Por que e como incentivar crianças a fazerem aulas de piano?

Por que e como incentivar crianças a fazerem aulas de piano?


Oferece a opção de seu filho fazer aulas de piano pode ser uma das melhores decisões que você pode tomar para a educação da criança.

Isso porque aprender a tocar este tipo de instrumento pode trazer diversos benefícios que facilitarão a vida social futura do individuo.

Ao começar as aulas de piano, o seu filho aprende a ser mais atento, persistente e sociável, além de desenvolver o seu lado curioso, sensível e criativo.

Essas virtudes são ainda mais importantes se a criança começar o piano desde cedo: se ela souber ler uma partitura deste instrumento antes de a escolha lhe ensinar a ler um livro, ele já consegue ter uma vantagem.

Para começar no piano, qualquer que seja a sua ambição (seja estudar ou tocar por prazer), as aulas devem apresentar um equilíbrio entre diversão e dedicação.

A magia do piano e da música em geral está no fato de que esses quatro elementos são autossustentados e até reforçados à medida de que a prática musical evolui.

Piano jazz, piano clássico, variedade, rock, tango… Dentre outros diferentes estilos que podem variar de acordo com o conteúdo das aulas.

Como as aulas de piano podem fazer bem para as crianças?

A música além de relaxar, também estimula diversas habilidades nas crianças, independente da sua idade.

No caso do piano, suas aulas podem oferecer diferentes benefícios para os pequenos que praticam este instrumento.

O desenvolvimento da capacidade cognitiva e as habilidades de sociabilização são os fatores mais influenciados por este tipo de exercício.

As aulas de piano permitem que a criança mantenha uma relação social com um adulto fora do ambiente familiar e escolar, um relacionamento que permite que ela desenvolva suas habilidades sociais.

A aprendizagem escolar também melhora a partir do momento que a criança começa a praticar o instrumento.

Além de todos os exemplos citados acima, existem mais alguns benefícios para os pequenos alunos que fazem este tipo de atividade:

  • Trabalho de postura corporal;
  • Teoria musical;
  • Ensaio das obras;
  • Sequência de acordes de piano ou arpejos;
  • Interpretação e nuances;
  • Dificuldade crescente e progressiva.

Qual idade ideal para começar a tocar piano?

De acordo com alguns estudos, não vale a pena ensinar piano para crianças com menos de 3 anos de idade.

Isso porque elas ainda serão muito jovens para se lançar e levar a sério um estudo relativamente complexo de um instrumento.

Para crianças a partir desta idade, é recomendado que se comece pela iniciação musical.

Ela nada mais é do que oficinas e sessões que têm como objetivo principal fazer o aluno descobrir o mundo da música, as sensações rítmicas e melódicas.

Já na fase adolescente, é muito importante encontrar o profissional certo quando o aluno for adolescente e deseja começar suas aulas.

A relação entre aluno e professor é decisiva para que o estudante passe a gostar das aulas e das matérias que o piano oferece.

Como incentivar a criança a fazer as aulas de piano?

As aulas mais adequadas para uma criança precisam ser lúdicas e divertidas. Se você contratar um professor do estilo autoritário e clássico, pode ser que os estudos se tornem chatos para o seu filho.

Portanto, a maneira mais eficiente de incentivar uma criança a fazer suas aulas desse instrumento, é chamando uma pessoa que possa unir o útil ao agradável.

Dessa forma, você poderá ver que o estudante sentirá prazer de fazer os seus estudos e ainda aprenderá, de fato, a tocar piano.

+ Sem comentários

Adicionar