Workstation Sampler
M3 - a nova geração!
O M3 anuncia a nova geração de Workstations da Korg.
Tudo começou em 1988, quando o M1 trouxe um novo conceito chamado “Music Workstation”, tornando-se a Workstation mais vendida da história, seguida das séries com mais recursos “T” e “O1/W”.
Depois, foi lançada a linha Trinity que chegou a um novo patamar de inovações, incluindo tecnologia de visor sensível ao toque e efeitos configuráveis, sendo a antecessora da consagrada linha TRITON.
Agora, o M3 veio para tomar o seu lugar na história como a mais nova Workstation da Korg, trazendo consigo uma quantidade enorme de inovações amparada pelo legado de uma tecnologia em constante evolução.
Mais uma vez a KORG define a categoria de Workstation
O M3 apresenta inúmeras inovações derivadas da linha OASYS, incluindo o novo gerador de som EDS (Enhanced Definition Synthesis) derivado do sistema HD-1, a avançada segunda geração da função KARMA e o controle de superfície múltipla-função. Com inovações como o novo conceito de “virtualized hardware” que permite uma integração ainda mais próxima com sistemas DAW, Drum Tracks que disponibilizam ritmos instantâneos para se tocar junto e o novo conceito “Korg Komponent System”, que facilita uma construção de sistema mais flexível, o M3 Music Workstation Sampler escreve uma nova página na forma de fazer música – é a Workstation que merece a herança do DNA que o nome da linha “M” carrega.
Enhanced Definition Synthesis – um novo horizonte de possibilidades na construção de sons
O M3 vem com um novo sistema de geração de sons baseado em um novo projeto de chip desenvolvido paralelamente com o mecanismo HD-1 da linha OASYS. Esse chip tira vantagem dos 256MB de fontes sonoras disponíveis no M3 que são os melhores da linha OASYS.
O M3 possui uma ampla gama de sons expressivos, detalhados e de alta qualidade, usando a avançada tecnologia de timbragem da Korg com 1.028 amostras multisamples, 1.606 amostras de bateria e percussão, amostragem estéreo e osciladores duplos. Os sons são compostos por 4-níveis de amostras que podem tocar juntas em camadas ou chaveadas com dinâmica por velocidade e crossfading.
A seção de filtro, uma parte vital no processo de criação de sons, permite que você use dois filtros ressonantes para cada oscilador com configuração em série ou paralelo. Quatro tipos de filtro estão disponíveis: Low-Pass (passa-baixa), High-Pass (passa-alta), Band-Pass (passa-faixa) e Band-Rejection (rejeita-faixa).
A seção de amplificação tem um circuito Driver (distorção) que dá personalidade ao som, junto com ênfase nos graves para proporcionar sons pesados e encorpados para ajudar a chacoalhar as paredes quando necessário. O Equalizador integrado de 3-bandas permite ajuste preciso sem necessidade de configurações na seção de efeitos. Geradores de envoltória (EG) detalhados, diversos roteamentos de modulação e os novos mixers AMS para processamento avançado combinados proporcionam um nível de modelagem de áudio jamais imaginado e jamais possível anteriormente.
Efeitos
A superimportante seção de efeitos proporciona até 5 efeitos de Insert, 2 efeitos Master e um efeito Total. Além de fantásticos chorus, flangers, phasers, delays e reverbs, os 170 tipos de efeito incluem efeitos de processamento dinâmico, como compressor e limiter, modelagem de amplificador e efeitos de simulação de caixa acústica usando a tecnologia de modelagem “REMS” da Korg, além de efeitos como Grain Shifter e Talking Modulator.
O M3 inclui funções avançadas que permitem diversas aplicações e roteamentos. Dois LFOs comuns permitem que múltiplos efeitos sejam usados em uma mesma fonte de modulação um Control Bus avançado proporciona chaveamento entre entrada de áudio externa e timbres internos para uso com efeitos como compressores, limitadores e Vocoder. Além disso, as entradas de áudio podem ser configuradas para uso em várias cadeias de efeitos e depois direcionadas para saídas individuais, ou seja, o M3 pode ser usado como um processador de efeitos com 2 entradas e 6 saídas.
Bateria
Um drumkit (setup de bateria) no M3 pode ser criado de amostras da ROM ou da RAM, mono ou estéreo, com até 4 amostras por som chaveadas por velocidade e Crossfader, tudo isso com grande realismo.
Aqui é possível criar as mais diversas alterações no som, com EQ, distorção leve e pesada, além de roteamento individual dos efeitos, possibilitando a criação de sons fantásticos.
Nova Drum Track
O M3 vem com uma nova função Drum Track que acrescenta mais groove nas músicas que você toca. Essa função combinada com a função KARMA, faz de um Programa uma aventura sonora muito inspiradora. Você pode escolher entre mais de 500 padrões da memória interna e começar tudo com um botão exclusivo para isso, ou de determinada região do teclado que você escolheu, ou ainda tocando a uma velocidade acima da especificada no corte de Threshold.
