10 músicas fáceis para você tocar no violão

10 músicas fáceis para você tocar no violão


Quem está começando a tocar um instrumento precisa escolher um repertório condizente com o seu nível musical e que facilite o aprendizado, mas nem sempre essa é uma tarefa fácil. Pensando nisso, vamos mostrar algumas opções de músicas fáceis para tocar no violão.

Durante esse período inicial, a prática é fundamental para memorizar os acordes e transições. Por isso, se possível, separe um tempo diário ou semanal de estudo e dedique-se para crescer constantemente. Ninguém se torna um bom músico de uma hora para outra, é preciso muito esforço e ensaio, mas toda essa dedicação será recompensada.

Neste artigo, vamos mostrar algumas opções de músicas para você que está começando no violão. Acompanhe nossas sugestões!

As opções de músicas fáceis para tocar no violão

Antes que você comece a praticar, é importante escolher uma música e estudá-la até conseguir o controle total sobre ela. Depois disso, é interessante voltar ao nosso texto e escolher outra opção, e assim por diante, até conseguir um repertório variado. Comece pelas músicas que mais aprecia e que trarão mais motivação para estudar. Vamos lá!

1. Que País é Esse

Música muito valorizada e apreciada do rock nacional. Interpretada pela banda Legião Urbana, ainda hoje continua na cabeça tanto dos mais velhos quanto da nova geração. Com apenas 3 acordes e nenhum deles com pestana, essa é uma excelente opção para quem está iniciando. Portanto, aproveite para ler a cifra e começar a praticar!

2. Planos Impossíveis

Essa é uma opção para quem gosta de uma música mais romântica. Planos Impossíveis, da cantora Manu Gavassi, tem somente 5 acordes sem nenhuma variação no baixo ou pestana, por isso é boa escolha para quem toca violão e está iniciando os estudos nesse instrumento.

3. Smells Like Teen Spirit

Mesmo contando com 6 acordes, essa é uma boa escolha. É bom lembrar que 5 deles possuem o mesmo formato de acorde e o outro você precisa de apenas um dedo para executá-lo. Portanto, mesmo parecendo difícil, esse clássico do Nirvana é muito simples de tocar.

4. Flores

Flores é uma das músicas de grande sucesso dos Titãs. Ela estava presente no quinto disco da banda e é interpretada por Branco Mello. Com um arranjo mais simplificado, é possível conseguir dominar as cifras e tocar com tranquilidade.

5. Tempos Modernos

Tempos Modernos é uma canção de 1982 gravada e composta por Lulu Santos e lançada originalmente por ele. Outros cantores, porém, já regravaram a canção, como grupo Jota Quest. Também é uma ótima escolha para tocar com a galera e demonstrar as habilidades no instrumento.

6. Gostava Tanto de Você

Essa é uma muito cantada e reconhecida em nosso país, além de ser interpretada originalmente por Tim Maia. Ela foi lançada no ano de 1998 e é perfeita para quem gosta de tocar em reuniões com os amigos e ouvir a galera cantando junto.

Apesar dela possuir um arranjo diferenciado e um ritmo muito rico, se mostra como uma boa opção para ser tocada apenas com um violão. Acesse a cifra aqui.

7. Singular

A dupla Ana e Vitória é um dos maiores sucessos recentes do Brasil e suas músicas são boas para cantar em grupo e aprender. Elas ainda ganharam o Grammy de Melhor Música Brasileira, pela canção Trevo (Tu), e oferecem diversas músicas que são apropriadas para cantar apenas com voz e violão, como Singular.

8. Por Onde Andei

Nando Reis está entre os grandes compositores nacionais e Por Onde Andei é um dos sucessos mais recentes do cantor. Essa música tem um arranjo muito simples e efetivo, que contribui para quem está aprendendo a tocar, além de ser uma canção gostosa para cantar em grupo.

9. The Only Exception

The Only Exception é uma música da banda Paramore e foi lançada no ano de 2010 como um single do álbum Brand New Eyes. Ela é uma ótima opção para aqueles que gostam de tocar em público. O coro repetitivo facilita o aprendizado e contribui para incentivar a galera que gosta de cantar junto.

10. And I Love Her

Os Beatles não poderiam ficar de fora dessa lista. Eles têm em seu repertório, diversas músicas de amor, algumas dessas canções são muito fáceis de tocar. Essa é a quinta música do terceiro álbum dos Beatles, A Hard Day’s Night, que foi lançado em 1964.

A lenda diz que Paul McCartney escreveu boa parte dela, enquanto John Lennon contribuiu com uma metade do meio. O que interessa é que você pode tocá-la e evoluir musicalmente.

A importância de escolher um bom instrumento

Agora, que você já conhece algumas opções de música para praticar, vamos falar da importância de escolher um bom instrumento. Isso é fundamental para não atrasar o seu processo de aprendizado e potencializar o seu crescimento musical. É interessante ressaltar que o violão deve ficar com você por um bom tempo, então, é importante que ele seja de qualidade.

O primeiro passo é escolher um instrumento adequado. Muitas pessoas têm dúvidas nessa etapa, afinal, existe uma infinidade de equipamentos diferentes, com preços que podem ser muito baixos ou extremamente altos. Nesse caso, é essencial que você tenha em mente que precisa de um instrumento que seja capaz de suportar todo o aprendizado que será adquirido, mas que também não tenha preços muito elevados.

Investir em um violão de qualidade é algo que vale a pena, pois diminuirá as suas dificuldades iniciais. Além disso, em pouco tempo você produzirá um som de alto nível, já que o instrumento possibilita isso, o que talvez não seria possível com um de qualidade inferior.

Neste artigo, você conferiu algumas dicas de músicas fáceis para tocar no violão. É claro que existem centenas de outras opções, mas essas são suficientes para direcionar o seu início no instrumento. Lembre-se de que a prática é o segredo para alcançar o sucesso, portanto, não hesite em ensaiar e estudar que os resultados virão.

Gostou deste artigo? Quer receber mais conteúdos de qualidade sobre instrumentos e o mundo musical? Então, assine a nossa newsletter e aproveite as informações que compartilharemos com você!

Categorias

1 Comentário

Adicionar

+ Deixe um comentário