KORG N5 MUSIC SINTETIZADOR
MARTIN RUSS olha acessível novo synth da Korg e descobre que o leva de volta a alguns anos ...
Após um longo período durante o qual o polysynth reta parecia ter sido substituída por estação de trabalho, o último par de anos têm visto o retorno de instrumentos acessíveis na cerca de £ 700 'área. Em estreita associação, o arpejador e em tempo real ao vivo do painel frontal controladores reapareceram também. A tecnologia pode ter mudado radicalmente, mas parece que estamos voltando aos tempos da Roland JX3P eo Korg Polysix e Poly 61.
KORG N5 £ 725 pros
con
resumo
|
Reformulação de um produto já existente em diferentes variantes é tão antiga quanto a fabricação própria. Há algum tempo temos visto o motor de som extraído de uma estação de trabalho e se transformou em um expansor de montagem em rack, após o que um teclado é adicionado às entranhas do expansor para criar um sintetizador.Muitas vezes, a operação de remoção e adição de bits é feito com uma certa falta de subtileza, com o resultado de que o expansor e do teclado derivado versões sentir inconsistente. Então você vai ser tão feliz como eu estava para descobrir que o N5 não é apenas um ns5r com um teclado adicional, ou um N364 sem o seqüenciador e unidade de disco. Em vez disso, é uma coerente e bem pensado S & S (Sample & Synthesis) polysynth, com polifonia de 64 notas, um teclado de 61 notas, um arpejador para brincar com e botões reais para ajustar! Para quem gosta de um teclado maior, há a N1, uma versão de 88 teclas com amostra ROM adicional (18Mb em vez de 12) e duas saídas de áudio extra.
ESTRUTURA
A chave para usar qualquer instrumento moderno está ficando sua cabeça em torno de como os sons são colocados juntos. Na década de 1970, isso significava selecionar um patch e sabendo que havia osciladores, filtros e envelopes por baixo.Hoje em dia, não há muito mais para lidar com isso. O N5 compartilha a mesma dupla personalidade como a maioria dos teclados de PC com um rápido-devir-a-padrão-on-entry-level-produtos '/ interface computador Mac. Ele tem dois modos de funcionamento: um em torno de jogá-lo como um instrumento de desempenho, e outra onde é usado como uma fonte de som multitimbral. Evitando qualquer indício de techno-cavaco, Korg chamar essas Performance Mode e Modo multi respectivamente.
O elemento gerador de som subjacente básico é chamado de Programa, e este contém os osciladores, filtros e envelopes da S & S habitual (AI 2 em Korg-falar) Arquitetura de voz. Se você atribuir programas para canais MIDI e volumes estabelecidos, as posições pan, efeitos envia e retorna com 'batedeira' a bordo, você pode criar um Multi, com até 32 partes (Programas), e ideal para usar com um computador seqüenciador. Se você tomar um multi e cortá-la para oito partes, impulsionado pelo teclado, você tem que chamar um Korg Combination, que fornece pilhas, camadas e divisões para ajudar você a usar-se tudo o que a polifonia.Adicionar em um instantâneo dos controles do painel frontal, as maçanetas em tempo real e o arpejador, e você terá um desempenho.
Os N5 é ligado em número de Performance 01, e é muito tentador basta escolher combinações ou Programas e reproduzi-los usando este conjunto de configurações de controle do painel frontal, mas é quase melhor para percorrer as 32 Performances em primeiro lugar, porque eles mostram que o instrumento sua melhor vantagem.
ARQUITETURA & SONS
O N5 usa AI variante da Korg da síntese de S & S, fornecendo amostras de áudio que podem ser processados por um filtro e envelopes, e depois ter efeitos aplicados a eles. É uma técnica bem-vestida, que é capaz de produzir alguns sons muito eficaz e útil. Puristas sintetizador criticar S & S para a abordagem seus pintura-por-números, argumentando que é pouco mais do que a amostra replay. Mas a força da Korg tem sido na programação de sons de seus instrumentos, a partir do M1 onipresente de 10 anos atrás até os dias de hoje, e uma vez que você passar os sons GM, GS e XG, que são previsivelmente muito no replay amostra sentido, há uma abundância de sons que exploram as capacidades da arquitetura.
|
Síntese AI fornece osciladores duplos ou individuais, bem como o modo 'drum' special-purpose, onde as teclas individuais no teclado pode ter amostras que lhes forem atribuídas. Usando dois osciladores metades a polifonia, é claro, mas com duas amostras disponíveis no modo de oscilador duplo fornece muito mais espaço para a programação inteligente. O elo mais fraco na síntese de S & S da Korg tem sido sempre os filtros, eo N5 tem o controle da mesma, em vez manso 'Intensidade de Cor , onde outros sintetizadores ter o controle de uma ressonância mais útil. Korg têm abordado este no N5, proporcionando um efeito chamado de filtro ressonante, que permite que você crie esses clichês sintéticos sonoridade passa-banda varreduras de filtro.
