Leve, compacto, mixer digital com recursos avançados e excelente qualidade de som.
- 16 Pré de microfone de alta qualidade, com facilidades de memorização em cada cena de memória.
- Expansível por mais 16 canais usando os cartões Mini-YGDAI. 4 entradas estéreo.
- 16 vias de auxiliar e 8 matrix, LCR.
- Rack virtual com 4 processadores de Efeito e Equalizadores Gráficos.
- Exclusivo Reprodutor e gravador de memória USB.
A Série LS9 consiste em 2 modelos, LS9 32 com 32 entradas de microfone/linha com capacidade de expansão para mais 32 canais, totalizando 64 canais e LS9 16 com 16 entradas de microfone/linha com capacidade de expansão para mais 16 canais, totalizando 32 canais.
Os dois modelos são compactos e leves o suficiente para que uma só pessoa possa carregar e configurar o seu sistema sozinha.
Leve e compacta para um ótimo manuseio e portabilidade
Embora mantenham a funcionalidade, qualidade de som e operacionalidade dos consoles digitais da Yamaha, como a PM1D, os consoles LS9 são pequenos e leves o suficiente para serem facilmente transportados e operados por uma única pessoa (LS9-32 = 19.4 kg, LS9-16 = 12,0 kg). Qualquer um destes consoles notavelmente manuseáveis conseguem oferecer funcionalidades e desempenhos avançados para amplos sistemas temporários de som ao vivo assim como instalações permanentes.
Escolha o modelo que se ajusta às suas necessidades
A série LS9 consiste na LS9-32 de 64 canais com 32 entradas de microfone/linha, e na LS9-16 de 32 canais com 16 entradas de microfone/linha. Com a sua grande capacidade de entrada e bus complementar, a LS9-32 é a escolha ideal para grandes aplicações de som ao vivo com requisitos de entrada e saída complexos, enquanto a LS9-16 proporciona um controle extremo e facilidade operacional para eventos e pequenas aplicações de som ao vivo.
O design de circuito analógico não compromete e proporciona o melhor som nesta classe
O console Yamaha PM1D e o console analógico PM5000, foram aclamados pelos principais engenheiros de som a nível mundial pela sua impressionante qualidade de som. A série de consoles LS9 herda o mesmo tipo de desempenho sonoro superior, graças à seleção meticulosa de peças e à atenção minuciosa dada ao design de cada detalhe do circuito. Obviamente foi dada especial atenção aos amplificadores integrados, com excelentes resultados. Grande parte da tecnologia desenvolvida para os modelos top de linha foi aplicada sem reservas para garantir que estes consoles se sobressaiam.
Interface intuitiva
Cada canal de entrada possui um fader de 100 milímetros, um botão ON/OFF, um botão CUE, e um Medidor LED de 6 segmentos que permite uma operação prática em estilo analógico das funções do canal principal. A interface popular da Yamaha do canal selecionado permite um acesso suave e intuitivo. As funções detalhadas do canal podem ser alteradas através de um visor LCD a cores e a uma diversidade de encoders logicamente organizados. Independentemente do visor exibido, você pode voltar imediatamente à tela principal. Basta pressionar o botão HOME. Esta interface foi melhorada e comprovada ao longo de muitas gerações de consoles digitais da Yamaha.
Canais de entrada mono de 16 ou 32 mais 4 canais de entrada estéreo expansíveis até 32 ou 64 canais em duas camadas
A LS9-32 possui um total de 33 faders e a LS9-16 possui 17. Os faders da LS9-32 controlam as 32 entradas e saídas estéreo, enquanto os faders da LS9-16 controlam as 16 entradas e saídas estéreo do console. Uma vez que a LS9-32 consegue lidar com um máximo de 64 canais, enquanto a LS9-16 consegue lidar com um máximo de 32 canais, ambos os modelos apresentam layers de canal comutáveis com o segundo layer, permitindo o controle direto dos canais 33 a 64, e o segundo layer da LS9-16 permitindo acesso aos canais 17 a 32. As fontes de entrada podem ser endereçadas livremente nos canais conforme necessário e uma única fonte pode ser endereçada para dois canais, como por exemplo, um no primeiro layer para ser utilizado para alimentação do PA e outro no segundo layer para Monitor.