Como a função Drum Track usa dados MIDI armazenados num Pattern, é fácil criar um padrão próprio no modo Sequencer Mode: gravando, importando de SMF ou outras músicas, ou convertendo gravações feitas em KARMA para MIDI. Até loops sampleados podem ser utilizados! Essa função é muito útil na criação e produção musical ou ainda em ensaios e performances ao vivo.
Modo Combinação Expandido
O Combination Mode (Modo de Combinação) é onde múltiplos programas podem ser atribuídos a determinada região do teclado ou ainda combinados em camadas, incluindo chaveamento por velocidade e crossfading, possibilitando sons complexos e expressivos. Os sons podem ser atrasados através de tempo ou andamento, mesmo quando você solta determinada tecla, permitindo que você crie as mais fantásticas combinações rítmicas e efeitos. Sons monofônicos podem ser forçados a ser polifônicos ou vice-versa e você pode escolher apenas um dos osciladores se quiser. E para os músicos mais experimentalistas, cada timbre pode usar uma escala ou afinação diferente.
O M3 permite o uso de até 16 timbres ao mesmo tempo, incluindo uma Drum Track, até 4 módulos KARMA, múltiplos efeitos e muito mais. Cada timbre tem um EQ de 3-bandas dedicado para que você obtenha a mixagem perfeita, além de um controle “Tone Adjust” poderoso para dar um contorno mais detalhado ao som.
Além de proporcionar mais elementos sonoros, isso significa que Combis podem ser configuradas e armazenadas como seqüências MIDI de 16 pistas para uso com seqüenciadores externos ou DAWs.
Sons Fantásticos
No fim das contas, tudo depende dos sons e, nesse quesito, o M3 não desaponta em nada. O internacionalmente reconhecido time de criação de timbres da Korg foi longe dessa vez: sons de instrumentos incrivelmente realísticos, sons de synth encorpados, texturas criativas, efeitos sonoros espetaculares – está tudo aí. O M3 vem com 512 programas e possibilita até 1.664 sons de usuário (13 bancos + GM). Com isso você pode ajustar, mudar e criar sons conforme sua necessidade. Acrescentando a placa opcional EXB-RADIAS, você tem mais 128 sons poderosos de synth MMT. O M3 vem com 32 kits de bateria, expansíveis até 144, além de 384 combinações de 16 pistas, expansíveis até 1.792 (14 bancos).
Todos os sons (Programas e Combinações) são organizados em Categorias e Subcategorias para que possam ser facilmente encontrados, facilitando o trabalho de organização de seus sons.
Segunda Geração do KARMA
O KARMA segunda geração, que apareceu primeiramente no OASYS e foi aclamado mundialmente por artistas e usuários da KORG, está completamente implementado no M3. KARMA é o sistema de geração de música em tempo real que pode ajudá-lo a reproduzir instrumentos com naturalidade sem igual, como, por exemplo, palhetadas em uma guitarra, glissandos, cascatas de notas, riffs de música eletrônica, efeitos complexos e grooves “improvisados” de bateria. A função KARMA continua a ser o padrão pelo qual são julgados os arpejadores, phrase players e geradores de efeitos. A inspiração que o KARMA oferece, junto com a grande quantidade de variação de frases é o que há de melhor!
No modo Programa (Program Mode), um efeito gerado pela função KARMA (Karma Generated Effect – GE) pode ser configurado como um groove de bateria, uma frase melódica, um acompanhamento jazzístico ou outro efeito. Com 8 potenciômetros deslizantes (sliders), 8 chaves e 8 cenas, você tem controle dedicado em tempo real e a possibilidade de armazenar a configuração completa de seus ajustes (snapshot).
Nos modos Combi e Sequencer, o poder da função KARMA aumenta exponencialmente, com 4 módulos KARMA disponíveis simultaneamente.
A superfície de controle pode acessar e manipular cada módulo individualmente em seu próprio “Module Layer”. Além dos 4 Module Layer individuais, o M3 vem também com um Master Layer, que pode ser mapeado para parâmetros de qualquer um dos módulos, até mesmo agrupando-os juntos – então um só controle deslizante pode controlar o “swing feel” dos 4 módulos simultaneamente, ou o ritmo de 2 ou 3 módulos de uma só vez, etc. Cada Module Layer tem 8 cenas que armazenam as configurações dos sliders e chaves em 8 snapshots diferentes, permitindo que você chame a configuração que desejar para aquele Layer a qualquer momento.
