INFORMAÇÕES SOBRE MIXER OU CONSOLE DIGITAL YAMAHA LS-9 / LS9 32 OU 16 CANAIS


A TECLACENTER COMERCIALIZA OFICIALMENTE PRODUTOS YAMAHA

A Serie LS9 consistem em 2 modelos, LS9 32 com 32 entradas de microfone/linha com capacidade de expansão para mais 32 canais totalizando 64 canais e LS9 16 com 16 entradas de microfone/linha com capacidade de expansão para mais 16 totalizando 32 canais.

Os dois modelos são compactos e leves o suficiente para que uma só pessoa possa carregar e configurar o seu sistema sozinha.

Especificações

16 e 32 Pré de microfone de alta qualidade, com facilidades de memorização em cada cena de memória.
Expansível por mais 16 e 32 canais usando os cartões Mini-YGDAY.
4 entradas estéreo.
16 vias de auxiliar e 8 matrix, LCR.
Rack virtual com 4 processadores de Efeito e Equalizadores Gráficos.
Exclusivo Reprodutor e gravador de memória USB.

A Serie LS9 consistem em 2 modelos, LS9 32 com 32 entradas de microfone/linha com capacidade de expansão para mais 32 canais totalizando 64 canais e LS9 16 com 16 entradas de microfone/linha com capacidade de expansão para mais 16 totalizando 32 canais.

Os dois modelos são compactos e leves o suficiente para que uma só pessoa possa carregar e configurar o seu sistema sozinha.
Especificações

 

[slideshow]

16 e 32 Pré de microfone de alta qualidade, com facilidades de memorização em cada cena de memória.
Expansível por mais 16 e 32 canais usando os cartões Mini-YGDAY.
4 entradas estéreo.
16 vias de auxiliar e 8 matrix, LCR.
Rack virtual com 4 processadores de Efeito e Equalizadores Gráficos.
Exclusivo Reprodutor e gravador de memória USB.

Características
Leve e compacta para um manuseio e portabilidade de topo

Embora mantenham a funcionalidade, qualidade de som e operacionalidade das mesas de mistura digitais de gama alta da Yamaha, como a PM1D, a série de consolas LS9 são pequenas e leves o suficiente para serem facilmente transportadas e operadas por uma única pessoa (LS9-32 = 19.4 kg, LS9-16 = 12,0 kg). Qualquer uma destas consolas notavelmente manuseáveis consegue oferecer funcionalidades e desempenhos avançados para uma vasta gama de sistemas temporários de som ao vivo assim como instalações permanentes.
Escolha o modelo que se ajusta às suas necessidades

A série LS9 consiste na LS9-32 de 64 canais com 32 entradas de microfone/linha, e na LS9-16 de 32 canais com 16 entradas de microfone/linha. Com a sua grande capacidade de entrada e bus complementar, a LS9-32 é a escolha ideal para grandes aplicações de som ao vivo com requisitos de entrada e saída complexos, enquanto a LS9-16 proporciona um manuseamento extremo e facilidade operacional para eventos e pequenas aplicações de som ao vivo.
O design de circuito analógico não compromete e proporciona o melhor som nesta classe

A mesa de mistura digital Yamaha PM1D e a consola analógica PM5000 console foram aclamadas pelos principais engenheiros de som a nível mundial pela sua impressionante qualidade de som. A série de consolas LS9 herdam o mesmo tipo de desempenho sonoro superior, graças à selecção meticulosa de peças e à atenção minuciosa dada ao design de cada detalhe do circuito… até à fonte de alimentação e à ligação à terra. Obviamente foi dada especial atenção aos amplificadores integrados, com excelentes resultados. Grande parte da tecnologia desenvolvida para os modelos topo de gama supracitados foi aplicada sem reservas para garantir que estas mesas de mistura sobressaiam no topo da sua classe.
Interface intuitiva

