Quais equipamentos preciso para montar uma banda? Confira

Quais equipamentos preciso para montar uma banda? Confira


Uma pergunta que diversas pessoas fazem quando decidem entrar para o meio musical é a seguinte: quais equipamentos preciso para montar uma banda? Mesmo quem já toca há algum tempo acaba com esse tipo de dúvida. Afinal, instrumentistas que tocam sozinhos ou em pequenos conjuntos não precisam de muito para fazer a música acontecer, certo?

Entretanto, quando se fala de uma banda completa, o contexto muda de figura. Foi pensando nisso que resolvemos escrever este artigo. Nele, mostraremos os principais equipamentos que não podem faltar na hora de montar um grupo musical.

Portanto, se você estava com essa dúvida, acompanhe esta leitura e veja quais são os elementos essenciais, bem como a forma de adquiri-los.

O que deve ser analisado antes de montar uma banda?

É preciso analisar alguns pontos previamente à montagem de uma banda. Primeiro: é importante saber quais serão os seus objetivos, assim como o das outras pessoas que farão parte desse projeto.

Todos devem estar muito bem alinhados uns com os outros para que o grupo dê certo. Por isso, é fundamental estabelecer desde o início um foco, ou seja, se vai ser algo apenas tratado como um hobby ou uma atividade profissional.

Com isso em mente, você tem que se reunir com os seus parceiros e estabelecer o planejamento de como será estruturado os ensaios, shows e apresenta ações, bem como o estilo a ser explorado. Depois de passar por todas essas etapas, você precisa, finalmente, pensar na aquisição dos equipamentos.

Quais equipamentos preciso para montar uma banda?

Agora, elaboramos uma lista com os principais instrumentos que não devem faltar em uma banda. Veja quais são eles!

Violão e guitarra

Dificilmente existirá um estilo de música que não dependa do violão ou da guitarra. Em muitas bandas, inclusive, um único músico, com expertise para tocar bem cada um dos instrumentos, se encarrega de ambos.

Mesmo que no seu grupo não haja uma pessoa para cada instrumento, é importante que os dois estejam disponíveis para quando for necessário.

Contrabaixo

Se a guitarra e o violão já são indispensáveis, o contrabaixo é um instrumento ainda mais fundamental para toda a banda.

Você precisa escolher um equipamento que tenha qualidade e durabilidade. Esses fatores favorecerão as suas apresentações e evitarão que você tenha que comprar outro contrabaixo em breve.

Bateria

Apesar de existirem algumas bandas que não contam com a figura do baterista, a associação desse instrumento a um grupo musical é imediata.

Geralmente, esse é o equipamento que gera a maior polêmica entre todos os músicos, pois é bem difícil de ser movimentado e ocupa um grande espaço, tanto na área de ensaio quanto nos palcos. Independentemente disso, a maioria dos estilos musicais depende de uma bateria, e ela deve ser considerada essencial para quem vai iniciar um conjunto.

Teclado

O teclado é um dos instrumentos mais importantes para uma banda. Ele é o responsável por sustentar as harmonias. Para além disso, nos últimos anos, tal equipamento vem sendo utilizado como uma ferramenta indispensável na produção e controle dos elementos chamados virtual songs, ou VS para os mais íntimos.

Nesse caso, é importante que você adquira um teclado de qualidade e que seja capaz de atender todas as suas necessidades de produção, ademais de uma grande durabilidade.

Percussão

Do mesmo modo que a bateria, a percussão também é difícil de ser movimentada e ocupa bastante espaço no local de ensaio e nos palcos. Ela não é um instrumento em si, mas um conjunto de peças que formam todo um conglomerado.

Existem dezenas de itens que compõem essa estrutura. É importante que você identifique quais são indispensáveis para o seu estilo antes de adquiri-las. Por exemplo, se a sua banda pretende tocar axé, é preciso comprar surdos, timbales, congas, bongôs etc.

No entanto, no caso de o seu grupo preferir o rock, muitos desses equipamentos não serão necessários e podem ser substituídos por outros.

Amplificadores e caixas de som

A parte de sonorização também deve ser observada na hora de responder à pergunta sobre quais equipamentos são primordiais na montagem de uma banda. Isso se deve ao fato de que eles são necessários tanto para os ensaios quanto para as pequenas apresentações.

Os amplificadores são dispositivos de som específicos para certos instrumentos. Dessa maneira, a guitarra tem o seu, o teclado também, bem como o contrabaixo etc.

Acessórios

Por fim, temos alguns acessórios importantes para montar o equipamento de sua banda, entre eles destacamos:

  • cabos com plugs variados;
  • microfones;
  • suportes para apoiar instrumentos e microfones;
  • mesa de som;
  • efeitos para voz e instrumentos;
  • bags e cases para transportar os dispositivos.

Como adquirir os equipamentos para a banda?

Conhecer os principais equipamentos necessários para montar uma banda é muito simples. Com essa breve leitura, você já consegue identificar o que precisa para o seu estilo. A dúvida, agora, fica por conta de como encontrar todos esses instrumentos e acessórios. Afinal, o Brasil é um país bastante grande e não é qualquer cidade que conta com lojas especializadas nesses tipos de dispositivos.

Entretanto, temos uma boa notícia para você: a tecnologia proporcionou inúmeros benefícios em diversas áreas da vida e até mesmo os músicos foram alcançados por ela.

Uma dessas vantagens foi a criação do e-commerce de instrumentos e equipamentos relacionados à área musical. Atualmente, existem empresas, como a Teclacenter, que dispõem de um amplo estoque para entregar em todos os lugares do Brasil.

Isso significa que você pode adquirir o que necessita sentado em frente ao seu computador. Basta acessar o site da empresa, fazer uma pesquisa sobre os equipamentos, analisar as suas especificações, acrescentá-los ao carrinho e realizar o pagamento. Depois, é só esperar eles chegarem no seu endereço. É tudo muito simples, rápido e seguro.

Agora, além de ter a resposta para a pergunta “quais equipamentos preciso para montar uma banda?”, você também tem conhecimento para realizar a compra de todos esses elementos e começar a sua jornada no meio musical.

Portanto, acesse o nosso site e confira o amplo e diversificado catálogo que está a sua disposição.

+ Sem comentários

Adicionar