As 8 cenas do Master Layer, além de armazenarem as configurações de 16 sliders deslizantes e chaves para seus parâmetros, também controlam qual cena é selecionada para cada módulo. Você pode controlar cada cena do Layer diretamente da superfície de controle ou da inovadora “Scene Matrix Page” (página de cena de matriz) que também controla qual Drum Track será executada junto com a cena escolhida. Com 8 cenas em cada Module e 8 cenas no Master para armazenar quais cenas são selecionadas por vez (num total de 40 cenas), as possibilidades são infinitas!
O M3 tem incrível controle sobre cada elemento da função KARMA, que tem sido redefinida para ficar cada vez mais fácil de se usar, graças aos 13 RTC “Real-Time Control Models” (Controladores em Tempo Real). Um RTC determina quais parâmetros do KARMA GE estarão disponíveis para controle em tempo real e de que maneira serão atribuídos à Control Surface (Superfície de Controle). Com múltiplos GEs dividindo a mesma configuração, o que você aprende controlando um GE é consistente e aplicável a todos os outros milhares de GEs inclusos.
Enfim, a segunda geração da função KARMA vem com um efeito exclusivo fantástico, chamado KARMA Wave-Sequencing, capaz de mudar ritmicamente, em tempo real, as formas de onda de um som, junto com as funções normais que o KARMA está executando, permitindo que cada nota tenha uma forma de onda diferente conforme ela é gerada. Os resultados podem lembrar seqüenciadores tradicionais ou sons completamente novos.
Avançado Poder Expressivo
O M3 é um marco não só por sua nova geração de sons, mas também por sua interação com o usuário, permitindo controle fácil e intuitivo de todas suas funções. O visor LCD colorido do M3 não só é sensível ao toque (touch-view GUI – preciso e intuitivo), mas também funciona como uma superfície de coordenadas XY, permitindo que sons e efeitos sejam controlados em tempo real com o simples deslizar de um dedo, ou um simples toque sobre o painel – como nos Korg KAOSS Pad. A função Motion Function proporciona a captura e repetição do movimento dos dedos para que você possa modelar seu som e sua performance de um jeito exclusivo. A tela muda de cor conforme o movimento dos seus dedos, proporcionando uma resposta visual sensacional à sua performance.
Os oito PADS dinâmicos e sensíveis à velocidade proporcionam um jeito especial de se tocar sons de bateria ou acordes de até 8 notas em tempo real, ou ainda funcionando como botões para disparar a função KARMA.
Cada nota no acorde retém velocidade(dinâmica) individual, então pode ser tocada com todas as nuances de sua performance original, permitindo até uso em dinâmica máxima sem que a música perca a relação dinâmica de cada nota.
A Superfície de Controle (Control Surface) com 8 sliders deslizantes e 8 chaves oferece multifuncionalidade como no OASYS. Pode ser usada como mixer, controle expressivo de sons, interface de edição, interface de performance em tempo real KARMA ou ainda para controlar efeitos, synths ou softwares externos.
Há também um joystick, um potenciômetro deslizante que pode ser configurado, duas chaves e um controle de fita de borracha que proporcionam controles muito úteis para que você possa expressar todas as nuances de sua música. Um novo teclado exclusivo com aftertouch refinado proporcionam sensibilidade no toque e expressão melhores do que nunca!
RADIAS dentro
Você pode acrescentar um sintetizador modelador analógico RADIAS dentro do M3 ao colocar uma placa opcional EXB-RADIAS (Multi-timbral de 4 partes, um timbre por Programa, e até 4 programas podem ser usados simultaneamente nos modos Combi e Sequencer), com integração “on-screen” (na tela) de todos seus parâmetros, assim como com a superfície de controle do M3, seus efeitos e função KARMA. Um Programa EXB-RADIAS é composto de um timbre, e você pode usar até 4 Programas RADIAS que permitem ser configurados para diferentes timbres no Modo Combi ou em pistas separadas no modo Sequencer.
Esse poderoso Synth baseado na tecnologia MMT (Multiple Modeling Technology) vem com osciladores duplos que se combinam para oferecer ondas com modelagem analógica, ondas DWGS (PCM), ruído, ring modulation e muito mais. Modulação de Forma de Onda, Modulação de Fase Variável (VPM), Voz encorpada com Uníssono, PWM e Modulação Cross expandem as possibilidades.
Filtros duplos trabalham em série, paralelo ou lado a lado (individual para cada oscilador). O Filtro1 vem com um filtro ressonante que tem Passa-baixa de 24dB e 12dB, Passa-alta de 12 bB e Passa-faixa de 12 dB, com mudança variável contínua entre esses estados. O Filtro2 oferece versões de 12dB dos Passa-baixa, alta e faixa, além de um Filtro Comb (Pente) sem igual.
Dois LFOs e três envelopes ADSR modelam o som e acrescentam modulação cíclica para praticamente qualquer parâmetro do som. Três Sequencers de Modulação de 16 passos proporcionam valores discretos para um parâmetro de modulação que varia em função do tempo, seja com movimentos graduados ou mais homogêneos, e pode funcionar em loop infinitamente.
