2 de setembro de 2021
Se você já deu uma pesquisada sobre como escolher o violão que deseja comprar, então você já deve saber que existem tipos com cordas de nylon e de aço.
Saber quais são os usos para cada um deles é essencial para que você compre o instrumento certo de acordo com o estilo musical que você quer tocar e com habilidades que quer praticar.
Pensando nisso, preparamos um conteúdo completo para que você conheça todas as diferenças entre um violão com cordas de nylon e um com cordas de aço.
Tudo sobre violão com cordas de nylon
As cordas de nylon são naturalmente mais macias do que as de aço. Elas também são mais flexíveis e mais leves, por isso são recomendadas para que esteja começando a praticar no violão.
O som que elas ajudam a produzir é naturalmente mais baixo, além do timbre ser delicado e suave.
Este tipo de corda também é o ideal para quem pretende tocar MPB, bossa nova e samba.
Além disso, é uma ótima opção para músicas clássicas e é mais indicada para praticar o seu dedilhado.
Tudo sobre o violão com cordas de aço
Já as cordas de aço são mais duras e difíceis de tocar do que as de nylom e justamente por isso são utilizadas por quem já é mais experiente.
Elas também ajudam a emitir um som mais intenso e o timbre é mais puxado para o vibrante ou estridente.
Além disso, para tocar as cordas de aço, geralmente são usadas as palhetas, que garantem mais qualidade ao seu som.
Quem toca rock, pop, música sertaneja e gospel costuma utilizar violões com cordas deste tipo.
Qual a diferença entre ambas as cordas?
Como você pode perceber de acordo com o conteúdo que foi apresentado anteriormente, a principal diferença entre o violão de nylon e de aço não está somente no material, mas sim no estilo de música que você irá tocar com cada uma delas.
O seu desenvolvimento com o instrumento também vai dizer se você deve comprar cordas de nylon ou de aço, mas isso não é nenhuma regra, já que você pode optar pela opção que mais te agrada no momento de tocar.