13  sites de loops gratuitos


Na internet, se pode achar loops e samples de qualidade para dar um toque especial a um projeto ou iniciar uma ideia musical.

Em tempos de produção musical on demand, loops e samples podem formar as bases de uma música, jingle ou trilha, mostrando-se extremamente úteis para, rapidamente, juntar algumas ideias quando se começa a delinear um arranjo e o melhor é que, atualmente, existem vários samples gratuitos na internet.

De qualquer modo, todo produtor musical que se preze deve estar constantemente construindo uma biblioteca de sons, para qualquer eventualidade, até mesmo incluir um detalhe ou resamplear e trabalhar amostra.

Obviamente, os melhores arquivos e pacotes são comercializados, mas há muita coisa boa e bastante utilizável para quem pesquisar um pouco. Para que ninguém perca tempo, separamos dez sites que oferecem loops e samples gratuitos de qualidade.

O que são samples e loops?

Um Sample é um arquivo de som digitalizado organizado por faixas que são soltos em meio a uma apresentação ao vivo. Eles podem ser manuseados em computadores, teclados e equipamentos específicos chamados de Sampler, entretanto, é mais comum que músicos utilizem eles nas outras duas formas.

Um loop, basicamente, é um sample que se repete várias vezes. Ele geralmente também é utilizado em apresentações ao vivo, porém, fica rolando durante uma música inteira. Alguns músicos utilizam como um segundo instrumento, linha percussiva ou gravação eletrônica que se repete durante todo o tempo da canção.

A utilização desses elementos é muito ampla e eles podem fazer toda a diferença em um show. Muitos artistas famosos, inclusive, utilizam amplamente esse tipo de artifício em suas apresentações.

Quais são as principais fontes de loops e samples gratuitos?

Agora que você já sabe o que são loops e samples e que é possível encontrar esses elementos na internet, mostraremos como eles funcionam e quais são as principais fontes, ou seja, sites e portais em que é possível encontrá-los.

1. FreeSound

A Freesound é uma base de dados colaborativa de sons licenciados pela Creative Commons, que permite aos usuários buscarem, descarregarem e compartilharem sons. Vale a pena dar uma vasculhada nos arquivos.

2. Sound Proz

Atualizado diariamente ― ou quase ―, a Sound Proz oferece samples de áudios gratuitos para inspirar músicos e aprimorar suas produções. O site traz vozes, efeitos, baterias, loops, cordas e pads.

3. esoundz

Junto a muitas amostras comercializadas, a esoundz oferece pacotes gratuitos para download na área “Freesoundz”.

4. SampleSwap

Desde amostras de instrumentos de percussão à loops de levadas de música eletrônica – todas gratuitas ―, o site promete qualidade profissional.

5. Sampleoidz

Especializada em estilos urbanos e underground, como Dubstep, Hardcore, Jungle, Drum and Bass, Garage, Hip Hop e House, a Sampleoidz “oferece pacotes gratuitos para download, criados por produtores de cada gênero”.

6. Looperman

Está procurando pelo “cara que faz loops”? Milhares de vozes a capella – livres de licença ou royalties – e loops musicais, além da possibilidade de compartilhamento de arquivos.

7. Vocal Downloads

Como o próprio nome diz, a empresa é especializada na produção de samples vocais à capella. E o melhor: livres de licenças ou royalties para download gratuito.

8. Bigfishaudio

A tradicional empresa, maior distribuidora de bibliotecas de samples do mundo e criadora de loops e instrumentos virtuais, mantém uma área em seu site para downloads gratuitos.

9. Philharmonia Orchestra: The Sound Exchange

Quem precisa de sons orquestrais, principalmente instrumentos solistas, pode baixar as amostras especialmente gravadas por músicos da Philharmonia Orchestra, desde o piccolo ao contrabaixo, em notas simples, frases melódicas ou samples da orquestra inteira.

10. SamplePhonics

Outra empresa que oferece pacotes gratuitos ao lado dos comercializados é a SamplePhonics. Segundo o website, a empresa é formada por um “pequena, mas trabalhadora equipe de engenheiros de som, músicos e nerds de áudio que oferecem uma gama de ferramentas para produtores de música, engenheiros de som e compositores”.

11. LoopMaster

Apesar de ser uma das maiores bibliotecas de Loops e Samples pagos do mundo, esta empresa tem uma variedade enorme desses elementos fornecidos gratuitamente e sem a cobrança de Royalties.

Eles fazem isso para impressionar as pessoas com a qualidade de seus samples gratuitos com o objetivo de levarem aos pagos. Logo, esses materiais são realmente muito bons e você se beneficiar com eles.

12. SampleRadar

O SampleRadar é uma parceria entre a MusicRadar e a LoopMaster, que mencionamos no tópico anterior. Ambas as empresas se juntaram para oferecer um cardápio imenso de Loops e Samples de altíssima qualidade e, o que é melhor, tudo gratuito e facilmente acessível.

13. Bedroom Producers

A Bedroom Producers Blog é um site que publica diversas novidades de software e sistemas gratuitos de todo o tipo antes mesmo que qualquer outro. Nessas publicações você encontra samples e loops gratuitos para baixar.

Como utilizar Samples Gratuitos?

Existem diversas formas de utilizar os loops samples gratuitos. Uma delas é cortar eles em diferentes partes para criar outro totalmente original e soltar durante suas apresentações.

Pode-se utilizar um arquivo de áudio com várias camadas, inserindo, portanto, elementos percussivos e outros também no formato de loops. Esse processo é chamado de Layering.

Também é possível utilizar Filterings, ou seja, softwares de reprodução que possuem filtros que podem ser utilizados para criar identidades diferentes em seus samples. Você pode fazer diversas automações com filtros de parâmetros diferentes. Outra estratégia é inserir delays variados dentro dos próprios loops e samples, criando vários outros tipos sonoros.

A forma de fazer essas edições pode ser muito variada. Alguns teclados, por exemplo, permitem essas possibilidades, além disso, você pode utilizar os sistemas de edição de samples que existem no mercado atualmente.

Os samples gratuitos podem ser uma excelente alternativa para quem deseja melhorar suas apresentações ao vivo sem gastar muito dinheiro. Além disso, eles podem ser muito editados e oferecer diversas outras possibilidades. Nesse caso, não há limites para a criatividade.

Gostou deste artigo? Quer ficar por dentro de todas as novidades do nosso site? Então, curta nossos perfis nas redes sociais. Assim, você não perde nenhuma nova postagem. Facebook, Twitter, Instagram, YouTube.

Categories

1 comment

Add yours

+ Leave a Comment