Cada canal de entrada possui um fader de 100 milímetros, um botão ON/OFF, um botão CUE, e um decibelímetro LED de 6 segmentos que permite uma operação prática em estilo analógico das funções do canal principal. O interface popular da Yamaha do canal seleccionado permite um acesso suave e intuitivo às mais detalhadas funções do canal funciona através de um visor LCD a cores e a uma diversidade de codificadores logicamente organizados. E independentemente do visor exibido, pode regressar imediatamente à tela principal, basta pressionar o botão HOME. Esta interface foi melhorada e comprovada ao longo de muitas gerações de mesas de mistura digitais da Yamaha.
Canais de entrada mono de 16 ou 32 mais 4 canais de entrada estéreo expansíveis até 32 ou 64 canais em duas camadas

A LS9-32 possui um total de 33 faders e a LS9-16 possui 17. Os faders da LS9-32 controlam as 32 entradas e saídas estéreo, enquanto os faders da LS9-16 controlam as 16 entradas e saídas estéreo da consola. Uma vez que a LS9-32 consegue lidar com um máximo de 64 canais, enquanto a LS9-16 consegue lidar com um máximo de 32 canais, ambos os modelos apresentam layers de canal comutáveis com a segunda layer da LS9-32 permitindo o controlo directo dos canais 33 a 64, e a segunda layer da LS9-16 permitindo acesso aos canais 17 a 32. As fontes de entrada podem ser corrigidas livremente aos canais conforme necessário e uma única fonte pode ser corrigida para dois canais, como por exemplo, com um na primeira layer a ser utilizado para alimentação da frente de sala e outro na segunda layer para monitorização. Os botões de Direct LAYER permitem comutar instantaneamente entre layers. Ambas as consolas apresentam quatro entradas estéreo. Quando se pondera as dimensões compactas destas consolas, a enorme capacidade e versatilidade de entrada é uma proeza admirável.
Funcionalidade dos canais extensiva

As consolas LS9 possuem cabeças de amplificação revocáveis que cobrem uma vasta gama de entrada de 72 dB, alimentação phantom, comutador de fase, filtro high-pass, equalizador paramétrico de 4 bandas, panorâmicas com capacidade LCR… tudo o que é fundamental. Mas existe muito mais. Pode escolher entre dois tipos de EQ de resposta, e cada canal possui dois processadores dinâmicos que podem ser usados para gate, compressão, ducking, expansão e até mesmo para de-essing. Existe mesmo um atenuador (com aumento) que torna possível tirar pleno partido do comprimento de palavra extra digital da consola para uma qualidade de som extraordinária. Nenhuma outra consola analógica proporcionou esta quantidade de controlo.
16 Mix Buses, 8 Matrix Buses, mais Buses estéreo e mono com modo LCR

O LS9-32 possui 16 saídas XLR “omni” analógicas no painel traseiro, enquanto o LS9-16 possui 8. Para uma expansão fácil, a LS9-32 possui duas ranhuras de cartões Mini-YGDAI e a LS9-16 apenas uma ranhura. As ranhuras de expansão tornam fácil a expansão das consolas com E/S analógica de alta qualidade ou E/S digital numa série de formatos. Os 16 mix buses podem funcionar tanto em modo AUX (VARI) ou em GROUP (FIX). Quando o modo AUX (VARI) é seleccionado, o ponto de envio pode ser configurado como PRE EQ, PRE FADER, or POST FADER. São fornecidas 8 matrizes de bus além dos bus de mistura, e estes podem ser utilizados para preenchimento ou para sends de gravação, ou para qualquer outro lugar onde os sends adicionais sejam necessários. Para uma monitorização de mistura fácil e eficiente uma funcionalidade de SENDS ON FADER instantaneamente atribui os níveis dos sends aos faders da mesa. Os bus de saída possuem muitas das mesmas funções que os canais de entrada, incluindo um equalizador paramétrico de 4 bandas e dinâmicas, para maior capacidade de processamento de saída.
Rack virtual com efeitos de elevada qualidade

