
A marca Fazioli é uma famosa empresa de pianos de cauda, conhecida e distribuída pelo mundo todo.
Desde sua fundação, até os dias de hoje, a principal sede da Fazioli está localizada em Sacile, na província italiana de Pordenone.
Desde os primeiros instrumentos criados, a empresa conseguiu um lugar de destaque no mundo dos pianos de cauda e hoje em dia ela é considerada uma marca essencial no ramo.
A empresa Fazioli conquistou uma legião de fãs, que é composta por diversos pianistas renomados do mundo inteiro.
Hoje em dia os pianos da Fazioli são freqüentemente vistos em muitas apresentações, além de marcarem presença em concertos e festivais do mundo inteiro.
História da Fazioli e seu fundador
Paolo Fazioli nasceu em 1944, na Roma, em uma família de fabricantes de móveis artesanais.
Desde muito novo, Paolo demonstrava dom para a música e sua maior paixão eram os pianos.
Com o passar dos anos, desenvolveu um grande interesse pela tecnologia de construção de pianos e decidiu ampliar seu conhecimento visitando oficinas de restauração de pianos.
No ano de 1969, se formou em Engenharia Mecânica e após alguns anos, em 1971, formou-se em performance de piano, pelo G. Rossini, sob orientação do Maestro Sergio Cafaro.
Enquanto isso, os irmãos de Fazioli assumiram o negócio da família de fabricação de móveis e o expandiu.
A fábrica de Turim era responsável por produzir móveis de metal, enquanto a de Sacile fabricava móveis de madeiras exóticas.
Após sua graduação, Paolo ingressou na empresa, aprimorando suas habilidades como gestor e gerente de planejamento de produção ao mesmo tempo em que ganhava experiência com o processamento de madeiras.
Porém, logo depois ele deixou a fábrica da família para seguir seu sonho de projetar e construir pianos.
Em 1981, após anos de estudo e aprimoramento, a fábrica da Fazioli finalmente foi inaugurada por Paolo.
Antes do nascimento da Fazioli, Paolo já havia construído alguns protótipos de pianos, que puderam ser construídos em sua fábrica nos anos seguintes.
Os primeiros modelos a serem lançados foram: F183, F156 e F278.
No ano de 1983, a empresa começou uma colaboração com Zeltron (Instituto Zanussi de Pesquisa), com o objetivo de estudar e melhorar ainda mais a qualidade tonal dos instrumentos Fazioli.
No mesmo ano, a Fazioli já estava exportando seus pianos para países Europeus e para os Estados Unidos.
Neste momento, a Fazioli já era considerada uma das maiores marcas de pianos de cauda do mundo, recebendo reconhecimento de grandes pianistas da época.
Em 1997, os pianos da Fazioli foram usados pela primeira vez no Umbria Jazz, um dos maiores festivais de Jazz do mundo.
A partir de 2001, a empresa recebia centenas de pedidos de artistas famosos na época e fabricou dezenas de modelos de pianos Fazioli exclusivos.
Desde então, a empresa tem crescido e expandido seus horizontes enquanto inova no design de seus pianos, mantendo seu timbre único, que se tornou uma marca registrada da empresa.
Atualmente, a Fazioli possui dezenas de sedes no mundo todo e conta com uma mão de obra especializada de mais de 1000 funcionários.