Korg lança Minilogue e reforça arsenal de sintetizadores analógicos


minilogue_1__58888.1452813828.1280.1280A onda de novos sintetizadores analógicos não para de crescer: a Korg – que já havia relançado clássicos como o MS-20 e o ARP Odyssey, além dos pequenos Volca – acaba de lançar o Minilogue

O Korg Minilogue Polyphonic Analogue Synthesizer é um sintetizador analógico de quatro vozes com 37 teclas sensíveis à velocidade de toque. Totalmente programável, o sintetizador possui 200 memórias de programa, função de osciloscópio que exibe visualmente a forma de onda, além de compatibilidade com uma variedade de conexões como MIDI, USB MIDI e Sync Audio. Além disso, o sintetizador apresenta um sequenciador polifônico de 16 passos e Motion sequence, que pode ser aplicado em até quatro parâmetros.

korg-minilogue-slant-1200-80Das 200 memórias de programa, cem são destinadas a timbres de usuário e as outras vêm programadas de fábrica. Cada programa inclui o Voice Mode e os parâmetros de dados do sequenciador, e até oito programas favoritos podem ser armazenados. O sintetizador trabalha em oito diferentes modos (Voice Modes):

  • POLY – opera como um sintetizador polifônico de quatro vozes
  • DUO – opera como um sintetizador polifônico de duas vozes em uníssono
  • UNISON – opera como um sintetizador mono em uníssono
  • MONO – opera como um sintetizador mono com sub-oscilador
  • CHORD – produz acordes
  • DELAY – vozes 2 a 4 soam consecutivamente com delay seguindo a voz 1
  • ARP – arpeggiator com até quatro vozes
  • SIDE CHAIN – quando uma nota soa, o volume da voz anterior é reduzido

 

A estrutura de síntese consiste em dois VCO, um VCF, dois EG, um VCA e um LFO. O Minilogue também é equipado com uma grande variedade de tipos de modulação incluindo cross modulation, oscillator sync e ring modulator, assim como delay com filtro high-pass.

7_minilogue_syncPara comandar todo esse arsenal, o Minilogue conta com 41 controles dedicados no painel que permitem acesso imediato aos ajustes e um slider, que pode controlar diferentes parâmetros  para cada programa.

Além dos conectores MIDI padrão, o sintetizador possui conector de sincronização que permite ao músico conectar o equipamento a groove machines da Korg como os da série Volca, o Electribe ou o SQ-1.

Assista aos vídeos produzidos pela Korg e ouça a sonoridade do Minilogue:

 

 


+ There are no comments

Add yours