Áudio interno e externo podem passar pela placa opcional RADIAS para ser modificado com os efeitos e síntese internos. A distorção (Drive) acrescenta o calor analógico, o Punch dá grande definição ao ataque e os 12 tipos de modelagem de onda proporcionam infinitas possibilidades de modelagem de timbre – até mesmo resposta de captação virtual. A placa RADIAS oferece o mesmo Vocoder do RADIAS com 16 bandas, com controle individual de nível e panorâmico. A função Formant Motion grava o formato de uma frase falada ou cantada, e esse formato pode ser recriado a qualquer momento.
E, obviamente, todas os recursos da função KARMA podem ser usados com a placa RADIAS, proporcionando ainda mais opções, incluindo seqüenciamento de onda RADIAS.
Sampleamento aberto
O sistema “Open Sampling” do M3 permite a você samplear e resamplear em qualquer modo para produzir novas remixagens de combinações de efeitos e sons, ou para capturar performances completas numa pista (In-Track) dentro do seqüenciador. O M3 possui as ferramentas mais sofisticadas de sampler, incluindo Time Slice, Time Stretch, Crossfade Looping, Rate Change e Normalize.
A função Auto-Setup é muito fácil de usar e faz toda a configuração de sampleamento por você com o simples apertar de um botão. A memória RAM para sampling possui 64MB de fábrica, e pode ser aumentada para até 320MB através da placa opcional de memória EXB-M256 Memory Expansion Board. Samples no formato padrão KORG, AIFF, WAV, Soundfont V2.0 e AKAI (S-1000/3000 com conversão avançada de parâmetro do Programa) podem ser usadas e samples internas podem ser exportadas nos formatos WAV ou AIFF se necessário.
O sampleamento também pode ser feito para mídias anexadas, ou seja, arquivos em Pendrives e HDs podem ser usados para expandir o tamanho da memória para resamplear uma música completa como um arquivo WAV, para serem gravados num CD através de uma unidade de CD-R/RW que trabalhe via USB, ou serem exportados para um computador para edição posterior. Arquivos de áudio na mídia podem até mesmo ser editados diretamente para normalizar, ajustar e executar outras tarefas essenciais de edição.
Sequencer de alta resolução
O seqüenciador, que é o coração da produção musical no M3, tem design de 16 pistas com operação intuitiva e comporta até 128 músicas (songs) e 210 mil notas.
A nova e alta resolução de sincronismo de 480 PPQ captura cada nuance e cada detalhe de sua performance. O EQ de 3 bandas por pista proporciona ajustes finos, além da função Tone Adjust.
A função Cue List, que é muito popular desde a série TRITON, permite que você crie músicas em seções ou toque músicas inteiras em seqüência, como num medley (pout-pourri).
Todas as funções que já viraram “clássicos” estão inclusas, por exemplo, nossa função de um toque “Auto Song Setup”, que leva você do ponto que está tocando um Programa/Combinação ao estágio de “pronto pra gravar” com um simples passo, ajustando as configurações necessárias das pistas e fazendo o roteamento de timbres nos bastidores. Todas os parâmetros KARMA são configuráveis, com isso você pode gravar cada nota e modificá-las conforme são geradas, podendo até mesmo editá-las posteriormente.
Song Templates vem com roteamento de efeitos e funções de programas já configurados, proporcionando mais um atalho para ajudar na captura de toda sua criatividade. O M3 vem com 16 Song Templates, além de 16 que podem ser montados à sua maneira. Cada Template Song oferece determinado número de padrões de ritmo – incluindo intro, viradas e finais – que você pode usar para criar instantaneamente uma nova pista de ritmo (rhythm track).
O looping individual de faixas permite uma manipulação mais flexível de frases repetidas, como grooves de bateria, se comparada às frases longas, como melodias e solos.
Funções avançadas de edição, como quantização variável com intensidade selecionável e swing, permitem ajustes de nuance em suas gravações. A edição detalhada de eventos permite que você trabalhe suas pistas com precisão cirúrgica e uma função de comparação (Compare) funciona como um Undo (desfazer) em sua última mudança, para ajudá-lo a julgar a eficiência de sua edição.
A função Realtime Pattern Play and Record (RPPR) pode ser usada para criar atalhos em teclas individuais no teclado para Padrões (Patterns) seqüenciados, proporcionando uma performance interativa, ou ainda para criar pistas rapidamente. Você pode gravar dados de controle, Sys. Ex., ou até mesmo frases KARMA e dispará-las quando quiser.
Funções clássicas que já se provaram úteis na inspiração e criação sonora combinadas para proporcionar uma experiência de criação musical intuitiva e divertida – o M3 é tudo isso!
