Escolas de música no Brasil: confira as 4 que são referência

Escolas de música no Brasil: confira as 4 que são referência


Para aqueles que desejam seguir com a carreira musical, concluir um curso de referência pode ser o caminho importante para a conquista do sucesso. Afinal, frequentar boas escolas de música no Brasil pode atribuir boa base técnica e prática ao músico para criar sons e áudios profissionais, interpretar grandes obras populares ou, ainda, para atuar na composição de jingles para a indústria comercial.

Tendo em vista as extensas possibilidades de atuação no mercado como músico, elencamos as 4 principais escolas e faculdades referências no ensino da música no país, para que você saiba quais instituições buscar para aprofundar seus conhecimentos. Confira!

1. Música de Minas Escola Livre

Música de Minas Escola Livre é um espaço idealizado pelo conhecido cantor Milton Nascimento e pelo compositor Wagner Tiso, fundado no ano de 1983. Com mais de três décadas de história, a escola já teve como alunos os músicos Samuel Rosa, da banda brasileira Skank, Maurício Tizumba e Flávio Henrique.

Sendo referência em ensino, o ambiente foi um marco para a música em Belo Horizonte e formou diversos artistas e mestres responsáveis por formar uma geração de excelentes músicos.

2. UFRGS

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) também se destaca entre as escolas de música no Brasil como uma instituição tradicional e que conta com experiência nessa área do conhecimento.

A graduação ofertada, por outro lado, foca na formação instrumentista e de cantor para quem deseja ser bacharel em música. Além disso, possibilita a formação específica em canto, teclado e outros instrumentos clássicos. O licenciado, como em outras instituições, poderá também atuar como professor do ensino básico e médio.

3. Unesp

A Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) é uma faculdade pública bastante conceituada em diversas áreas do conhecimento, sendo a música uma delas. Na unidade de ensino são disponibilizados cursos de Bacharelado e Licenciatura em música.

Para se ter ideia da qualidade desses cursos, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) alcança notas máximas, tendo em vista a sólida formação teórica e prática oferecida.

4. Music Dot

Music Dot é uma página online criada com o intuito de ensinar música de maneira prática e didática. O site é referência no que se refere à qualidade dos materiais e das aulas oferecidas.

A diferença é que o aluno pode aprender em qualquer horário, dia ou local. Vale destacar que os professores são extremamente experientes e preparados para que o aprendizado a distância seja eficaz e o estudante desenvolva habilidades importantes para se tornar um excelente músico.

Concluir a graduação ou buscar conhecimento em uma das grandes escolas de música no Brasil pode ser fundamental para a carreira como músico. Afinal, nas diversas instituições pelo país é possível ter contato com os fundamentos teóricos e práticos da área de estudo e com diversos instrumentos musicais, acumulando experiência.

No entanto, antes de ingressar em uma escola de música no Brasil, é importante avaliar primeiro os seus objetivos como músico profissional. Dessa forma, será possível verificar se a escola é uma opção que atenderá às suas expectativas e quais unidades suprirão as suas necessidades.

Gostou do nosso conteúdo? Que tal ler mais sobre o assunto? Confira agora as principais particularidades do mercado de música no Brasil!

Categorias

+ Sem comentários

Adicionar