Os melhores solos de guitarra de todos os tempos!

Os melhores solos de guitarra de todos os tempos!


Todo mundo que é apaixonado por música tem seu solo de guitarra favorito e isso é uma questão de gosto e estilo. Mas alguns fatores como a repercussão da música, os prêmios recebidos, a presença nas revistas do gênero e as técnicas usadas para a composição fazem a diferença para que alguns sejam considerados os melhores solos de guitarra de todos os tempos.

A partir dessas referências, fizemos uma seleção com alguns dos solos mais marcantes, por sua história e importância para a música. Confira.

Stairway to Heaven – Jimmy Page (Led Zeppelin)

Os britânicos do Led Zeppelin marcaram o mundo musical e, até hoje, são referências tanto para músicos quanto para fãs do rock e do metal. Sua canção Stairway to Heaven é uma das mais conhecidas da banda.

A composição é do guitarrista Jimmy Page, com auxílio do vocalista Robert Plant. Foi lançada em 1971, no álbum Led Zeppelin IV e nunca foi divulgada como single. Stairway to Heaven coleciona prêmios e encabeça várias listas de melhores músicas, como a de melhor solo da história pela revista Classic Rock.

Carry on – Kiko Loureiro (Angra)

A banda brasileira de power metal, Angra, é muito influente no gênero, com ampla carreira internacional. O single Carry On, lançado no álbum Angels Cry, de 1991, é até hoje um dos seus maiores sucessos. Com os integrantes ainda muito jovens, a canção mostrou que todos já contavam com experiência e habilidades técnicas bastante desenvolvidas.

A música, que explora as guitarras rápidas e bem sincronizadas de Rafael Bittencourt e Kiko Loureiro, foi composta pelo ex-vocalista André Matos, que faleceu em 8 de junho de 2019. Loureiro foi o responsável pelo solo marcante, essencial para a canção se tornar um marco na carreira da Angra.

Hotel California – Don Felder (Eagles)

A música Hotel California da banda Eagles, dos Estados Unidos, é muito conhecida em todo o mundo. Ela faz parte do álbum de mesmo nome, lançado em 1976, que rendeu vários prêmios à banda. A composição é do guitarrista Don Felder, do baterista e vocalista Don Henley e do guitarrista e vocalista Glenn Frey.

As frases executadas por Felder foram gravadas um ano antes de o disco ser lançado, em uma versão demo e merecem entrar na lista dos melhores solos de guitarra.

Sweet Child O’ Mine – Slash (Guns N’ Roses)

A banda estadunidense Guns N’ Roses deu origem a muitos hits, mas nenhum deles supera a repercussão mundial da canção Sweet Child O’ Mine. O sucesso foi lançado em 1987, no primeiro álbum do grupo, Appetite For Destruction. A composição é assinada pelo vocalista Axl Rose e pelos guitarristas Slash e Izzy Stradlin.

O solo de Slash, com sua icônica Gibson Les Paul, é um dos momentos mais empolgantes de Sweet Child O’ Mine. Em qualquer lugar do mundo o som da guitarra de Slash nesta canção é reconhecido.

Pelado – Roger Moreira (Ultraje a Rigor)

O single Pelado faz parte do álbum chamado Sexo! da banda brasileira de rock Ultraje a Rigor, que foi lançado em 1987. Até hoje a música é muito conhecida por pessoas de várias idades, o que faz com que o solo e os riffs da guitarra de Roger Moreira ainda sejam lembrados.

Como vimos, a história da música conta com grandes obras que nunca são esquecidas. Os melhores solos de guitarra até hoje são objeto de desejo das pessoas que estudam o instrumento. Assim, para aprender a tocar como o seu ídolo, é importante treinar diariamente, além de contar com uma guitarra de qualidade e que tenha um estilo parecido com o seu.

Esse é um tema que sempre gera opiniões diferentes e é ótimo para ser conversado com os fãs de guitarra. Compartilhe a nossa lista em suas redes sociais e veja o que os seus amigos têm a dizer sobre ela.

Categorias

+ Sem comentários

Adicionar