Hardware virtual
Além de ser uma Workstation musical altamente desenvolvida, o M3 também está apto para se integrar perfeitamente a seu computador. Ao conectar o M3 a seu computador via porta USB e usar o software incluso “M3 Editor” (que não precisa de nenhum outro para trabalhar junto e é compatível com Vista e Intel/Mac), você consegue editar sons e configurações direto do seu computador.
Uma versão plug-in do “M3 Editor” também é fornecida, com isso você pode usá-lo direto de sua DAW como um instrumento plug-in. O editor trabalha como um plug-in VST, AU ou RTAS para máxima compatibilidade. Para uma integração ainda mais completa, o novo conceito Korg “Virtualized Hardware” (Hardware Virtual) entra em cena. Quando a placa opcional FireWire EXB-FW é instalada, um simples cabo FireWire converte os sinais de áudio e MIDI do M3 em pistas da sua DAW onde o plug-in está rodando. Isso significa que você pode construir um meio completamente integrado que dá a confiabilidade de um Hardware a seu Software de produção musical, acrescentando ainda mais possibilidades a seu mundo virtual.
Quatro Modelos de M3
O M3 está disponível em quatro modelos: 61 teclas, 73 teclas, 88 teclas pesadas e o próprio módulo M3. As versões de 61 e 73 teclas usam um exclusivo teclado semi-pesado com ação de synth desenvolvido pela Korg para conforto total e resposta aftertouch expressiva. O modelo de 88 teclas vem com o teclado pesado RH3 (Real Weighted Hammer Action 3), que reproduz a sensação de se estar tocando num Piano de verdade, onde as teclas mais graves são mais pesadas, ficando gradativamente mais leves conforme avançam para os agudos, permitindo resposta precisa e superior dos mais suaves movimentos de seus dedos.
Korg Komponent System
O M3 apresenta o novo Korg Komponent System, incluindo o teclado destacável e as seções de geração de sons*. O modelo de 61 teclas permite que você coloque um módulo do RADIAS no lugar do módulo do M3, o modelo de 73 teclas permite que você use os módulos M3-M e RADIAS-R juntos e o modelo de 88 teclas permite que você use os módulos M3-M e RADIAS-R juntos, ou ainda dois módulos M3-M simultaneamente. Obviamente, você pode destacar o módulo M3-M e usá-lo apenas como um módulo de som, possibilitando que você construa seu sistema conforme desejar.
* Nota: Para montagem de componentes secundários, é necessário a compra dos mesmos, que são vendidos separadamente.
Muitos conectores
O M3 tem duas entradas analógicas e digital de 2 canais (S/P DIF) como padrão. Além da saída principal de dois canais (L/MONO, R), o M3 conta com 4 saídas independentes e uma saída digital ótica de dois canais (24-bit S/P DIF), atendendo às necessidades dos profissionais.
Dois conectores USB estão disponíveis: um tipo B para conexão com o computador como interface MIDI e dois conectores tipo A para conexão de dispositivos externos de armazenamento. Para garantir transferência em alta velocidade, o M3 trabalha com USB 2.0.
A placa opcional EXB-FW acrescenta duas portas FireWire para conversão de áudio ou MIDI para seu computador e para conexão em cascata do M3 com os aparelhos FireWire de seu estúdio.
Três entradas de pedal estão disponíveis, incluindo “damper” para uso de pedal half-damper. Os conectores de “footswitch” e “footpedal” podem ser configurados para diversas funções diferentes, incluindo modulação, sostenuto, avanço de Programa, gravação Punch-in e muito mais.
Especificações do M3
ESPECIFICAÇÕES GERAIS
Tecnologia de Síntese:
EDS (Enhanced Definition Synthesis)
MMT (Multi Modeling Technology) - gerador de som que pode ser acrescentado através da instalação da placa opcional EXB-RADIAS
Gerador de som:
256MB (quando convertido para formato 16 bits linear)
1.032 Multisamples
1.606 Drum samples
Polifonia Máxima:
120 vozes, 120 osciladores máximo, modo single
60 vozes, 120 osciladores máximo, modo double*
* A polifonia atual máxima varia conforme as configurações de oscilador, como multisamples estéreo e velocity crossfading.
