Como afinar um violão com afinador? Confira as melhores formas

Como afinar um violão com afinador? Confira as melhores formas


Afinar um violão com afinador é uma escolha de muitos músicos iniciantes na hora de deixar o seu instrumento em perfeito estado para ser utilizado. Entretanto, se engana quem pensa que apenas quem está no início utiliza dessa brilhante criação do meio musical.

O afinador é utilizado por todos os tipos de músicos, desde aqueles que começaram os seus estudos recentemente até os que já são profissionais e tocam há anos. Afinal, não é uma questão de saber ou não como afinar o seu violão, mas de ter mais praticidade e rapidez nessa tarefa.

Quer saber mais sobre como afinar um violão com afinador? Então, nos acompanhe nesta leitura e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Quais são os principais tipos de afinador?

Inicialmente, precisamos mostrar para você que existem diversos tipos de afinador. Entretanto, neste artigo mostraremos os principais para que você tenha uma pequena noção e saiba qual deve escolher para deixar seu instrumento com a sonoridade perfeita.

Afinador analógico

O afinador analógico foi utilizado durante décadas antes de entrarmos na era digital. Ele era composto por um medidor que recebia o som e elevava seus ponteiros até o centro do visor, quando a nota estivesse devidamente afinada.

Afinador eletrônico/digital

Os afinadores eletrônicos seguem a mesma ideia do analógico, a grande diferença, portanto, está na forma como ele identifica as notas e demonstra a afinação para o músico. Isso é feito por meio de ondas sonoras que são identificadas por transistores e outros elementos eletrônicos. Esse tipo de afinador é muito comum de ser encontrado em pedais de efeitos para guitarras e violões e, principalmente, acoplados no próprio corpo do instrumento juntamente à parte de captação que ele tem.

Afinador de violão online

Depois do surgimento do afinador eletrônico e do digital, fomos surpreendidos com os que existem apenas online, principalmente, em forma de aplicativos de celular. Atualmente, existem softwares que você pode instalar no seu aparelho e, utilizando o próprio microfone do dispositivo, conseguem chegar até a nota desejada e demonstrar ao usuário qual é a afinação correta.

Apesar de alguns músicos afirmarem que eles não são tão precisos, essa pode ser uma excelente opção em momentos nos quais não é possível encontrar um afinador adequado para afinar o seu instrumento.

Como afinar um violão com afinador?

Agora que você já sabe quais são os tipos de afinador que existem no mercado, mostraremos como funciona a afinação do violão. Antes de qualquer coisa, é necessário conhecer alguns conceitos relacionados a esse assunto.

Inicialmente, é preciso saber que cada nota tem uma frequência sonora diferente, que é medida em Hertz (HZ). Além disso, as notas também têm suas nomenclaturas formais que são, basicamente, as letras que representam cada uma delas.

Assim, temos que a primeira corda do violão — contando sempre de baixo para cima — soa com a tonalidade de Mi (nota formal “E4”) e tem a sua frequência em 330HZ. As próximas cordas têm as seguintes disposições:

  • a segunda corda tem sonoridade de Si, representada pela letra B3, com frequência de 330HZ igualmente à anterior;
  • a terceira corda tem sonoridade de Sol, com frequência de 247HZ e representada pela letra G3;
  • a quarta corta soa com Ré, representada pela letra D3 e tem 196HZ de frequência;
  • a quinta corta tem sonoridade da nota Lá, é representada pela nota formal A2 e tem a frequência em 110HZ;
  • por fim, a corda mais grave também tem sonoridade da nota Mi (E2) e com frequência de 82HZ.

Conhecer essas siglas e as respectivas frequências das notas é fundamental para garantir a perfeita afinação do seu violão. Agora que você já as conhece, mostraremos como o afinador funciona. Ele é um equipamento que tem um visor e um ponteiro (alguns podem ter apenas leds que indicam a afinação).

O centro exato do visor demonstra a afinação daquela nota, bem como a frequência exata que ela deve estar. Assim, o músico deve tocar a corda que deseja afinar e verificar a indicação que o painel demonstrou. Caso a nota esteja abaixo do ideal, ele deve apertar as tarraxas até o ponteiro ficar no centro e a frequência se adequar à daquela nota em específico.

Caso contrário, se ele estiver acima, as tarraxas devem ser afrouxadas para proporcionar o mesmo efeito. Sobre esse ponto, é interessante que você sempre afine o seu violão com as tarraxas apertadas. Isso evita que ele desafine durante uma apresentação ou execução de uma música.

Como escolher um bom afinador de violão?

Agora que você já sabe como funciona a afinação de um violão, chegamos a um ponto crucia: a escolha de um equipamento para fazer isso. Todo músico precisa de um bom afinador para garantir que o seu instrumento esteja sempre em dia com a afinação.

Apesar de existirem alguns afinadores digitais que podem ser baixados no seu celular, nem sempre eles são as melhores opções. Isso porque eles utilizam o próprio microfone do seu aparelho para captar o som, entretanto, tudo o que está em volta também é captado e, dependendo do ambiente, dificilmente você conseguirá utilizá-lo.

Por isso, é importante ter um afinador específico para o seu violão e, principalmente, saber como escolher ele de acordo com as suas necessidades. Isso pode fazer toda a diferença para você, principalmente, na hora que estiver em uma apresentação e precisar ajustar a afinação rapidamente.

Por isso, é necessário avaliar a qualidade do seu afinador e optar por aqueles que podem ser utilizados mesmo em ambientes barulhentos, como os de contato ou que precisam ser plugados com um cabo do tipo P10, que operam independentemente do som externo.

Agora que você sabe como afinar um violão com afinador, não perca mais tempo e adquira já o seu, mas lembre-se sempre de observar com cuidado as suas necessidades para comprar um equipamento que proporcionará todas as funções que você precisa.

Gostou deste artigo? Então, confira o post que preparamos para você. Nele, mostraremos qual é o conceito e as diferenças entre tom e semitom

Categorias

1 Comentário

Adicionar
  1. 1
    João Ataide

    Apesar de todas as facilidades que a tecnologia oferece, sempre é bom lembrar que antes de todos estes afinadores surgirem, a afinação do violão era feita unicamente pelo OUVIDO, sendo o Lá 440Hz (fornecido pelo diapasão) a única referência do violonista para afinar as outras 5 cordas, ou seja; ele afinava pelo intervalo de 4ª justa que existe entre as cordas soltas do instrumento(exceção para o intervalo sol/ si que é de 1 terça).
    A afinação era (ainda é) realizada na 5ª casa, eu até hoje afino meu violão por esse método, pois ele é muito útil para o desenvolvimento da acuidade auditiva que todo bom músico deve ter!

+ Deixe um comentário