Tipos de teclados e suas funções


Mas para que tantos botões em um teclado? Vou usar todas as funções que estão no painel? Para que servem esses nomes estranhos?

Se você já é tecladista, provavelmente tem as respostas para essas perguntas. Mas, caso você esteja iniciando, vamos
abordar aqui muitos diferentes aspectos! Nada está ali por acaso. Tudo foi pensado para, de alguma forma, auxiliar os tecladistas do mundo todo em suas mais diferentes necessidades e, também, para novas formas de recriar música sob outras óticas. Os teclados existentes no mercado se dividem em grupos com funções muito peculiares:

korg-pa900Arranjadores

Os teclados “arranjadores” se destacam pela capacidade de reproduzir os mais variados ritmos e acompanhamentos para “a banda de um homem só”, formato em que, geralmente, os tecladistas tocam sozinhos.

MoogMinimoogVoyagerXL_01Sintetizadores

Os “sintetizadores” são usados para a criação de sons e timbres.

Controladores

1380314826_3_pathOs “controladores” são projetados para controlar programas e synths virtuais. A maioria não possui sons internos, mas é provida de muitos botões endereçáveis, assim como de pads e sliders.

Workstations

fantom_g6_angle_galOs “workstations” são supermáquinas! Além de ter um banco de sons geralmente grande, podem oferecer síntese, superfícies de controle, modos “Piano” e “Órgão” e uma infinidade de outras ferramentas, sendo a principal delas o “sequenciador”. Com um teclado workstation, é possível produzir praticamente um disco inteiro. Existem modelos que possuem entradas de áudio de linha e, por vezes, de microfone, para captação de guitarras, baixos, vozes ou o que o músico desejar. Os workstations ainda possuem uma gama de efeitos para serem usados tanto na mixagem como na produção de timbres. A produção de timbres, aliás, é bem explorada nesses teclados, pois é possível alterar praticamente qualquer parâmetro das amostras sonoras existentes nele. Outra função que possuem é a de sampleamento, ou seja, é possível capturar ou ler arquivos de áudio e direcioná-los às teclas desejadas, criando timbres e novas texturas.

Além desses tipos de instrumentos de teclas,  há pianos digitais, órgãos, instrumentos eletromecânicos e modelos vintage. E, atualmente, ainda temos os iPads e os celulares touchscreen que estão dando o que falar na produção musical!

Que saber mais sobre os diferentes tipos de instrumentos, suas características, funções e recursos disponíveis? Acesse www.teclaseafins.com.br e fique por dentro de tudo!

Categories

2 Comments

Add yours

+ Leave a Comment