ESTRUTURA DO PROGRAMA (EDS)
Osciladores:
Osc1 (Single), Osc1+2 (Double)
Multisamples estéreo são compatíveis
4 zonas de velocidade por oscilador, com switching, crossfades e layers
Filtros:
4 tipos de roteamento do filtro (single, serial, paralelo, 24dB)
2 filtros multi-modo por voz (passa-baixa, passa-alta, passa-faixa e rejeita faixa)
Distorção:
Por voz, não linear, com ganho de graves
EQ:
3 bandas com varredura de médios
Modulação:
Para cada voz: dois Envelope Generator (Filter & Amp)
2 x LFOs
2 x Key Tracking Generators (Filter & Amp)
2 x mixers AMS
Pitch EG
Common LFO
2 x geradores comuns de “key tracking”
Estrutura de Combi:
Até 16 timbres
Para cada timbre: teclado e velocidade split, layer e crossfade
Configurações de status de INT, OFF, EXT e EX2 MIDI
EQ de 3 bandas com varredura de médios
Pitch/Transpose
Uso do Osc1, 2 ou ambos
Modo “Force Osc&rdquo (PRG, MONO, LEGATO, POLY)
Configurações de faixa de Portamento e Bend
Filtros Controladores
Modificações nas configurações do programa via função Tone Adjust
Estrutura de Drum Kit:
Samples estéreo o mono
Chaves 4-way de velocidade com crossfades e forma de crossfade ajustável (Linear, Power e Layer)
Grupo de teclas exclusivo
EQ de 3 bandas por tecla, Distorção, Reforço de graves e ajuste de volumes
SAMPLER
16-bit, linear, amostragem de 48 kHz mono/estéreo
Resampling disponível (Open Sampling System)
64 MB de memória (expansível para 320 MB com placa opcional EXB-M256)
Tempo de Sampleamento (RAM):
RAM1 (64 MB) permite quase 12 minutos de sampleamento mono ou quase 6 minutos de sampleamento estéreo (512 bytes são usados pelo sistema).
RAM2 (256 MB) permite quase 47 minutos de sampleamento mono ou quase 24 minutos de sampleamento estéreo (512 bytes são usados pelo sistema).
RAM1+RAM2** (Total 320 MB) proporciona quase 59 minutos de sampleamento mono ou quase 30 minutos de sampleamento estéreo (512 bytes são usados pelo sistema).
(**Não é possível sampleamento contínuo através de RAM1 e RAM2)
Tempo de Sampleamento (MEDIA)
O tempo máximo de sampleamento para um dispositivo de armazenamento USB é de no máximo aprox. 80min para um arquivo mono ou estéreo. Isso ocupa aproximadamente 140MB para mono ou 879MB para estéreo.
1,000 Multisamples, 4,000 Samples, 128 index por Sample
Compatível com formato KORG, AIFF, WAV, AKAI S1000/S3000 (com conversão avançada de Programa), leitura SoundFont 2.0
É possível samplear diretamente de CDs de áudio (CD-DA)
Time Stretch, Time Slice, Crossfade Loop, e outras ferramentas de edição
EFEITOS
5 Efeitos de Inserção (estéreo in/out), 2 Efeitos Master (estéreo in/out), 1 Efeito Total (estéreo in/out) - estão disponíveis simultaneamente
2 Bus de controle de efeito, 2 LFOs comuns de efeito
170 tipos (pode ser usado via Insert/Master/Total.)
Nota: Efeitos double-size não podem ser usados como Efeito Total
Presets de Efeitos: Até 32 por Efeito
AUX bus: 2 Bus internos para sampleamento e roteamento de áudio via EXB-RADIAS
EQ de 3 bandas por pista (Agudo, Grave e Médio com varredura), por Programa no modo Program Mode, por Timbre no modo Combination Mode (16 total) e por pista no Sequencer Mode (16 total)
X-Y CONTROL
Modo X-Y:
O visor sensível ao toque pode ser usado como um controlador X-Y.
Função “hold&rdquo inclusa
Função X–Y MOTION:
Os movimentos dos dedos sobre o visor pode ser gravado em tempo real e memorizado para cada Program, Combination ou Song
Modo Program:
Podem ser controlados o volume do Oscilador, Configurações do Synth e Efeitos.
Modos Combination, Sequencer:
Volume do Timbre/pista, parâmetros do synth, e parâmetros de efeito podem ser controlados.
SONS
Programas:
1664 memórias do usuário, 640 pré-carregados de fábrica (512 EDS + 128 RADIAS com placa opcional EXB-RADIAS instalada)
Combinações:
1792 memórias do usuário, 384 pré-carregadas de fábrica
Drumkits:
144 memórias do usuário, 32 pré-carregados de fábrica
GM
256 programas GM2, 9 drum kits GM2
SEQÜENCIADOR
Sequencer de 16 Pistas MIDI com resolução de 480 ppq
128 Songs, 20 Cue Lists, 210 mil notas (max)
Andamento: 40.00 &ndash 300.00 BPM (1/100 de resolução)
16 Presets/16 Template Songs do usuário
522 Patterns Preset, 100 Patterns do usuário (por Song)
Função Cue List: 20 cue lists, Songs podem ser arranjadas consecutivamente ou repetidamente em até 99 passos. Uma Cue List pode ser convertida de volta em uma Song.
Standard MIDI File (SMF) formatos 0 e 1 disponíveis.