Há 47 outros tipos de efeitos, divididos em single, séries e categorias paralelas e dois processadores independentes, o que significa que você pode ter um máximo de quatro efeitos independentes simultaneamente. O N5 só tem duas saídas, para que todos esses efeitos são misturados para apenas um par estéreo. Como é habitual, os efeitos devem ser utilizados no contexto de um desempenho, ou combinação multi invés de um programa individual, e a sua qualidade é muito boa, com o conjunto agora quase padrão de tipos de efeitos: reverberação Reflexões precoces Atrasos & ecos Chorus Flanging & Fases, Exciter, Distortion, Tremolo e Rotary Speaker e Parametric EQ. Series e combinações paralelas de estes também são fornecidos, eo N5 permite utilizar controladores MIDI ou aftertouch como fontes de modulação para o controle wet / dry mix efeitos.
O material sonoro bruto para o motor de síntese de manipular é na verdade uma mistura de amostras e multisamples. Korg desde que, as amostras necessárias para os sons GM, além de um grande número de outros adicionais: 527 amostras de instrumentos e 285 samples de bateria. Estão incluídos alguns synth sons graves com built-in filtro ressonante varreduras, um monte de ruídos (arranhões, clinks e clunks, além de ruído metálico a 'Pole' essencial), a 'provavelmente fixável na mix' de som, uma gaita de foles som muito chiffy 'Doo', alguns aplausos em vez contido em contraste com um enorme rugido estádio, FX como por GM e além, e um monte de timbres e loops de ciclo simples. Há muito para programadores para obter os seus dentes em, especialmente tendo em conta a polifonia de 64 notas do N5 e até oito partes por Combinação.
|
Sons GM do N5 são realmente muito bom - muito perto do set GM standard, mas de alta qualidade. Os sons não-GM são muito abrangentes e altamente usável, incluindo brilhantes e brilhantes almofadas, brilhante, stand-os sons maquetas, guitarras distorcidas em todos os sabores, tinkly almofadas com sons melancólicos de solo, instante trilhas sonoras, monstros synth ousadas, humores orquestrais, e muito mais ... É difícil encontrar a falha, na verdade. É o som que vendem síntese S & S, e há muitos excelentes queridos lotaram o N5.
EDIÇÃO
Encontrar o seu caminho em torno de um instrumento é muito importante. Tarefas básicas, como selecionar Combinações ou Multis são muito simples na N5. Como se locomover Performances é um pouco menos óbvio, exigindo botão prensas para frente e para trás entre a página de exibição, onde você escolhe a Performance ea página onde você pode ver quais combinações ou Programas compõem. Nomeado (ao invés de numerada) Performances e um layout de uma única tela um pouco diferente (com texto menor, talvez) teria sido muito melhor!
Para mover-se entre a edição de páginas e modos, a N5 usa uma mistura de prensas dos botões multi os botões Parte / Página Perform ou, botões de cursor e. Na verdade, entrar em modo de edição do programa pode ser confuso até você pegar o jeito da hierarquia do Programa / Combinação / Performance. E devo confessar que não gosto do teclado numérico em tudo. Mas estes são pontos menores que você se acostumar com o tempo. Eu continuo chatear longe sobre o tema de interfaces de usuário, na esperança de que um dia ...
Ao editar Multis, as alterações feitas para o volume, pan, faixa de teclado, transposição, filtro de corte, a velocidade de LFO, configurações do envelope, e assim por diante, são armazenados como offsets em vez de alterações aos programas subjacentes, de modo que o Programa em si permanece inalterado. Isto é excelente para aquelas pessoas que querem fazer alterações em um mix, mas quem não quer fazer pequenas alterações em programas e tem que salvar todas as pequenas variações.
JOGO
|
Suficiente sobre edição. Qual é a N5 gosta de jogar?
Bem, o teclado é um daqueles que você ama ou odeia. Eu não sou um grande fã deste tipo de teclado muito elástico, mas a transição aftertouch é muito bom. Os topos das teclas brancas do N5 são ligeiramente convexo, que se sente estranho para meus dedos depois de anos de teclas achatadas - mas tem a vantagem de que se mantenha a cabeça cerca de meio metro acima das teclas, você começa um reflexo perfeito de toda sua cabeça em cada um dos cerca de pena de uma oitava das chaves. Alguém vai usar isso em um vídeo da música - e se não fossem, eles estão agora!
O estilo de Korg pitch-bend e rodas de modulação são menores do que eu estou acostumado, desde que foi criado em Minimoogs, eo espaçamento entre eles é um pouco maior do que em muitos outros synths. Mas me adaptei muito facilmente, e eu tenho certeza que o exercício extra para o dedo mínimo da mão esquerda vai fazê-lo bem. Portamento é um desses efeitos de desempenho que desvaneceram quando digital veio em muitos anos atrás, e que você só percebe que você perdeu quando se trata de volta!
