
A empresa M-Áudio é mundialmente famosa por criar soluções de hardware para músicos modernos.
Hoje em dia, ela faz parte da família inMusic, compartilhando sua trajetória com muitas marcas renomadas no ramo.
A história da marca M-Áudio é diretamente ligada aos profissionais de áudio, sempre desenvolvendo produtos inovadores e criativos.
Desde sua criação, a M-Áudio produz produtos que permanecem nos palcos apesar dos anos, além das ferramentas elementares nos estúdios que proporcionam aos músicos um amplo acesso às últimas novidades em tecnologias no ramo da produção musical.
História da marca M-Áudio
A empresa M-Áudio foi fundada no final dos anos 90 pelo engenheiro, Tim Ryan. O mesmo que co-projetou o Sintetizador Digital Avançado, além de ter ajudado a desenvolver o software MIDI para computadores Commodore e Apple.
No inicio, Tim nomeou a empresa como Music Soft. Mas, pouco tempo depois precisou renomea-la para Midiman, por conta do nome “Music Soft” já ser de propriedade da Yamaha.
A Midiman foi projetada para ser uma empresa com soluções de hardware para resolver problemas para se conectar a equipamentos de MIDI, áudio e computador juntos.
O primeiro produto da empresa foi nomeado de “Midiman”, assim como a empresa. Sua função era sincronizar gravadores de MIDI para fita.
Porém, os produtos que apresentaram sucesso inicialmente foram os conversores Syncman e Syncman Pro VITC para LTC/MTC.
Após isso, a empresa lançou Interfaces Midisport e Bi-Port de Interfaces MIDI, mais bem sucedidos comercialmente do que qualquer outro produto lançado pela Midiman.
Seguindo o sucesso da linha de Interface MIDI, a Midiman decidiu lançar conversores Flying Cow e Flying Calf, entrando pela primeira vez na categoria de produtos de interface de áudio com quatro entradas e 20 bits.
Em 2003, a Midiman adquiriu a Evolution Eletronics LTD, uma fabricante de controladores MIDI.
No ano seguinte, a Avid Technology comprou a M-Áudio, pelo valor de US$174 milhões.
Em 2005, a M-Áudio e a Digidesign cooperaram para lançar uma versão limitada do principal produto da Digidesign, chamado de Pro Tools, que era compatível com o hardware de interface de áudio acessível da M-Áudio.
No ano de 2012, a Avid vendeu a M-Áudio para o InMusic como parte de uma tentativa de simplificar as operações e reduzir os custos operacionais.
Junto dos seus produtos de hardware de música de consumo, a inMusic também adquiriu a equipe de engenharia e IP do grupo de software AIR, responsável por muitos dos instrumentos e plug-ins virtuais da plataforma de software de produção de áudio Pro Tools.
A Avid ainda manteve a linha Mbox de interfaces de áudio e alguns outros produtos da marca M-Áudio após a sua venda.
M-Áudio: Software Livre
Alguns dos produtos da M-Áudio da categoria PCI Áudio Interface contêm chipsets que suportam software livre, especialmente o chipset ICE 1712.
A versão 2.6 do kernel do Linux suporta placas M-Áudio através do ALSA sem configuração personalizada ou instalação de aplicativos proprietários ou firmware.
Atualmente, a marca M-Áudio pode ser encontrada em todo o mundo, tendo muitos de seus produtos usados por nomes importantes no mundo da música.
Com toda sua qualidade, os equipamentos da M-Áudio são feitos para todos os tipos de artistas, desde os iniciantes, até os especialistas.