5 músicas fáceis para começar no piano


Uma das grandes dúvidas de quem está começando sua aprendizagem no piano é sobre as músicas que podem ser tocadas facilmente por um iniciante.

Isso porque apesar de parecer ser um instrumento fácil de tocar, é preciso muita prática para que se tenha excelência.

Seja na parte de coordenação ou apenas para compreender as teclas e os seus acordes, o músico necessita estudar e treinar muito para conseguir tocar uma música completa e sem dificuldades.

O ideal é sempre buscar um profissional ou aulas de piano (online ou físicas) para que as habilidades no instrumento sejam conquistada adequadamente e sem grandes problemas.

No entanto, se você for autodidata, não fique preso ao ensino de outras pessoas ou escolas, busque a maneira mais fácil para você, a idéia é tornar a experiência prazerosa ao ponto de decidir tornar o piano em hobby ou até mesmo em uma carreira.

Pensando nessas pessoas, decidimos montar uma lista com 5 músicas fáceis para tocar em um piano, mesmo quando ainda se está começando.

piano

  1. Let it be – The Beatles

Começamos a nossa lista com um clássico que nunca sai de moda e que pode ser considerada uma das músicas mais tranqüilas para um iniciante aprender a tocar.

Um dos motivos para a escolha dessa música é o fato de ela contar com um som de piano bem marcante em toda a sua duração.

A música que foi feita como uma homenagem de Paul McCaartney para sua mãe possui um ar melancólico, muito bem representado pelas notas de um piano.

Conheça essa linda canção!

  1. Castle of Glass – Linkin Park

O Linkin Park é uma banda americana da qual é conhecida em todo mundo pelas suas músicas viciantes e com letras muito tocantes.

A segunda música da nossa lista apresenta uma estrutura musical simples e muito marcante, o que é perfeito para quem ainda está começando a aprender os truques do piano.

O arranjo da música não é complicado e pode ser tocada em diferentes ritmos, adaptando-se ao músico.

Ainda não conhece essa música? Então não perca mais tempo!

  1. Halo – Beyoncé

Sendo considerada uma das músicas mais fáceis para ser tocada em um piano, Halo é uma música muito famosa da premiada Beyoncé.

Apesar de a canção contar com vários instrumentos para compor o seu arranjo, usar apenas o piano a torna ainda mais tocantes.

Além disso, a música é muito fácil e pode ser tranquilamente tocada por um músico que ainda está iniciando a carreira com este instrumento.

Escute Halo agora!

  1. Velha Infância – Tribalistas

Nem só de músicas internacionais a nossa playlist é constituída. Tribalistas vem para marcar presença e dar aquele toque brasileiro.

Essa é uma das melhores músicas para desenvolver as habilidades das teclas de um piano, por inúmeros motivos.

A canção é bastante suave e é uma ótima alternativa para quem curte uma sonoridade que seja um pouco mais tranqüila.

Escute agora Velha Infância!

  1. Stay – Rihanna

Por último, mas não menos importante, o quinto lugar ficou com Stay, da cantora Rihanna.

A música que traz um aspecto de melancolia e calma é uma das mais indicadas para tocar no piano quando se está começando, principalmente pelo fato de muitas notas se repetirem ao longo da canção.

Se você nunca estou Stay, conheça agora!

Quais tipos de piano existem?

Apesar do que muitos imaginam, os pianos possuem as suas variações e você pode encontrar aquele que mais combina com se estilo musical.

Hoje em dia, é possível encontrar os mais diversos tipos de pianos, sendo que cada um deles contam com suas próprias características.

No entanto, os mais famosos são os pianos populares e os clássicos e é sobre eles que falaremos agora.

Os dois pianos apresentam seus diferenciais, o que leva ao músico escolher aquele que mais poderá se adaptar ao seu estilo de música e preferência.

  • Piano clássico: o estudo de um piano clássico se inicia a partir da leitura de partituras. Com isso, o aluno irá ser apresentado a cada um dos s[imbolos e notações que estão na pauta e a partir disso, criará a habilidade de tocar o instrumento.

Exemplos de compositores de piano clássico são: Mozart, Chopin, Beethoven, etc.

  • Piano popular: no caso de um piano popular o seu foco não é nas partituras, mas sim nas cifras e acordes.

Para o aluno criar a habilidade de tocar esse tipo de instrumento, ele precisa estudar sobre harmonia e só então entrar nos estudos dos acordes e cifras. O objetivo desse tipo de músico é acompanhar as músicas que estão sendo tocadas a partir de palavras marcadas na canção.

Com o acompanhamento, o piano permite que o espaço do cantor e dos outros instrumentos fique bem compreensível.

Com o piano já escolhido, você já poderá passar a aprender os truques e formas de tocá-lo, para que assim possa começar a se arriscar nas músicas e se tornar um ótimo pianista.

Como praticar piano?

Para um músico iniciante, saber as posições dos dedos ou até mesmo como executar cada uma das notas pode ser algo muito difícil.

No entanto, existem alguns truques que podem ser praticados para tornar essa fase um pouco mais fácil para quem ainda está só começando.

Um dos principais quesitos a se praticar após conhecer as teclas e as notas do piano é a coordenação motora das mãos e dedos, pois ela é quem permitirá que você toque todas as notas corretamente.

Geralmente, as pessoas que se interessam por pianos apresentam habilidades com as mãos, no entanto, mesmo esses músicos podem desenvolver novas técnicas com o passar do tempo.

Existem também aquelas pessoas que apresentam mais desenvoltura em uma das mãos para realizar as notas, o que as leva a precisar praticar mais uma mão do que a outra.

Para desenvolver a técnica é muito importante investir em materiais de qualidade e buscar um professor especializado no instrumento.

+ There are no comments

Add yours