Recital em Paris com a pianista paraense Helena Elias terá renda revertida para a organização Vaga Lume

Recital em Paris com a pianista paraense Helena Elias terá renda revertida para a organização Vaga Lume


Foto_Helena_Elias_2-254x300A pianista paraense Helena Elias participará de um recital na Salle Cortot, em Paris, no dia 10 de outubro, e interpretará obras de compositores brasileiros contemporâneos, em especial Villa Lobos

Esse ano, o evento, que tem como principal objetivo difundir a música brasileira contemporânea na Europa, também divulgará o trabalho da organização Vaga Lume, que há 14 anos promove o acesso ao livro e à leitura para crianças e jovens de comunidades rurais da Amazônia Legal brasileira, paralelamente à valorização da cultura local. A renda do recital será doada para a Vaga Lume.

O evento é organizado pela Associação Tamba-Taja, que promove intercâmbios artísticos e culturais entre a França e o Brasil, e conta com o apoio da Embaixada do Brasil na França. Os interessados poderão comprar os ingressos nas lojas FNAC e Carrefour, a partir de setembro, mas já é possível fazer uma reserva pelo site da Associação Tamba-Taja (www.association-tambataja.com/). Para mais informações sobre a Vaga Lume, acesse www.vagalume.org.br.

 

A pianista

Pianista e Musicóloga, natural de Belém do Pará, Helena Elias é residente na França e é titular de uma classe de piano na Ecole Normale de Musique de Paris e também pesquisadora associada ao Observatório Musical Françês,OMF, Universidade Sorbonne Paris IV.

Diplomada em piano pelo Conservatório Nacional Superior de Lisboa na classe do pianista Evaristo Campos Coelho, Helena Elias obteve em Portugal os prêmios de piano Rey-Colaço e Rodrigues da Fonseca – Conservatório Nacional Superior de Musica de Lisboa.

No Brasil é laureada com o Prêmio Barroso Netto no Concurso Internacional de piano Villa-Lobos realizado no Rio de Janeiro em 1981 e ganhou à unanimidade o concurso Jacques Klein efetuado para os alunos do Curso de Mestrado em piano da UFRJ neste mesmo ano.

Possui Mestrado em Música na UFRJ em 1985 sob a direção de Jacques Klein e Heitor Alimonda. Memória de Mestrado : “Os toques caracteristicos e a realização sonora do Primeiro Caderno de Images de Claude Debussy”.Biblioteca da UFRJ.

Concluiu Doutorado em Musicologia em Paris em 1996, Universidade Sorbonne Paris IV, defendendo a tese: “Villa-Lobos, l’homme et son oeuvre pour le piano”. Sua tese é publicada em França pela Presses Universitaires du Septentrion/ANRT.

 

Programa

-Serguei Rachmaninov

Preludios:
op 16 n° 5   (adagio sostenuto)
op 32 n° 12 (allegro)
op16 n° 3    (andante cantabile)
op 23 n° 5   (alla marcia)

-Arnaldo Rebello

Lundu Amazonense                        
Desafio 

-Heitor Villa-Lobos

Lenda do Caboclo 

-Francisco Mignone 

Crianças brincando

-Oswaldo  Lacerda 

Ponteio n° 3  

-Joao de Souza Lima 

Preludio n° 9

-Jorge Antunes

Carimbosinho da Helena                       Pièce dédiée à  Helena Elias

-Antônio Santana 

La prophetie de Zarathoustra               Pièce dédiée à  Helena Elias

-J.Guilherme Ripper

Cine-Suite:

Movido 
Tranquilo  
Expressivo
Agitado com humor

-Claudio Santoro  

                           Toccata   

http://www.association-tambataja.com/prochain-evenement/

Categorias

+ Sem comentários

Adicionar