8 dicas para te ajudar a compor músicas

8 dicas para te ajudar a compor músicas


Compor músicas é uma tarefa bastante intensa e sentimental, além de ser algo que exige uma grande criatividade por parte do compositor.

No entanto, todo processo criativo pode ser um tanto quanto instável e é comum que as pessoas que trabalham com isso tenham problemas para finalizar uma letra.

Apesar de existir diversas técnicas hoje em dia, muitos artistas se deparam com dias intermináveis de falta de inspiração e isso pode afetá-los em seu trabalho e até mesmo na sua vida pessoal.

Por conta disso, preparamos uma lista com 8 dicas para te ajudar a compor músicas.

1- Tenha um caderno de ideias

Escrever as letras á mão inicialmente é a forma mais eficaz de conseguir compor rimas e trechos musicais.

Isso porque você estará permitindo que os movimentos te auxiliem na escolha de palavras e até mesmo na criação do ritmo para aquelas estrofes.

Portanto, sempre tenha um caderno de ideias que você carrega consigo sempre.

Dessa forma, sempre que surgir algo que parece útil, você escreve, impedindo que a ideia suma de seu pensamento depois.

2- Faça uma análise de letras

Um bom exercício é pegar as letras das suas canções preferidas e estuda-las.

Tire um tempo para escutar e ler cada um dos versos, criando uma análise de cada um deles enquanto a música rola.

Com isso você poderá ter uma noção maior da expressão artística necessária para compor uma letra: a poesia.

3- Permita-se ter momentos de contemplação

Você sabia que muitos dos artistas mais contemplados de todos os tempos tiram alguns minutos para meditar antes de começarem a compor uma canção?

Ás vezes será preciso praticar um pouco de movimentos leves, como o respirar fundo, para que uma música seja composta de forma fluída.

É comum que as melhores ideias surjam quando estamos relaxados, então, busque passar alguns momentos de descanso antes de iniciar o seu processo criativo.

4- Rabisque os primeiros versos

Depois de alguns estudos de letras e momentos de reflexão, que tal dar uma olhada nas ideias que você tem anotado e arriscar os primeiros versos?

Um exercício bastante interessante e indicado por compositores é o da palavra dita, que é deixar de lado toda a preocupação com a sonoridade, ritmo e melodia, para que assim possa se conectar com as palavras.

5- Grave os versos com a sua voz

É muito comum acontecer que o ritmo surja junto com a letra que está sendo escrita, o que é uma enorme vantagem para o processo criativo de uma pessoa.

Se isso ocorrer, pegue imediatamente um gravador (pode ser o do celular mesmo) e cante.

Não se importe com gravar afinado neste momento, é apenas uma forma de não perder a sua inspiração inicial.

6- Brinque com algum instrumento

É normal alguém se dedicar à letra e outra pessoa à parte instrumental da música, mas ter uma noção ajuda bastante no processo de criação de uma composição.

Mesmo que o seu foco seja se tornar um letrista, se você gosta de algum instrumento vale a pena aprender um pouco sobre ele para que tenha uma base ainda maior na hora de compor músicas.

Uma composição funciona melhor com todos os instrumentos, mas o violão, o teclado e o piano são ótimos para quem deseja dar sonoridade a uma letra.

7- Use o dicionário de rimas

Existem algumas ferramentas que compositores utilizam na hora de escrever uma canção e uma opção boa para quem deseja se aventurar mais é o dicionário de rimas.

Apesar de as rimas não serem obrigatórias em uma música, elas são quem dão o ritmo de uma composição, ajudando muito no momento de trazer sonoridade para a mesma.

8- Tenha parceiros para conversar

Escrever uma música é um processo bastante solitário que geralmente só conta com você, um papel e uma caneta.

Porém, nada impede que você busque parceiros musicais para trocar ideias e conversar.

Ter este tipo de contato, principalmente com outros compositores, pode ser uma maneira bem legal de ter novas ideias de composição, além de criar novas técnicas para atingir os seus objetivos.

Agora que você já conhece as melhores dicas para compor músicas, prepare o seu caderno de anotações e a sua caneta e comece o seu trabalho!

+ Sem comentários

Adicionar