Os botões de Direct LAYER permitem comutar instantaneamente entre layers. Ambas as consoles apresentam quatro entradas estéreo. Quando se pondera as dimensões compactas destas consoles, a enorme capacidade e versatilidade de entrada é um feito admirável.
Funcionalidade dos canais extensiva
Os consoles LS9 possuem pré amplificadores digitais que cobrem uma vasta área de entradas com range de 72 dB, alimentação phantom, comutador de fase, filtro high-pass, equalizador paramétrico de 4 bandas, panorama com capacidade LCR. Mas há muito mais. Você pode escolher entre dois tipos de equalizadores, e cada canal possui dois processadores de dinâmica que podem ser usados para gate, compressão, ducking, expander e até mesmo para de-esser. Existe um atenuador que torna possível tirar pleno partido do comprimento da palavra extra digital do console para uma qualidade de som extraordinária. Nenhum outro console analógico proporcionou esta quantidade de controle.
16 Mix Buses, 8 Matrix Buses, mais Buses estéreo e mono com modo LCR
O LS9-32 possui 16 saídas XLR omni analógicas no painel traseiro, enquanto o LS9-16 possui 8. Para uma expansão fácil, a LS9-32 possui dois slots para cartões Mini-YGDAI e a LS9-16 apenas um slot. Os Slots de expansão tornam fácil a expansão das consoles com E/S analógica de alta qualidade ou E/S digital numa série de formatos. Os 16 mix buses podem funcionar tanto em modo AUX (VARI) ou como GROUP (FIX). Quando o modo AUX (VARI) é selecionado, o ponto de envio pode ser configurado como PRE EQ, PRE FADER, or POST FADER. São fornecidas 8 matrizes de bus além dos busses de mixes, e estes podem ser utilizados para o sistema de áudio, para gravação, ou para qualquer outro lugar onde os sends adicionais sejam necessários. Para uma monitorização de mixagem fácil e eficiente, uma funcionalidade de SENDS ON FADER instantaneamente atribui os níveis dos sends aos faders da mesa. Os busses de saída possuem muitas das mesmas funções que os canais de entrada, incluindo um equalizador paramétrico de 4 bandas e dinâmicos, para maior capacidade de processamento de saída.
Rack virtual com efeitos de elevada qualidade
Não há necessidade de racks de efeitos externos com uma console LS9, ambos os modelos oferecem um rack virtual que está repleto de uma gama completa de efeitos que irão cobrir praticamente todos os requisitos de processamento. Podem ser usados simultaneamente até 4 processadores multi-efeitos, e você pode usar até 8 equalizadores gráficos. A biblioteca de efeitos interna oferece 48 efeitos pré-definidos, incluindo os aclamados efeitos de reverb REV-X. Além das unidades GEQ de canal único com 31 bandas padrão, também possui unidades Flex15GEQ de 2 canais que permitem a utilização simultânea de até 16 unidades GEQ de 15 bandas. Ambos os tipos de GEQ permitem um ajuste prático das bandas através dos faders do console, e os botões ON dos canais podem ser usados para reiniciar instantaneamente a banda correspondente com um aumento/redução a zero dB.
Gravador/Leitor de memória USB para uma gravação prática e música ambiente (BGM) ou reprodução de efeitos
As memórias de cena do LS9 permitem salvar e chamar todos os parâmetros do console, incluindo o ganho do pré amplificador. A função Recall Safe (Recall Seguro) pode ser usada para excluir canais específicos das operações de recall. Existe também a função Recall Focus (Recall Direcionada) que torna possível especificar qual o grupo de funções que será afetado pela recuperação da cena: ganho, rack virtual, atenuação da entrada, atenuação da saída, canal de entrada ou canal de saída.
