8 aplicativos que são essenciais para músicos


Crescer musicalmente é um desafio em meio as demais obrigações do cotidiano, por isso, métodos e recursos ágeis são uma opção interessante. Os aplicativos para músicos oferecem recursos diferenciados que trazem conhecimento, referência e desenvolvimento de diferentes habilidades.

Muitas vezes estamos em locais que não permitem a utilização dos nossos instrumentos, como ônibus, salas de espera ou ambientes com outras pessoas. Nesses momentos, os aplicativos podem ser utilizados para aprofundar nosso conhecimento e trazer novas habilidades musicais.

Neste artigo, mostraremos 8 aplicativos para músicos que ajudam a aperfeiçoar as habilidades e adquirir novos conhecimentos. Acompanhe a leitura e aproveite nossas sugestões!

1. Vivace

O Vivace é a opção indicada para quem deseja aprender a ler partituras, habilidade fundamental para o crescimento musical. O app oferece as cinco claves mais populares, trazendo tutoriais, passo a passo, entre outras funcionalidades interessantes para quem precisa desenvolver essa capacidade.

Ele pode ser usado tanto por iniciantes quanto por quem já está em um estágio avançado. Com uma interface amigável e belas ilustrações, traz bastante agilidade ao aprendizado e prepara os músicos com exercícios diferenciados. O aplicativo está disponível apenas para Android.

2. Music Theory Helper

A falta de tempo é um dos principais empecilhos para quem deseja estudar música e adquirir mais conhecimento teórico e prático. O Music Theory Helper é uma solução interessante, pois entre diversas funcionalidades, permite ouvir diversos acordes, sequências rítmicas e escalas musicais.

O foco do aplicativo não está em exercícios complexos, porém, ele é ótimo para aperfeiçoar a percepção musical. Além disso, o usuário não precisa estar conectado a internet para utilizar o app, podendo aproveitar os recursos em qualquer local e horário. O lado ruim, é que ele só está disponível para Android.

3. 7 Minute Vocal Warm Up

Essa é uma opção para os vocalistas ou quem deseja desenvolver a habilidade de cantar. O 7 Minute Vocal Warm Up disponibiliza exercícios vocais rápidos e intuitivos, que podem ser feitos em qualquer hora e lugar, sem a dependência de instrumentos musicais.

Além disso, oferece exercícios de aquecimento e respiração, práticas fundamentais para quem quer se destacar na área e aprender a cantar corretamente. O aplicativo está disponível para Android e iOS gratuitamente, entretanto, a versão paga traz mais possibilidades.

4. GarageBand

O GarageBand é uma excelente alternativa para quem deseja um estúdio musical portátil. Ele permite a criação de músicas de uma maneira fácil diretamente pelo tablet ou smartphone. O usuário consegue tocar, mixar e gravar suas composições neste aplicativo indicado para profissionais e entusiastas. Uma de suas vantagens é a quantidade de instrumentos oferecidos, como guitarras, violões, baixos, baterias, teclados.

Para as guitarras e violões, por exemplo, é possível escolher tocar no modo acorde ou no modo solo, o que dá diversas opções ao músico. Sendo assim, basta escolher o que você quer tocar e usar toda a sua criatividade para compor novas canções ou praticar algum instrumento. O aplicativo é exclusivo para iOS.

5. Walk Band

Como o GarageBand é exclusivo para iOS, talvez você queira uma alternativa semelhante para Android. Fique tranquilo, pois o Walk Band é um programa gratuito que funciona como uma verdadeira banda portátil. Nele, é possível utilizar inúmeros instrumentos para criar suas próprias composições e praticar suas habilidades musicais.

Além disso, ele oferece instruções para aprender algum instrumento diferente, facilitando o aprendizado. Os instrumentos que oferecem mais funcionalidades são o piano, guitarra, bateria, trazendo diversos modos diferenciados e sons próximos ao real. Este app é exclusivo para Android.

6. Ouvido Perfeito

O Ouvido Perfeito é um app útil para quem estuda música ou que está aprendendo a tocar um instrumento harmônico. O objetivo é aperfeiçoar a percepção musical por meio de jogos simples, tornando o processo de aprendizado dinâmico e divertido.

Ao utilizar o aplicativo, você terá mais facilidade para improvisar, tocar melodias de ouvido, reconhecer progressões de acordes ou simplesmente afinar seu violão sem um sintonizador. Para desenvolver essas habilidades existem exercícios para comparação de intervalos, escalas, acordes, ritmo, e altura sonora.

O usuário consegue ouvir os sons das atividades e cantar os intervalos, o que contribui no aperfeiçoamento da afinação no canto. Disponível para Android e iOS, ele também traz uma sessão com textos em português sobre teoria musical que podem ser acessados gratuitamente.

7. Cifra Club

Essa é uma opção muito interessante para quem toca violão, guitarra, entre outros instrumentos. O app conta com um acervo gigantesco de cifras, facilitando o acesso às partituras e possibilitando salvar as músicas preferidas. Sendo assim, é possível acessar de qualquer local, trazendo mais mobilidade e agilidade para o músico.

Com as orientações de como tocar, ele também permite ouvir alguma música que você pretende aprender, facilitando esse processo. Além disso, o Cifra Club conta com mais de 2000 videoaulas de música, uma oportunidade para aperfeiçoar suas habilidades. O aplicativo é gratuito e está disponível para Android e iOS.

8. Perfect Piano

Esse é o aplicativo indicado para quem toca piano ou teclado e precisa encontrar uma maneira de praticar o instrumento em qualquer local. O app possibilita aprender músicas novas e gravar o que está sendo reproduzido.

Ele também oferece a oportunidade de fazer novos amigos, competir entre os usuários e trocar conhecimento em tempo real com outros instrumentistas. Com timbre genuíno de piano embutido, ele ainda dá a possibilidade de utilizar a sonoridade de outros modelos, como órgão, piano de cauda, entre outros. O Perfect Piano é gratuito e está disponível para Android e iOS.

Neste artigo, vimos como os aplicativos para músicas são importantes recursos de aprendizado e aperfeiçoamento das habilidades musicais. A grande vantagem é a agilidade que eles trazem para a rotina, pois oferecem mobilidade e opção de utilizar em qualquer local e horário. Portanto, vale a pena encontrar o app que traz as funcionalidades mais interessantes para você e aproveitar seu tempo para evoluir musicalmente.

Gostou de conhecer estas opções de aplicativos musicais? Então, aproveite para seguir nosso Instagram e Facebook e acompanhar outras informações relevantes sobre o mundo da música!

1 comment

Add yours

+ Leave a Comment