PianOrquestra - música a dez mãos

Bateria e Percussão

PianOrquestra - música a dez mãos

PianOrquestra - música a dez mãos

O PianOrquestra é um grupo brasileiro de música instrumental formado por quatro pianistas e uma percussionista que tocam simultaneamente um piano preparado, transformando o instrumento em uma orquestra com dez mãos ao mesmo tempo.

O que é o PianOrquestra?

O PianOrquestra é aclamado pela crítica especializada mundial como um dos grupos mais inovadores do atual cenário da música instrumental brasileira. O trabalho reúne quatro pianistas, uma percussionista e, como protagonista, um piano preparado.

Quais materiais transformam o piano em orquestra?

O piano preparado do PianOrquestra recebe diversos objetos que ampliam as possibilidades sonoras do instrumento, transformando-o em uma orquestra com timbres pouco convencionais para o piano tradicional.

  • Luvas
  • Baquetas
  • Palhetas de violão
  • Fios de náilon
  • Sandálias de borracha
  • Peças de metal, madeira, tecido e plástico

Qual a origem do piano preparado usado pelo grupo?

O trabalho foi idealizado pelo pianista e Mestre em Piano Claudio Dauelsberg, fruto de uma pesquisa iniciada com alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A base são as técnicas de piano preparado e piano expandido, popularizadas por John Cage no início do século.

https://www.youtube.com/watch?v=KYYzzP_KIKk

Como as técnicas são aplicadas nas apresentações?

As técnicas são aplicadas de maneira lúdica e criativa, resultando em um trabalho pioneiro na música popular brasileira que busca expandir a comunicação com plateias de todas as faixas etárias. O grupo explora o sincronismo de dez mãos tocando simultaneamente durante a performance.

A execução acontece por todas as partes do instrumento, como o interior e a parte inferior da caixa do piano, além das teclas. Os timbres variam de acordo com os objetos inseridos, especialmente construídos para as sonoridades desejadas.

Quem forma o PianOrquestra atualmente?

O PianOrquestra é formado atualmente pelas pianistas Marina Spoladore, Priscila Azevedo e Anne Amberget, e pela percussionista Masako Tanaka. O grupo segue liderado por seu criador, Claudio Dauelsberg.

Como o criador define o PianOrquestra?

O PianOrquestra já passou por três gerações diferentes e foi bem além como projeto do que o inicialmente planejado. É curioso ele ter nascido em ambiente praticamente universitário, diante de uma circunstância bem brasileira: a falta de pianos, que exige criatividade, já que há muitos alunos para atender.

Dentro disso há um trabalho de altíssima pesquisa: todas as integrantes do PianOrquestra têm mestrado, caminhando para o doutorado em Música. O grupo acabou de se apresentar no maior festival de piano da Europa, o Festival Internacional de Piano La Roque D'Anthéron, onde só tocam grandes nomes da música clássica, com 3.500 pessoas em um teatro no meio de um parque floral. O único brasileiro que havia tocado lá antes foi Nelson Freire, um dos dez maiores pianistas do mundo, e o PianOrquestra acabou se apresentando nesse mesmo palco.

Ao subir no palco, o criador disse às integrantes: "Respirem fundo e vamos fazer o que sabemos, com o que conquistamos. É algo que ninguém no mundo faz e é isso que eles querem ver". O grupo acabou dando três bis, mais do que Volodos, um dos dez maiores pianistas do mundo, que havia tocado na noite anterior. O PianOrquestra leva seus integrantes a lugares que talvez não alcançariam como pianistas individuais, mostrando um caminho que o mundo está interessado em ver.

Por que o PianOrquestra foge do conceito tradicional de recital?

Há uma preocupação em relação à comunicação com o público, para que haja contato e participação pela música, pelos estímulos visuais, efeitos sonoros e dança. Essa variação busca ter o público junto, o que costuma funcionar bem com a família inteira.

Em certa época, o governador chamou o grupo para tocar em todas as escolas da Zona Oeste do Rio de Janeiro, funcionando como instrumento educativo, com todo o estímulo visual, deixando as crianças mais ligadas. O PianOrquestra trabalha com alta performance, reunindo ótimos pianistas que também atuam de forma coletiva e que souberam dividir as 88 teclas.

Como a geração conectada influencia o formato das apresentações?

Misturar linguagens é considerado uma necessidade hoje, diante de uma geração que nasceu em ambiente de conectividade e tem certa dificuldade em criar a experiência de imersão profunda de um teatro, por estar acostumada a um ambiente de altíssima velocidade e muita informação.

Cabe às gerações mais velhas ajudar a nova geração, que chega com grande potencial de velocidade e vontade de interagir, a encontrar experiências mais divertidas em busca de profundidade, sem abandonar a individualidade em prol da coletividade. O PianOrquestra nasceu único no mundo dentro desse contexto, criando literatura e possibilidades próprias; hoje já existem outras iniciativas na área, com estilos diferentes.

Como é feita a preparação do piano sem danificá-lo?

O PianOrquestra não destrói o piano: tudo é feito com muito cuidado e zelo. Quando há percussão mais alta, pode parecer que o instrumento está sendo maltratado, mas na verdade há vários microfones colocados dentro da caixa do piano, com microfonação feita por setor.

Essa configuração permite amplificar áreas de sonoridade mais baixa, como as baquetinhas, que soam mais baixo que as teclas, e compensar a percussão tocada embaixo do piano. Há cartas de fabricantes atestando que o instrumento não é danificado, já que a forma de preparação usada pelo grupo é leve.

https://www.youtube.com/watch?v=6n6Ae53AlLU

Perguntas frequentes sobre o PianOrquestra

Quantas pessoas formam o PianOrquestra e por que dez mãos?

O grupo é formado por quatro pianistas e uma percussionista, totalizando cinco integrantes que tocam simultaneamente, o que resulta nas dez mãos mencionadas no nome do projeto.

Quem idealizou o PianOrquestra?

O projeto foi idealizado pelo pianista e Mestre em Piano Claudio Dauelsberg, que segue liderando o grupo até hoje.

Que técnica inspira o trabalho do PianOrquestra?

O grupo se baseia nas técnicas de piano preparado e piano expandido, popularizadas por John Cage no início do século, aplicadas de forma lúdica e criativa.

Onde o PianOrquestra já se apresentou?

O grupo se apresentou no Festival Internacional de Piano La Roque D'Anthéron, na Europa, palco onde antes só havia tocado o brasileiro Nelson Freire, além de escolas da Zona Oeste do Rio de Janeiro a convite do governador.

O piano sofre danos com a preparação usada pelo grupo?

Não. Segundo o criador do grupo, a preparação é feita com muito cuidado e zelo, e há cartas de fabricantes atestando que o instrumento não é danificado pela técnica utilizada.

Quem são as integrantes atuais do grupo?

Atualmente o PianOrquestra é formado pelas pianistas Marina Spoladore, Priscila Azevedo e Anne Amberget, e pela percussionista Masako Tanaka.

Este conteúdo foi útil?
Leia também

Instrumentos relacionados a este conteúdo

Deixe seu comentário
Seu e-mail não será publicado
Deixe seu comentário
Receba nossas novidades chevron-down