YAMAHA CP1, CP5 e CP50 – Yamaha lança novos e revolucionários Piano DIGITAL CP. – 2009



O renascer de uma lenda: Yamaha lança novos e revolucionários Piano CP.

17/12/2009 [Sobre a Yamaha]texto original “https://pt.yamaha.com”

O aparecimento, há 30 anos, dos inovadores pianos de palco Yamaha CP70 e CP80 transformou verdadeiramente a vida de muitos teclistas que procuravam um instrumento compacto e portátil com o som e toque de um instrumento acústico. Estes míticos pianos CP revolucionaram as vidas e a originalidade quer de músicos como de directores de Tournée. Com o passar dos anos, a série CP tornou-se altamente popular, aparecendo frequentemente nas mãos de alguns dos artistas mais famosos do mundo. Hoje, a lenda renasce uma vez mais, quando é revelada pela Yamaha uma nova série de inacreditáveis Pianos CP: CP1, CP5 e CP50, liderada pelo revolucionário CP1, um instrumento que pode ser descrito, efectivamente, como o definitivo Piano Digital. A Yamaha encontra-se numa posição impar para a construção de um instrumento assim, graças à sua excepcional experiência de mais de um século na construção de pianos.

A nova série CP mantém o conceito do modelo original mas reinventa-se com a mais recente tecnologia e introduz novas funcionalidades que vão muito além do que seria de esperar.

O coração de qualquer piano é o seu som, e o CP1 apresenta um núcleo de som totalmente reformulado. O seu sistema de geração de sons exclusivo Spectral Component Modeling (SCM) recria os sons mais puros de um piano acústico e de instrumentos Vintage clássicos com um grau de precisão totalmente inalcançável por qualquer outro instrumento digital e inclui até um estonteante conjunto de sons dos teclados DX originais!

A arquitectura do novo sistema de modelação de som complementa na perfeição a soberba expressão criativa oferecida pelo novo teclado de madeira natural NW-STAGE, desenvolvido com a mestria e experiência únicas acumuladas, ao longo de mais de 100 anos, pela Yamaha, a fabricar mecanismos de teclados – reconhecidos e aclamados, aliás, pelos mais influentes artistas a nível mundial pela sua consistência e equilíbrio. Com teclas cobertas por marfim sintético, todo o mecanismo oferece ao músico um toque, expressão e autenticidade sem paralelo, através da redução da vibração e da distorção – um mecanismo de teclado que torna simplesmente o CP1 no piano de palco mais expressivo alguma vez criado.

O conceito do sistema Spectral Component Modeling (SCM) é uma aproximação completamente diferente de outras tecnologias anteriormente utilizadas pela Yamaha, combina um sampler ultra sofisticado aliado a uma excelente tecnologia de modulação.

Todos os sons podem ser facilmente editados e de seguida personalizados ajustando todos os parâmetros dos componentes físicos incluindo o contra-peso das teclas. É muito mais do que simplesmente “samplar”..

O CP1 pode funcionar também como o coração de complexas configurações, graças as suas sofisticadas e intuitivas funções do teclado maestro. Por exemplo, mais de 4 zonas virtuais podem ser previamente programadas pelo teclado e atribuídas para diferentes geradores de som, incluindo aparelhos MIDI externos.

O espírito dos originais pianos CP está bem vivo através do desenho ergonómico do CP1, com clássicos painéis laterais de madeira bem como uma textura “vintage” no painel superior, invocando os míticos instrumentos do passado. Estas características tradicionais incluem ainda um ecrã florescente, bem como interruptores e botões em alumínio escovado. Todos estes elementos interligam-se para produzir um instrumento de elevada performance altamente atractivo.

O modelo intermedio desta nova linha, o CP5 oferece uma enorme variedade de sons, cerca de 300, que vão com certeza impressionar qualquer utilizador mais exigente, que necessite de uma grande variedade de sons com apenas um simples teclado. Utilizando algumas facilidades do Spectral Component Modeling (SCM), o CP5 inclui também muitos dos sons do tão aclamado Motix XS. O CP5 é também ideal para educação e composição graças às funções de leitor e gravador previamente incorporado. As actuações gravadas e posteriormente armazenadas como ficheiros áudio numa “ Pen-drive” USB, podem ser depois aperfeiçoadas com o software Cubase A15 DAW.

Para completar a nova gama CP temos o altamente acessível CP50, um compacto e ultra-leve piano profissional, que também inclui características sonoras baseadas no CP1, graças ao sistema de geração de sons exclusivo Spectral Component Modeling (SCM). O CP50 oferece mais de 215 vozes e, como os seus parceiros, oferece também a capacidade de personalizar sons e efeitos. O teclado contra-pesado de 88 teclas, reproduz na perfeição a sensibilidade de um piano acústico, produzindo uma resposta mais pesada nos registos mais graves e ligeiramente mais leve nas teclas mais agudas. O CP 50 oferece também a função de leitor e gravador bem como uma serie de ritmos previamente programados prontos a serem utilizados nas actuações ao vivo. Sem dúvida um excelente piano de palco.

Para mais informações e vídeos dos produtos, por favor visite:

https://www.yamahasynth.com/products/stage_pianos/

Categories

+ There are no comments

Add yours