Gravador/Leitor de memória USB para uma gravação prática e música ambiente (BGM) ou reprodução de efeitos
Os consoles LS9 possuem um gravador e leitor de memória USB interno de 2 pistas que elimina a necessidade de dispositivos externos de 2 pistas para diversas aplicações. É fácil gravar ao vivo diretamente do console e é também uma maneira prática de reproduzir música ambiente ou efeitos sonoros. O leitor de memória USB é compatível com arquivos em formato MP3, AAC, e WMA de 96, 128, ou 196 kbps.
Gestão de acesso detalhada
Os consoles da série LS9 permitem uma gestão de acesso prática e detalhada, que pode ser especialmente importante em instalações fixas. As chaves para usuários (dispositivos de memória USB padrão) podem ser emitidas em diferentes níveis de acesso para usuários diferentes. O acesso pode ser controlado em detalhe, desde todo o console a apenas um fader ou dois, conforme necessário.
O software de edição do LS9 para uma operacionalidade otimizada
O editor do LS9 é uma aplicação gratuita de edição/visualização para computadores com sistema operacional Windows. Pode ser usado on line em tempo real para uma visualização prática e flexível dos níveis, assim como dos parâmetros dos canais selecionados. O editor do LS9 é também uma ótima forma de pré-programar as configurações do console em modo off-line( ). Em instalações permanentes, os diferentes operadores podem manter as suas próprias configurações individualmente e carregá-las no console, conforme necessário por meio de um dispositivo de memória USB. O programa de edição é também uma excelente maneira de criar cópias de segurança dos dados.
Outline
Mixing capability | Mixing channels | 32 Mono + 4 Stereo |
---|---|---|
GROUP | 16 MIX (Group/AUX) busses | |
AUX | 16 MIX (Group/AUX) busses | |
MAIN | Stereo, Mono | |
MATRIX | 8 | |
Input channel functions | HPF, Attenuator, 4-band PEQ, 2x Dynamics, Pan (LR or LCR with CSR) | |
Output channel functions | Attenuator, 4-band PEQ, Dynamics | |
On-board processors | 4x GEQ, 4x GEQ/SPX (GEQ: 31-band or 2x Flex15), 50x Output port delay | |
I/O | Mic inputs | 16 (Recallable) |
Phantom power | +48V DC ON/OFF per channel | |
AD converter | 24-bit 128-time over sampling | |
Line outputs | 8 Omni output | |
DA converter | 24-bit 128-time over sampling | |
Digital I/O | 2tr in/out, USB Memory Recorder/Player | |
Expansion slots | Mini-YGDAI (16-in/16-out) Possible to remote HA gain via slot | |
Control and others | Ethernet, MIDI, USB (Storage/Key), Word clock I/O |
General specifications
Internal processing | 32bit, Accumulator: 58bit | |
---|---|---|
Sampling frequency rate | Internal | 44.1kHz, 48kHz |
External | 44.1 kHz (-10%) to 48 kHz (+6%) | |
Signal delay | Less than 2.5 ms (@48kHz) | |
Total harmonic distortion | Less than 0.05% (20Hz-20kHz) | |
Frequency response | 0, +0.5, -1.5dB 20Hz-20kHz | |
Dynamic range | DA: 110dB AD+DA: 108dB | |
Hum & noise level | Equivalent input noise | -128dBu |
Residual output noise | -86dBu | |
Crosstalk | -80 dB Adjacent Input Channels, Input to Output | |
Power requirements | AC100-240V 50/60Hz, and/or Use PW800W | |
Power consumption | 95W | |
Dimensions | W | 480mm 18-7/8in |
H | 220mm 8-11/16in | |
D | 500mm 19-11/16in | |
Net weight | 12.0kg 26.5lbs | |
Accessories | Owner&rsquos Manual, AC Power Cord |