Como estudar escalas


Base de grande parte da produção musical ocidental, as escalas devem ser objeto de constante dedicação, tanto para o domínio de suas formas quanto para o processo de moldar a mão ao formato do teclado

A proliferação de professores – muitas vezes despreparados e sem a real e exata noção dos benefícios que determinados estudos podem trazer – cultivou o hábito dos exercícios sobre escalas sem a necessária atenção. Da mesma forma que vários outros estudos propostos aos alunos de instrumentos de teclas, as escalas tem a fama de serem repetições entediantes  que, na maioria das vezes, representam para o estudante apenas mais uma lição a vencer. Na verdade, seu aprendizado é muito mais importante do que isso: com o correto estudo das escalas, o aluno passa a dominar o dedilhado nas mais variadas tonalidades, moldando sua mão ao formato do teclado, o que facilita, e muito, a execução de peças, tanto do repertório erudito quanto do popular, e a improvisação. Além disso, o estudo técnicomecânico das escalas deve ser acompanhado de uma análise teórica sobre as possibilidades harmônicas e melódicas existentes.

Passagem do polegar
O maior benefício – e desafio – no estudo das escalas é a passagem do polegar por baixo da mão e desta por cima dele, o que permite a execução de linhas melódicas compostas sobre graus sucessivos com sonoridade constante e legato perfeito, praticamente impossível de serem conseguidos sem esse artifício. Essa é a forma mais disseminada de dedilhado, que foi desenvolvida ao longo da história dos instrumentos de teclas.

A escala de Do Maior é considerada a de execução mais fácil dentre as maiores porque utiliza apenas as teclas brancas do instrumento. Deve, contudo, ser estudada com atenção e cautela, até que os movimentos estejam automatizados, pois disso dependerá o aprendizado de todas as outras que se seguem. Exercícios preparatórios, portanto, são imprescindíveis.

O primeiro exercício proposto isola a movimentação do polegar do resto dos movimentos, prendendo as notas Ré e Mi com os dedos 2 e 3 enquanto o polegar faz a passagem por baixo deles. Para que seja produtivo, o exercício deve ser executado em andamento lento e com a contagem precisa (exercício 1). A pausa deve ser utilizada para posicionar o polegar sobre a próxima nota. O exercício seguinte (exercício 2) trabalha da mesma forma, mas utilizando a próxima passagem do polegar, sob os dedos 2, 3 e 4. Deve-se atentar para o fato de que a movimentação deve ser horizontal, sem qualquer rotação ou flexão do pulso. Desse modo, o raio de ação do polegar se expande e a precisão aumenta. O mesmo deve ser feito com a mão esquerda, em movimento contrário (exercícios 1 e 2).

exeercicio 1exeercicio 2

 

Quando dominada a passagem do polegar com as notas presas, deve-se estudá-la com movimento (exercícios 3 a 8).

exeercicio 3

Em seguida, deve-se estudar toda a escala, primeiramente com as mãos separadas e, depois, com as mãos juntas, em movimento contrário. O movimento paralelo deve ser estudado somente após o movimento contrário estar completamente dominado.

exeercicio 4

As escalas maiores de Sol, Ré, Lá e Mi seguem o mesmo dedilhado e devem ser estudadas da mesma forma.

Procure perceber que nessas escalas, a cada acréscimo de um acidente (sustenido) a mão começa a adquirir a forma do teclado, posicionando o polegar sobre as teclas brancas e os outros dedos sobre as pretas. essa configuração será importantíssima para o estudo das escalas com bemóis e as com mais de quatro sustenidos. Bom estudo!

Categories

2 Comments

Add yours
  1. 1
    Escalas - Blog TeclaCenter

    […] Nesta postagem anterior, foram abordadas a passagem do polegar e a execução das escalas maiores de Do, Sol, Ré, Lá e Mi, em que, no movimento contrário, as passagens de polegar são  feitas simultaneamente nas duas mãos. A seguir, tratraremos das escalas maiores de Si, Fá# e Dó#. […]

  2. 2
    Nilton Benfatti

    Muito interessante sua abordagem sobre como estudar escalas. Uma prática que é chata e é passada como um axioma passa a ser agradável.
    Estou aguardando as novas escalas.

    Agradeço por usar seu tempo em nosso benefício.

+ Leave a Comment