Os quatro botões de controle em tempo real são a própria simplicidade de usar.Com apenas dois conjuntos de parâmetros para escolher (Attack, Release, de corte do filtro, FX, ou superior / inferior equilíbrio (racha), Panpot, o tempo de Portamento e
Mod 2), a menos que você re-atribuí-los a si mesmo, você começa rapidamente a usá-los como controles extras mais o som, e você pode salvá-los como parte de uma performance.
O arpejador é inteligentemente concebido para espremer o máximo absoluto das instalações disponíveis. Há 11 para cima, para baixo, aleatório e de outros padrões de arpejo, e embora isso não soa como muitos, há um controle extra que lhe permite escolher saltos de oitava - configurá-lo para um e você vai arpeggiate você apenas as notas ' está segurando para baixo, mas defini-lo como dois e você vai ter essas notas na primeira repetição, mas aqueles que uma oitava acima no repeat depois disso, e depois de volta para o primeiro conjunto de notas. Além desses padrões básicos, existem também dois conjuntos de padrões de extras, com o prefixo B e D. Os cinco no conjunto B são projetados para produzir padrões de pé baixo, e aqui a seleção oitava é muito eficaz quando definido como 2, porque, em seguida, fornece uma alternativa-bar salto oitava - e, claro, porque este é um arpejador que controla as alterações de notas, e assim lhe dá um 'hold-down-a-baixo-root' característica o baixo auto-caminhando simples.
Os quatro padrões no conjunto D são destinados para uso com os programas conjuntos de percussão multisampled, e estes funcionam melhor com o salto oitava desligado. Os padrões de bateria são projetados para funcionar com a chave menor no teclado (e isso é construído em algumas das performances - que tentar menor C) de modo a obter Emu-style Orbit transposta variações de instrumentação, se você jogar qualquer outra nota. Estas características padrão-base não são tão banal como pode parecer, e eles permitem que você experimente as idéias de forma rápida e simplesmente em um único teclado. (Se você gosta de um dos padrões, você pode sempre gravar o arpejo no MIDI Out e editá-lo usando um seqüenciador externo.)
É a maneira que as configurações de todos estes controles podem ser recuperados, selecionando a Performance, que torna fácil de usar. Uma última coisa sobre os controles do painel frontal: é a medida do sucesso e da onipresença do Sony Walkman que agora você encontrar uma tomada para fone de ouvido estéreo de 3,5 mm, onde não há muito que você pode razoavelmente esperar um jack estéreo quarto de polegada (e na N1 você encontrar um!). Fiquei agradavelmente surpreendido com o volume disponível também.
O MANUAL
O manual de 110 páginas A4 é descrever cada tela ea função 'escola, e só tem um pouco de material mais profundo na forma de dicas e sugestões. Eu continuei esperando que eu gostaria de encontrar uma seção que me puxou para um lado e explicou por que não há uma posição Off para os controles Pan com símbolo de 'descanso' a música, ou por que o normalmente laranja backlight LCD pisca verde e laranja durante as músicas demo , mas apenas permite que você configure-o para mudar de cor ao receber mensagens GM, XG ou GS ...
O manual dedica um monte de suas páginas de volta para a configuração do N5 com um computador e um disquete contendo Mac e software de suporte PC também é fornecido: este compreende um editor de som N5, software driver MIDI e um conversor de formato de arquivo MIDI , além de um motorista OMS para o Mac. O problema é que o cabo serial que você precisa para conectar o sintetizador para o seu computador não está incluído - para ter certeza de comprar um com o N5, se você quiser usá-lo como sua interface MIDI do computador e gerador de som.
E finalmente ...
O N5 é uma mistura de 90 digital de síntese S & S com os controles dos anos 70 de desempenho, eo resultado é um sintetizador muito usável, que tem uma ampla variedade de sons, juntamente com um monte de jogabilidade - Eu realmente gostei de usá-lo.
Na verdade, o N5 me lembrou fortemente do antigo Korg Polysix - Eu acho que é, principalmente, os botões eo tipo de letra utilizado para o texto do painel frontal e os botões de função única, que acionar a nostalgia. E embora este seja um painel frontal de fraca densidade populacional, o LCD não precisa ser o foco de sua atenção completa, em grande parte porque os botões na sua maioria têm apenas uma função - e você pode usá-los ao vivo. Imagino que algumas pessoas podem muito bem ignorar as Performances e apenas configurar o arpejador on the fly - em vez de fazer mudanças de patch em monosynths analógicos.
Como tantas vezes acontece nos dias de hoje, o invólucro externo não reflete o poder ea oportunidade escondido dentro.O N5 é um grande synth disfarçado como um pequeno - adicioná-lo ao seu esquema audição
 
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Nenhuma mensagem encontrada