Tipos de piano: qual o ideal para você?


A música tem vários tipos de instrumentos que transformam notas musicais em melodias belíssimas. Porém, nenhum é tão elegante e clássico como o piano. Por detrás de todo esse encanto, há ainda a incrível sensação de tocar esse instrumento tão único. Contudo, é muito comum a dúvida sobre qual tipo de piano escolher.

Para ajudar nessa decisão, resolvemos mostrar os principais modelos e o que levar em consideração na hora de optar pelo que se adequa ao seu estilo musical. Vamos lá!

Tipos de Piano

Quais modelos de piano estão disponíveis no mercado? Veja a nossa lista.

1. Acústico

Os pianos acústicossão utilizados por músicos que fazem apresentações solo. Não é raro ver esse modelo em palcos do mundo acompanhando os artistas nos seus shows. Esse tipo de piano tem estrutura de madeira e produz melodias por meio de cordas e martelos. Há dois tipos de piano acústico: o de cauda e o vertical. A seguir, mostraremos a diferença entre eles.

1.1 Cauda

Esse é o modelo mais tradicional que também pode ser conhecido como piano horizontal. Seu som agradável, encorpado e que se espalha bem alto pelo ambiente é possível graças a uma caixa harmônica robusta e a cordas compridas. Quanto maior o número de teclas e pedais, a metragem do piano também aumentará.

1.2 Vertical

O piano vertical ou de armário é mais compacto. Suas medidas giram em torno de 1 metro a 1,5 metro e as cordas são estendidas na vertical. Essas características fazem o piano vertical possuir um timbre mais profundo tornando o seu volume mais baixo. Sendo assim, o som se dissipa com menos impacto pelo ambiente.

2. Digital

Essa categoria de pianos foi desenvolvida para produzir sons parecidos com os do piano acústico, mas sem a necessidade de cordas. O resultado é uma sonoridade eletrônica. Além disso, esse modelo é bem compacto e simples de tocar.

2.1 Teclado elétrico

O teclado elétrico é o modelo mais popular do piano. A grande diferença desse modelo para os mais tradicionais é o número de teclas. Enquanto o piano padrão possui 88, os teclados elétricos têm 61 teclas. Podemos apontar uma peculiaridade desse tipo de piano: a sensibilidade das teclas.

A escolha do piano ideal

Para acertar na hora de comprar o seu piano, é importante levar em consideração alguns fatores. Por exemplo, se você usará o instrumento em ambientes amplos e com boa acústica, como teatros, o piano de cauda é o ideal. Esse modelo também pode ser utilizado em casa, desde que tenha um espaço grande e arejado.

Por outro lado, em ambientes menores, o piano vertical funciona muito bem. É possível até posicioná-lo próximo de uma parede sem que a sua afinação seja prejudicada. Para os que procuram apenas praticar, como os iniciantes, esse modelo é o mais indicado.

Tanto o piano digital quanto o teclado elétrico caem como uma luva para os estudantes de música que desejam programar um acompanhamento musical enquanto tocam. Esse tipo de instrumento oferece botões de gravação com sequências musicais simultâneas.

Conclusão

Sem dúvida, a escolha de um piano deve ser feita com bastante cuidado. Afinal, é um instrumento que acompanhará você por longos anos e será um parceiro nas suas apresentações musicais. Por isso, analise com cautela e opte pelo modelo mais adequado às suas necessidades.

Sobre a empresa

Faz 18 anos que a Teclacenter está presente no mercado musical brasileiro. Devido a todo o nosso histórico de trabalho e dedicação, nos tornamos uma das maiores lojas de instrumentos musicais do Brasil.

Oferecemos as melhores marcas de instrumentos, além de um atendimento personalizado e assistência técnica especializada. Quando olhamos para o futuro, vemos a expansão não só da nossa oferta de produtos e serviços, mas também da valorização dos nossos clientes.

Veja também nossa linha de pianos Yamaha. Novos e usados, pelos melhores preços.

+ There are no comments

Add yours