Quais são as melhores formas de guardar instrumento musical?


Quando se é músico, é fundamental ter muito cuidado com os equipamentos, pois, além de o seu custo ser elevado, a boa conservação faz toda a diferença no som ao tocar. Por isso, guardar o instrumento musical corretamente é fundamental. Fazer isso da forma apropriada evita danos provocados por agentes externos e variações climáticas ou que a posição inadequada prejudique a estrutura do instrumento. Eles são muito frágeis e qualquer alteração pode interferir no seu som.

Confira a seguir, dicas para guardar os seus instrumentos e, com isso, garantir a sua preservação.

Como guardar o instrumento?

Cada instrumento tem um tipo de construção e, assim, diferentes formas de se guardar. Para todos eles, vale a regra de evitar locais com muita variação temperatura, excesso de umidade ou incidência de sol direta. Veja como fazer o armazenamento para cada família de instrumentos.

Cordas

Ao guardar instrumentos da família das cordas, é importante ter cuidado especial com o braço, que não deve servir como apoio. Tenha um suporte adequado, que pode ser de chão ou de parede. Caso seja possível, mantenha o instrumento em uma capa ou case específico.

Poeira e gordura das mãos devem ser evitadas, por isso, sempre passe uma flanela seca antes e depois de tocar. É importante não afrouxar as cordas quando ele não for usado, pois isso pode desregular o braço.

Teclas

Os instrumentos de teclas também precisam de cuidados específicos. Alguns estudos consideram o piano como um instrumento da família das cordas, porém, para o seu armazenamento, vamos incluí-lo nas teclas por se tratarem de dicas parecidas. É importante jamais apoiar bebidas ou comidas no instrumento, pois podem trazer grandes danos caso sejam derrubadas. Mantê-lo com uma capa quando não for usado é uma boa alternativa para evitar poeira entre as teclas e também pelos de animais.

Percussão

Esses instrumentos cheios de partes precisam de cuidados bem específicos. Por mais que ocupem bastante espaço, é importante encontrar um local adequado para que sejam guardados. As partes de couro precisam ser hidratadas para manterem a sua estrutura. As peças devem ser guardadas em capas impermeáveis, o que as mantém livres de agentes externos.

Sopro

Os instrumentos de sopro exigem atenção extra, pois, além da sua preservação, também é preciso haver o cuidado com a saúde do músico. Isso porque, existe contato direto com a boca, portanto, é preciso evitar que haja a proliferação de microrganismos.

Eles devem ser mantidos no estojo e estarem sempre secos ao guardar. Alguns podem ser desmontados para a limpeza de cada parte individual. É interessante escovar os dentes e lavar as mãos antes de tocar, além de evitar o uso de batons e outros produtos nos lábios.

Qual a importância da limpeza?

A sujeira das mãos, poeira, fragmentos de alimentos, pelos de animais e outros agentes externos podem danificar gravemente o instrumento. A limpeza deve ser feita regularmente, de maneira mais simples antes de guardar. Periodicamente, é importante fazer a higienização completa.

Para isso, é fundamental usar os produtos adequados e seguir a forma de aplicação recomendada. Verifique sempre se não existem peças oxidadas, pois elas também podem causar danos ao restante do instrumento.

Como vimos, guardar o instrumento musical da maneira apropriada garante a sua preservação, para que esteja sempre com o som perfeito quando você precisar dele. Siga essas sugestões e tenha equipamentos sempre em bom estado.

Confira também dicas valiosas de como comprar instrumentos musicais pela internet.

Categories

+ There are no comments

Add yours