Função In-Track Sampling
Função Auto Song Setup (gravação em um toque) para ir facilmente de um Programa ou Combinação para o estado “pronto pra gravar”
RPPR (Realtime Pattern Play/Recording):
Um kit de 100 padrões disponível por Song
Drum Track:
522 padrões de preset/1.000 padrões do usuário
Padrões criados no modo Sequencer podem ser convertidos em padrões Drum Track do usuário
Configurações de Trigger Mode (Immediate, Wait for Keyboard), Sync (On, Off) e Zone (Key and Velocity) podem ser especificados
Escolha de Program, EQ de 3 bandas e ajuste de efeito disponíveis
KARMA
Um módulo KARMA está disponível no Modo Programa, quatro módulos KARMA estão disponíveis nos Modos Combinação e Sequencer, além do módulo Master Control.
2.093 presets GE (Generated Effect)
Controladores: ON/OFF, LATCH, MODULE CONTROL, KARMA SLIDERS 1–8, KARMA SWITCHES 1–8, KARMA SCENES 1/5–4/8 (8 cenas).
KARMA Wave Sequence, Freeze Randomize, Time Signature Control, Auto RTC (Realtime Control) Setup
CONTROLADORES
Configurações de Controle:
(T1–8, T9–16, Entradas), Controle em tempo real, Externo, Tone Adjust, KARMA
Control Surface (8 sliders, 8 switches)
8 Chaves:
MIXER=PLAY/MUTE (SOLO)
REALTIME CONTROL= IFX1–5, MFX1, MFX2, TFX on/ off
EXTERNAL= Controle de MIDI externo*
TONE ADJUST= Controla os ajustes de tom
KARMA= Controle KARMA
8 Sliders deslizantes:
MIXER= Volume
REALTIME CONTROL= Modulação em tempo real
EXTERNAL= Controle de MIDI externo*
TONE ADJUST=Controla as funções de ajuste de tom
KARMA= Controle KARMA
* No modo “Externo&rdquo (External), os oito sliders deslizante, oito chaves e oito pads podem ser usados como controladores MIDI, permitindo que você controle softwares de synth ou DAW via configurações CC. 128 configurações podem ser armazenadas (102 são pré-carregadas de fábrica)
8 pads sensíveis à velocidade para bateria e para disparar acordes:
[KARMA ON/OFF]
[KARMA LATCH]
[CHORD ASSIGN]
[DRUM TRACK ON/OFF]
[PAD MODE] &ndash Escolhe entre sensível à velocidade ou velocidade pré-fixada
[KARMA MODULE CONTROL]
[RESET CONTROL]
X-Y Control (visor), Hold, Motion
MÍDIA
Carregar, Salvar, Utilidades, Criar CD de áudio, Tocar CD de áudio
Função Data Filer (Salva e Carrega dados Sys Ex MIDI)
CD-ROM/R/RW (Formato UDF grava/lê), Grava e reproduz CDs de áudio (CD-DA), ISO9660 Nível 1
Funcionalidade de edição de arquivos WAVE
CD-ROM/R/RW pode ser usado quando um drive USB compatível é conectado.
SAÍDAS DE ÁUDIO
L/MONO, R (Esquerda/direita) &ndash P10 desbalanceada
INDIVIDUAL-1, 2, 3, 4 &ndash P10 desbalanceada
Impedância de Saída: 1.1k Ohm estéreo 550 Ohms mono (L/Mono somente), Nível Nominal: +4.0 dBu, Nível Máximo: +16.0 dBu, Impedância de Carga: 10 k Ohms ou superior, Relação Sinal-ruído: 90 dBu (típica), Faixa dinâmica: 91 dBu (typical)
S/P DIF (óptica 24-bit, 48 kHz), S/P DIF IEC60958 EIAJCP-1201, fornece saída digital dos mesmos sinais da saída AUDIO OUTPUT (MAIN) L/Mono, R
EXB-FW (Opcional) - 6 canais, 24-bit, 48 kHz de taxa de amostragem, fornece saída digital dos mesmos sinais da saída AUDIO OUTPUT (MAIN) L/Mono, R e AUDIO OUTPUT (INDIVIDUAL) 1–4
Conector para fones de ouvido - 1/4 TRS (Estéreo), Impedância de saída: 33 Ohms, Nível Máximo: 32+ 32 mW @33 Ohms
ENTRADAS DE ÁUDIO
1, 2 &ndash P10 desbalanceada
(Chave de nível(MIC/LINE), knob de nível) &ndash Impedância de entrada: 10 k Ohms, Headroom:12 dB, Faixa de nível de entrada LINE: –29 dBu &ndash +4 dBu ou maior (típica),
Faixa de nível de entrada MIC: –54 dBu –17 dBu ou maior (típica), Impedância da fonte: 600 Ohms
S/P DIF (óptica 24-bit, 48 kHz) IEC60958 EIAJCP-1201
EXB-FW (opcional) - 2 canais, 24-bit, 48 kHz de taxa de amostragem
INTERFACE
MIDI:
IN, OUT, THRU
Computador:
2 portas USB tipo A de alta velocidade, até 480Mbps (para aparelhos de armazenamento)
Porta USB tipo B  (para interface MIDI, compatível com USB 2.0)
2 portas FireWire (com EXB-FW - opcional vendido separadamente - instalada)
Teclado:
TO KYBD (para conexão com o teclado)
REQUERIMENTOS DE SISTEMA:
Macintosh:
- Sistema Operacional Compatível: MacOS X 10.4 ou superior.
