Aprenda como afinar um ukulele!

Aprenda como afinar um ukulele!


O ukulele é um instrumento arrojado, que aparece em muitas composições, além de permitir versões bem legais de músicas famosas. Apesar de ter apenas 4 cordas, muitas pessoas têm dúvidas sobre como afinar um ukulele.

O processo é relativamente simples, porém, é muito recomendado que se desenvolva a audição musical, para perceber quando é necessário ajustá-lo. Para isso, você pode contar com diferentes recursos, que trazem facilidade e garantem maior precisão.

Esse é o primeiro passo para conhecer mais sobre o seu instrumento, o que trará maior familiaridade com as notas, as cordas e o seu funcionamento.

Aprenda, neste artigo, as formas de afinar o ukulele, qual a sequência de notas e os cuidados importantes nesse momento. Boa leitura!

Quais são as formas de afinar o ukulele?

Primeiramente, é importante saber que qualquer instrumento de cordas pode ter diferentes afinações. A escolha depende dos objetivos específicos do músico. Porém, sempre existe uma sequência padrão, que é usada na maior parte das vezes.

No caso do ukulele, ela é: Sol, Dó, Mi, La. Para afiná-lo, você pode usar diferentes métodos. Confira alguns, a seguir.

Afinar com outro instrumento como referência

Se você tiver outro instrumento afinado, pode usá-lo como referência. Para isso, é preciso ter o ouvido mais desenvolvido, o que ajudará perceber quando a nota já chegou ao lugar ideal. Também é uma boa forma de estimular a percepção musical. Assim, você deve tocar a nota no outro instrumento e ajustar a tarraxa do ukulele até soarem idênticas.

Afinar com afinador eletrônico ou aplicativo

O afinador eletrônico e os aplicativos de afinação são os recursos mais simples e fáceis usados para ajustar o instrumento. Eles mostram em qual nota cada corda está afinada e quando elas já chegaram naquela que você deseja, geralmente com a mudança de cores.

Afinar de ouvido

A afinação de ouvido, é preciso ter, pelo menos, uma corda já afinada. A partir dela, você poderá encontrar as notas correspondentes ao longo do braço e igualar o som. Para isso, é preciso saber como achar cada nota e ter uma boa audição para comparar.

Quais cuidados importantes com o instrumento?

Algumas dicas são importantes para que o ukulele mantenha as notas no lugar certo por mais tempo e também para preservar o instrumento. Nesse sentido, é recomendado:

  • sempre terminar apertando e não afrouxando a corda;
  • usar as cordas específicas para o ukulele;
  • tocar sempre com as mãos limpas;
  • não colocar objetos em cima do instrumento;
  • guardar o ukulele em uma capa.

Além disso, se as cordas do seu instrumento são novas, é comum que elas desafinem em pouco tempo. Quando elas se ajustam, passam a manter mais as notas no lugar certo. Isso também é comum quando se usa capotraste.

Como vimos, saber como afinar um ukulele é importante para começar a tocá-lo. Isso traz mais autonomia, para que você mantenha o instrumento sempre bem ajustado para as suas músicas, sem precisar pedir para que outra pessoa faça isso.

Ajude mais pessoas a aprenderem a afinar o ukulele, compartilhando este texto em suas redes sociais.

Categorias

+ Sem comentários

Adicionar