Como limpar um teclado musical — guia rápido e essencial

Como limpar um teclado musical — guia rápido e essencial


Um dos cuidados essenciais que os tecladistas devem ter com o seu instrumento é a limpeza. Isso garante o pleno funcionamento e evita danos causados pelo ambiente e pelo uso. Mas, para que isso seja feito com segurança, é preciso saber como limpar um teclado musical com os produtos certos e da maneira mais adequada.

Com o tempo, a sujeira pode amarelar as teclas e prejudicar o som ou, até mesmo, fazer com que algumas notas não sejam mais emitidas. Para ajudar a evitar que isso aconteça, fizemos um guia para a limpeza do seu teclado. Continue a leitura e confira.

Mantenha alguns cuidados básicos com o teclado

Alguns cuidados com o teclado são básicos e você precisa observar sempre que usar o instrumento. Assim, lavar as mãos com sabonete antes de tocar é importante para eliminar parte da gordura e sujeira que ela acumula e que pode danificar as teclas. Outro cuidado é sempre utilizar uma flanela para limpá-lo após o uso, o que elimina os resíduos.

Da mesma maneira, a forma de guardar e transportar o equipamento é importante para prevenir danos. Utilize alguma proteção e evite deixá-lo exposto ao sol excessivo, a poeira ou a pelos de animais.

Locais muito fechados e sem ventilação também podem trazer prejuízos às peças e provocar mofo. Para o transporte, tenha sempre um case específico e, se possível, não deixe que ele fique dentro do carro por muitas horas.

Assim, também é importante evitar colocar objetos sobre o teclado, especialmente alimentos e bebidas. Caso ele não seja usado com frequência, realize pelo menos uma limpeza básica semanal para garantir a sua integridade e mantenha-o em um local protegido.

Estabeleça um cronograma para a frequência ideal

Ao manter os cuidados frequentes indicados anteriormente, a sujeira acumulada será bem menor. Ainda assim, é importante estabelecer um cronograma de limpeza do teclado musical. Isso é interessante para que se torne uma regra, e também evita que haja acúmulo de impurezas a ponto de prejudicar o som.

A frequência ideal para limpar o teclado varia de acordo com o seu uso e disponibilidade. Porém, é recomendado fazer uma higienização mais cuidadosa semanalmente, com o auxílio dos produtos adequados. A limpeza completa, com a desmontagem do instrumento musical pode ser feita uma vez por ano, para eliminar toda a sujeira que se acumula também na parte interna.

Escolha os produtos certos

Para evitar danos, é fundamental usar os produtos adequados para a limpar um teclado musical. Uma flanela limpa e um pincel de cerdas macias são suficientes para o cuidado diário.

Na limpeza semanal, o pano pode ser umedecido em uma solução de água com algumas gotas de detergente neutro. É importante não deixar o pano molhado, pois, isso pode causar danos. Existem alguns produtos específicos para a limpeza de teclados que também podem ser interessantes. Para teclas amareladas pode ser usada uma solução de vinagre diluído em água. Também é válida a observação de deixar o pano apenas umedecido.

Por outro lado, existem produtos que nunca devem ser utilizados no instrumento musical. Isso inclui panos muito ásperos, que soltam fiapos ou que estejam sujos. Esponjas ou materiais abrasivos também devem ficar longe do teclado, pois eles eliminam o polimento das teclas e provocam muito desgaste.

Da mesma maneira, alvejantes, produtos para limpeza de móveis ou que tenham álcool em sua composição devem ser evitados. Além de agressivos, eles deixam resíduos que podem alterar o contato dos dedos com as teclas. Isso, além de danificar o instrumento, ainda prejudica o músico na hora de tocar.

Tenha alguns cuidados durante a limpeza

Ao realizar a limpeza regular do seu teclado musical, além de observar a escolha correta dos produtos e materiais, como dito anteriormente, é importante evitar algumas práticas que podem provocar danos.

Por isso, não pressione as teclas ao higienizá-las. Limpe uma a uma, com apoio dos dedos na parte de baixo, para evitar que elas sejam tensionadas, o que preserva a sua mecânica. Também é importante não esfregar o pano ou pincel com muita força. Os movimentos de limpeza devem sempre ser de dentro para fora, para que a sujeira não seja levada para a parte interna do teclado, o que é ainda pior.

Faça uma limpeza completa

Vale ressaltar que é sempre recomendado que o instrumento seja levado até uma assistência técnica para evitar acidentes e danos ao instrumento. Caso o teclado esteja com sujeira interna, que prejudica a sua tocabilidade, é necessário fazer uma limpeza completa. Como já foi dito, ela pode ser feita uma vez por ano, para garantir o seu pleno funcionamento. Confira a seguir como limpar o teclado musical internamente.

Desmonte o teclado

Caso a limpeza interna seja por conta de alguma tecla ter perdido seu funcionamento, a dica é colocar um adesivo para marcá-la, o que permitirá a verificação de solução do problema durante o processo.

Vire o teclado para baixo e deixe-o apoiado em uma superfície limpa e macia. Na sequência, retire os parafusos com uma chave philips e coloque-os em um local seguro para evitar que eles sejam perdidos. Para evitar ter problemas, você pode numerar os parafusos diferentes e também tirar uma foto do teclado montado, para consultar depois.

Ao retirar a tampa, você encontrará a estrutura interna e a parte eletrônica do instrumento, que varia de acordo com o tipo de teclado. Se desejar, fotografe novamente para ajudar na remontagem. O circuito de acionamento das teclas estará preso por alguns grampos, que podem ser afrouxados com uma chave de fenda, para permitir a limpeza da região.

Retire a sujeira

Com um pano totalmente seco ou pincel, faça a limpeza cuidadosa da parte interna do teclado. É fundamental utilizar materiais limpos e que não deixem resíduos, para evitar provocar ainda mais sujeira. O pano também ajuda a limpar as regiões que tiverem oxidado.

Dessa maneira, limpe as soldas e os circuitos cuidadosamente, com atenção para todas as partes que precisam ser higienizadas. Faça movimentos suaves, para preservar as estruturas internas do instrumento, que são bastante sensíveis.

Se quiser testar o funcionamento das teclas defeituosas, ligue o teclado ainda aberto e confira se o problema foi solucionado. Caso não tenha resolvido, tente uma limpeza mais específica na região onde ela é acionada.

Remonte o teclado

Desligue o teclado, caso tenha ligado anteriormente. Recoloque as estruturas em seu lugar, com o auxílio da foto que você fez antes da limpeza, e feche a tampa. Agora basta ajustar os parafusos que foram retirados.

Como vimos, os cuidados preventivos são muito importantes para manter a integridade do seu instrumento. Com as dicas de como limpar o teclado musical, você evita problemas causados pela sujeira, que podem até mesmo ocasionar danos estruturais.

Também é importante poder contar com a assistência técnica do seu teclado. Para isso, é fundamental comprar o instrumento em uma loja autorizada da marca e que tenha consultores para atendimento especializado em teclas, como é o caso da Teclacenter. Isso permite que você tenha o suporte adequado quando precisar de auxílio com seu instrumento.

Para saber mais sobre o que a Teclacenter tem a oferecer a tecladistas, entre em contato.

+ There are no comments

Add yours