a batida do violão ou da guitarra, as técnicas mais usadas são aquelas que envolvem as palhetas.

Vale a pena ressaltar que ambos os métodos de batidas e dedilhados têm sonoridades muito características. Isso significa que não há uma técnica melhor que a outra. Ambas são excelentes e têm aplicações muito específicas.

Por fim, nós podemos concluir que os dedilhados mencionados neste conteúdo podem favorecer o músico em dois aspectos. Primeiro, no desenvolvimento de sua acuidade musical e qualidade do som emitido pelo instrumento e, principalmente, no aumento do seu repertório de músicas.

Se você gostou deste artigo e quer continuar estudando, confira o post que preparamos. Nele, mostraremos os 7 acordes básicos para aprender no violão.

+ Sem comentários

Adicionar