Não há necessidade de racks de efeitos externos com uma consola LS9, ambos os modelos oferecem um rack virtual que está repleto de uma gama completa de efeitos que irão cobrir praticamente todos os requisitos de processamento. Podem ser usados simultaneamente até 4 processadores multi-efeitos, e pode usar até 8 equalizadores gráficos. A biblioteca de efeitos interna oferece 48 efeitos pré-definidos … incluindo os aclamados efeitos de reverb REV-X. Além das unidades GEQ de canal único com 31 bandas padrão, também possui unidades Flex15GEQ de 2 canais que permitem a utilização simultânea de até 16 unidades GEQ de 15 pontos. Ambos os tipos de GEQ permitem um ajuste prático das bandas através dos faders da consola, e os botões ON do canal podem ser usados para reiniciar instantaneamente a banda correspondente com um aumento/redução a zero.
Gravador/Leitor de memória USB para uma gravação prática e música ambiente (BGM) ou reprodução de efeitos

A memória cénica do LS9 permite guardar e recuperar todos os parâmetros da consola, incluindo o ganho do amplificador. A função Recall Safe (recuperação segura) pode ser usada para excluir canais específicos das operações de recuperação, tornando possível, por exemplo, deixar imaculados os efeitos ou canais MC através da recuperação cénica. Existe também a função Recall Focus (recuperação direccionada) que torna possível especificar qual o grupo de funções que será afectado pela recuperação cénica: amplificador, rack virtual, correcção de entrada, correcção de saída, canal de entrada ou canal de saída.
Gravador/Leitor de memória USB para uma gravação prática e música ambiente (BGM) ou reprodução de efeitos

As consolas LS9 possuem um gravador e leitor de memória USB interno de 2 pistas que elimina a necessidade de dispositivos externos de 2 pistas para diversas aplicações. É fácil gravar ao vivo directamente da consola e é também uma maneira prática de reproduzir música ambiente ou efeitos sonoros. O leitor de memória USB é compatível com ficheiros em formato MP3, AAC, e WMA de 96, 128, ou 196 kbps.
Gestão de acesso detalhada

As consolas da série LS9 permitem uma gestão de acesso prática e detalhada, que pode ser especialmente importante em instalações fixas. As chaves de utilizador (dispositivos de memória USB padrão) podem ser emitidas em diferentes níveis de acesso para utilizadores diferentes. O acesso pode ser controlado em detalhe, desde toda a consola a apenas um fader ou dois, conforme necessário.
O software de edição do LS9 para uma programabilidade e operacionalidade optimizadas.

O editor do LS9 é um aplicação gratuita de edição/visualização para computadores com sistema operativo Windows. Pode ser usado online em tempo real para uma visualização prática e flexível dos níveis, assim como dos parâmetro dos canais seleccionados. O editor do LS9 é também uma óptima forma de pré-programar as configurações da consola em modo offline uma eficiência significativamente reforçada. Em instalações permanentes, os diferentes operadores podem manter as suas próprias configurações individualmente e carregá-las na consola, conforme necessário por meio de um dispositivo de memória USB. O programa de edição é também uma excelente maneira de gerir cópias de segurança dos dados.

ATUALIZAÇÕES DE SISTEMA E ARQUIVOS PARA LS-9
LS9
LS9 Firmware (V1.21) Feb.14.2011
LS9 Editor (V2.1.3; Win 7/Vista/XP, Mac OS X) Aug.2.2010
LS9 Help File Dec.19.2006
Console File Converter (v1.0; Win 7/Vista/XP) Apr.4.2011
LS9 StageMix for iPad® Apr.13.2011

BLOCO DE DIAGRAMA – LIGAÇÕES E CATÁLOGO CLIQUE NO LINK ABAIXO :
https://www.yamahaproaudio.com/downloads/data_sheets/mixers/LS9_datasheet.pdf

-=-=-=-=
VIDEOS DIVERSOS

MANUAL https://www2.yamaha.co.jp/manual/pdf/pa/portuguese/mixers/ls9_om_pt.pdf

1 comment

Add yours

+ Leave a Comment