O que é ouvido musical? Saiba como treiná-lo

O que é ouvido musical? Saiba como treiná-lo


O ouvido musical é a aptidão de perceber elementos técnicos das músicas apenas por meio da audição. Nesse sentido, é uma habilidade que pode ser desenvolvida, o que beneficia muito a prática e a criação.

Assim, escutar uma música com atenção para a distinção das notas, bem como a relação de alturas, intervalos e acordes, exige um treinamento específico. Difere de quando se ouve uma música pelo prazer, sem compromisso com a análise técnica.

Neste post, você verá a importância do ouvido musical para se desenvolver em qualquer instrumento, além de dicas para exercitar essa competência. Boa leitura!

Quais são os tipos de ouvidos musicais?

Primeiramente, é preciso entender que existem dois tipos de ouvidos musicais: o absoluto e o relativo. Dessa forma, o ouvido absoluto é aquele que consegue identificar uma nota musical sem nenhuma referência. É uma habilidade menos comum, que na maioria das vezes está relacionada à predisposição.

Por outro lado, pessoas com ouvido relativo também conseguem distinguir uma nota, porém, precisam de uma orientação. Por exemplo, se escutam um ré, podem encontrar antes o mi, assim, saberão que a nota desejada está um tom abaixo da referência. Essa percepção é mais fácil de ser desenvolvida.

Por que o ouvido musical é importante?

Para músicos, desenvolver a percepção é essencial. Essa habilidade proporciona maior autonomia ao tocar, pois permite reproduzir as músicas sem a necessidade de cifras, partituras ou tablaturas.

Da mesma forma, ajuda em improvisações e composições. A partir dessa audição mais apurada, você consegue perceber melhor quais são as ferramentas usadas pelos músicos e compreender na prática a linguagem musical.

Também é importante desenvolver os conhecimentos técnicos para fazer a correlação com aquilo que se ouve. Com isso, é possível encontrar as melhores maneiras de tocar o seu instrumento em relação aos demais nas composições.

Como desenvolver essa habilidade?

A boa notícia é que o ouvido musical pode ser desenvolvido, e existem muitos recursos para treinar essa habilidade. Confira algumas dicas que podem ajudar a desenvolver a sua percepção:

  • identifique os instrumentos — ao ouvir as músicas, perceba quais são os timbres diferentes, o que faz a guitarra, a bateria etc.;
  • estude teoria musical — como destacamos, ter uma base teórica é importante para compreender melhor os sons;
  • memorize as notas — para decorar a sonoridade das notas, é preciso escutá-las várias vezes. Use as escalas básicas, como a diatônica, e perceba os intervalos;
  • identifique os acordes — quando as notas estiverem memorizadas, observe os acordes das músicas. Diferencie maiores e menores, perceba também o campo harmônico;
  • tenha bons equipamentos de som — para identificar melhor os detalhes das músicas, é interessante contar com bons equipamentos de som, como fones de ouvido

Portanto, estimular o ouvido musical é excelente para quem deseja se desenvolver mais na música. A dica é sempre observar atentamente os detalhes e aprender com as técnicas exploradas. Para isso, conhecer diferentes estilos é um excelente caminho.

Além do aprendizado teórico, escutar música também pode produzir outros efeitos interessantes. Descubra 10 curiosidades incríveis sobre a música.

+ Sem comentários

Adicionar