- Computador Compatível: Apple Macintosh com porta USB com Mac OS X ou Apple Macintosh com Power PC compatível.
Windows:
- Sistema Operacional Compatível: Microsoft Windows XP SP3 (32bits), Windows Vista SP2 (32/64bits), Windows 7 (32/64bits).
- Computador Compatível: Computador com porta USB que rode Windows XP, Vista ou 7 (recomendamos chipset Intel).
OPCIONAIS
EXB-FW
2 entradas e 6 saídas de áudio digital + Placa MIDI FireWire
EXB-M256
Placa de expansão de memória Sample de 256 Mbyte
EXB-RADIAS
24 vozes, Placa do Sintetizador RADIAS multitimbral de 4 partes
EX-USB-PCM series
Placa de expansão PCM USB Memory
EXP-2
Pedal de volume/expressão
DS-1H
Pedal Damper (tipo pedal de piano compatível com meio-pedal)
PS-1
Pedal Switch (para sustain e outros controles chaveáveis tipo liga/desliga )
GERAL
Teclado:
M-61: 61 teclas semi-pesadas com ação de synth (novo modelo Korg)
M-73: 73 teclas semi-pesadas com ação de synth (novo modelo Korg)
M-88: 88 teclas pesadas (RH3: Real Weighted Hammer Action 3 &ndash teclado com ação de resposta com graduação em 4 zonas)
Controladores:
Joystick, Fita de Controle Ribbon, [SW1], [SW2]
Interface:
TO MODULE (para conexão do módulo M3-M)
TO MODULE (para segundo módulo &ndash disponível nos modelos de 73 e 88 teclas)
Visor:
5.7&rdquo colorido com função de toque TouchView&trade GUI
320 x 240 pontos
Função de controle X–Y
Entradas de pedais:
Pedal Damper (compatível com meio pedal), Switch configurável, Pedal configurável
Especificações de sinal de áudio:
Resposta de frequência: 20 Hz–20 kHz, +/-1.0 dB, 10 k Ohms de carga
THD+N: 20 Hz–20 kHz, 0.08 % 10 k Ohms de carga (típica)
Acessórios Inclusos:
Cabo de força 3 vias IECC13 (Modelo D8B5518003B)
Manual do Usuário em Português
CD-ROM (Guia de Parâmetros M3 &ndash PDF*)
Lista de timbres (PDF*)
Driver KORG MIDI*
Software M3 Editor e versões de plug-ins*
Travas (Apenas no Módulo)
*em idioma inglês
Dimensões
Módulo M3:
673mm (L) x 202mm (P) x 82mm (A)
M3-61 e Módulo:
1016mm (L) x 372mm (P) x 121mm (A) (módulo abaixado)
1016mm (L) x 372mm (P) x 171mm (A) (módulo levantado)
M3-73 e Módulo:
1189mm (L) x 371mm (P) x 131mm (A) (modulo abaixado)
1189mm (L) x 371mm (P) x 207mm (A) (módulo levantado)
M3-88 e Módulo:
1425mm (L) x 442mm (P) x 131mm (A) (modulo abaixado)
1425mm (L) x 442mm (P) x 207mm (A) (módulo levantado)
Peso
M3-61: 14.1 kg
M3-73: 17.3 kg
M3-88: 26.5 kg
Módulo M3: 4.80 kg
Consumo:
35 Watts
Nota sobre Logomarcas:
*Mac, Mac logo e FireWire, FireWire logo são marcas da Apple Computer, Inc., registrada nos EUA e outros países.
*Windows XP e Windows VISTA são marcas registradas da Microsoft Corporation nos EUA e outros países.
*VST e ASIO são marcas registradas da Steinberg Media Technologies GmbH.
* O logo Audio Units e o símbolo AudioUnits são marcas da Apple Computer, Inc.
*RTAS é uma marca ou marca registrada da Avid Technology, Inc., ou suas subsidiárias ou divisões.
KARMA® - Kay Algorithmic Realtime Music Architecture - e o logotipo KARMA são marcas registradas representando tecnologia patenteada de Stephen Kay, Karma Lab LLC - www.karma-lab.com
Sons processados com software INFINITY.
Todas as especificações sujeitas a alterações sem aviso prévio.
Clique aqui para ler o manual deste produto.
- Software
- Cabo AC
- Manual
- MID
- WAV
- MID
Nenhuma mensagem encontrada