Quais são as melhores formas de guardar instrumento musical?

Quais são as melhores formas de guardar instrumento musical?
13 de junho de 2020
Quais são as melhores formas de guardar instrumento musical?
Quando se é músico, é fundamental ter muito cuidado com os equipamentos, pois, além de o seu custo ser elevado, a boa conservação faz toda a diferença no som ao tocar. Por isso, guardar o instrumento musical corretamente é fundamental. Fazer isso da forma apropriada evita danos provocados por agentes externos e variações climáticas ou que a posição inadequada prejudique a estrutura do instrumento. Eles são muito frágeis e qualquer alteração pode interferir no seu som. Confira a seguir, dicas para guardar os seus instrumentos e, com isso, garantir a sua preservação.

Como guardar o instrumento?

Cada instrumento tem um tipo de construção e, assim, diferentes formas de se guardar. Para todos eles, vale a regra de evitar locais com muita variação temperatura, excesso de umidade ou incidência de sol direta. Veja como fazer o armazenamento para cada família de instrumentos.

Cordas

Ao guardar instrumentos da família das cordas, é importante ter cuidado especial com o braço, que não deve servir como apoio. Tenha um suporte adequado, que pode ser de chão ou de parede. Caso seja possível, mantenha o instrumento em uma capa ou case específico. Poeira e gordura das mãos devem ser evitadas, por isso, sempre passe uma flanela seca antes e depois de tocar. É importante não afrouxar as cordas quando ele não for usado, pois isso pode desregular o braço.

Teclas

Os instrumentos de teclas também precisam de cuidados específicos. Alguns estudos consideram o piano como um instrumento da família das cordas, porém, para o seu armazenamento, vamos incluí-lo nas teclas por se tratarem de dicas parecidas. É importante jamais apoiar bebidas ou comidas no instrumento, pois podem trazer grandes danos caso sejam derrubadas. Mantê-lo com uma capa quando não for usado é uma boa alternativa para evitar poeira entre as teclas e também pelos de animais.

Percussão

Esses instrumentos cheios de partes precisam de cuidados bem específicos. Por mais que ocupem bastante espaço, é importante encontrar um local adequado para que sejam guardados. As partes de couro precisam ser hidratadas para manterem a sua estrutura. As peças devem ser guardadas em capas impermeáveis, o que as mantém livres de agentes externos.

Sopro

Os instrumentos de sopro exigem atenção extra, pois, além da sua preservação, também é preciso haver o cuidado com a saúde do músico. Isso porque, existe contato direto com a boca, portanto, é preciso evitar que haja a proliferação de microrganismos. Eles devem ser mantidos no estojo e estarem sempre secos ao guardar. Alguns podem ser desmontados para a limpeza de cada parte individual. É interessante escovar os dentes e lavar as mãos antes de tocar, além de evitar o uso de batons e outros produtos nos lábios.

Qual a importância da limpeza?

A sujeira das mãos, poeira, fragmentos de alimentos, pelos de animais e outros agentes externos podem danificar gravemente o instrumento. A limpeza deve ser feita regularmente, de maneira mais simples antes de guardar. Periodicamente, é importante fazer a higienização completa. Para isso, é fundamental usar os produtos adequados e seguir a forma de aplicação recomendada. Verifique sempre se não existem peças oxidadas, pois elas também podem causar danos ao restante do instrumento. Como vimos, guardar o instrumento musical da maneira apropriada garante a sua preservação, para que esteja sempre com o som perfeito quando você precisar dele. Siga essas sugestões e tenha equipamentos sempre em bom estado. Confira também dicas valiosas de como comprar instrumentos musicais pela internet.
Comentários
Faça seu Comentário
Seu e-mail não será divulgado
Faça seu Comentário
Carregando...
Inscreva-se na newsletter chevron-down