Como deve ser a postura correta ao tocar violão?

Como deve ser a postura correta ao tocar violão?


Afinal, como deve ser a postura ao tocar violão? Essa é uma dúvida muito frequente de quem inicia os estudos nesse instrumento e, até mesmo, daqueles que já têm certo grau de conhecimento sobre ele. Entretanto, também existem aquelas pessoas com dores e desconfortos que decorrem, em grande parte, da posição incorreta que o músico segura o instrumento.

Neste artigo, mostraremos como deve ser a postura ao tocar violão, a fim de melhorar esses problemas e, até mesmo, a qualidade da sua execução.

Qual a importância de ter uma postura correta ao tocar violão?

Bom, inicialmente, você deve se preocupar com isso para evitar sentir dores durante estudos, apresentações ou, até mesmo, no dia a dia. Entretanto, existe outro motivo que muitas pessoas esquecem de comentar, que é a qualidade do som ou a execução das canções. O violão é um instrumento que precisa de extrema precisão para que a sonoridade seja agradável e de qualidade.

Logo, não é possível garantir esse nível de qualidade se você estiver em uma postura incorreta. O simples posicionamento incorreto do seu braço ou do próprio violão pode mudar a forma com a qual você insere seus dedos no instrumento, prejudicando a definição e a qualidade da sonoridade.

Além disso, quando você tem uma postura inadequada para tocar violão, o desconforto gerado pode fazer com que não consiga estudar por muito tempo, prejudicando o aprendizado e limitando o desenvolvimento de técnicas. Portanto, saber como deve ser a postura ao tocar violão é algo que envolve, praticamente, tudo que está em volta do instrumento, tanto no seu conforto ao se apresentar quanto na sonoridade do violão.

Como deve ser a postura ao tocar violão?

Como você pôde perceber, saber como deve ser a postura ao tocar violão é algo imprescindível para uma pessoa que pretende se desenvolver nesse instrumento. Por isso, mostraremos algumas dicas que podem ser seguidas para evitar problemas relacionados à postura.

Continue lendo!

Sentar com a coluna reta

Uma das dicas mais simples e importantes é sentar com a coluna reta. Parece simples, não é verdade? Contudo, comece a observar quanto você tende a dobrar as costas à medida que o tempo passa com o seu violão. É algo completamente inconsciente, ou seja, você desfaz a postura de coluna reta sem ao menos perceber.

Por isso, é preciso que você tenha o hábito de policiar sua postura a cada instante quando tocar seu instrumento. Ao sentir que começou a ficar com a coluna dobrada, altere o posicionamento e volte a deixar ela reta. Com o tempo, sentar dessa forma se tornará um hábito e você não precisará se preocupar com isso a todo tempo.

Evitar forçar outras partes do corpo

Outro ponto importante é evitar forçar outras partes do corpo. Algumas pessoas reclamam que sentem dores em um dos braços ou em uma mão, e isso é um sinal claro de que a sua posição está descalibrada. Outro erro comum é a dor na parte da perna onde o violão é apoiado.

Isso acontece porque a pessoa escora todo o peso do seu corpo no instrumento, forçando o apoio na parte de baixo. Sendo assim, além de cuidar da postura, é preciso que o violão seja gentilmente apoiado no seu corpo, sem que seja apertado contra ele e gere essas dores em outras partes.

Utilizar assentos adequados

Uma das formas mais fáceis para ajustar a sua postura, deixando a coluna reta e evitando forçar outras partes do corpo, é a utilização de assentos adequados. O ideal é que ele tenha uma altura suficiente para deixar seus pés totalmente apoiados no chão, sem dobrar tanto os joelhos. Quanto ao assento, ele pode ter um acolchoamento, mas não deve afundar tanto para evitar prejuízos à postura. Além disso, é importante que todo o seu quadril fique apoiado no assento para evitar desconforto nas pernas.

Utilizar acessórios para favorecer a postura

Por fim, também é importante que você utilize alguns acessórios que garantam a boa postura para tocar violão. Um deles é o próprio banco. Muitas pessoas compram assentos de piano para essa finalidade. O ideal é que ele tenha regulagem de altura, para que fique totalmente adequado ao seu corpo.

Além disso, é importante ter uma boa correia, para evitar que o violão escorregue na sua perna. Também, vale a pena ter suportes para apoiar o violão em um momento de pausa e relaxar um pouco o corpo para continuar tocando.

Como a postura correta pode evitar lesões?

Você sabia que a postura correta ao segurar o seu instrumento pode evitar lesões mais sérias. Contudo, não se desespere, as suas apresentações e estudos não causarão nenhum tipo de problema nos seus músculos ou articulações. Entretanto, quando você insiste em uma postura incorreta, isso gerará pequenos desgastes ao longo do tempo.

Nesse sentido, algum movimento mais brusco, levantar um peso, fazer uma corrida ou qualquer outra atividade mais robusta pode gerar algum problema, que tem sido construído ao longo de anos com uma postura incorreta com o seu violão.

Portanto, cuidar da postura ao segurar seu instrumento é algo muito importante e que pode ter impactos negativos em outras áreas de sua vida, principalmente no desenvolvimento da sua prática e habilidade nesse instrumento. Aliando uma postura correta com estudos, dedicação e tempo, você se tornará um músico de altíssima qualidade, aprendendo e se desenvolvendo cada vez mais com o passar do tempo.

Por fim, podemos concluir que saber como deve ser a postura ao tocar violão é essencial para melhorar a qualidade sonora que você tira do seu instrumento. Também, para que você consiga tocar por muito tempo sem desconforto ou dores e, principalmente, evitar lesões que podem o afastar do instrumento por alguns dias.

Se você gostou deste artigo e quer continuar a aprender, confira outro artigo que preparamos. Nele, mostraremos algumas músicas fáceis para executar no violão.

+ Sem comentários

Adicionar