Rogerio Tutti apresenta novo CD de música clássica com obras de Chopin e Liszt


rogeriotuttiÁlbum Brilliance é composto somente de Estudos considerados obras-primas com grande desafio técnico

Gravado em Nova York, no estúdio do renomado produtor Joseph Patrych – especializado em música clássica e nomeado ao Grammy – o mais recente trabalho do pianista Rogerio Tutti, intitulado Brilliance, traz os Estudos Opus 10, de Chopin, além dos Grandes Estudos de Paganini, de Liszt. Tratam-se de obras reconhecidas por sua dificuldade técnica, além de sua qualidade artística.

Os Estudos de Chopin influenciaram as gerações seguintes de compositores e transformaram o gênero em verdadeiras obras de arte. Antes, os Estudos eram apenas exercícios de aprimoramento da técnica pianística, mas, após o Opus 10 de Chopin, tais obras passaram também a fazer parte do repertório de concerto.  Liszt, por sua vez, deu uma nova dimensão para o piano, criando muitas possibilidades técnicas e recursos sonoros que antes não existiam. Alguns dizem que, em seu tempo, somente ele conseguia tocar muitas de suas obras, de tão difíceis que eram.

O conceito artístico do álbum envolve, segundo o próprio Rogerio Tutti, três características: brilhantismo, elegância e inteligência. O brilhantismo se refere à precisão e à sonoridade das notas rápidas ao piano, enquanto a elegância traz à tona a nobreza e a beleza de cada passagem musical. Por fim, a inteligência é para mencionar o quão genial é combinar o brilhantismo e a elegância para transformar algo que por vezes dura apenas um ou dois minutos em obra de arte.

Rogerio Tutti, falando de sua experiência com a gravação, afirma: “Este álbum é uma homenagem minha a estes grandes mestres do piano. Chopin revolucionou o mundo dos Estudos, transformando o ato de estudar piano em pura prática de arte. Liszt explorou ao máximo a técnica pianista, fazendo por vezes que o piano soe como uma verdadeira orquestra. São verdadeiras obras-primas atemporais, presentes destes dois gênios da música para a humanidade. É um privilégio poder tocar essas músicas que são referência para todos os pianistas.”

Sobre Rogerio Tutti

A paixão pela música fez de Rogerio Tutti um dos pianistas mais consagrados não só no Brasil como internacionalmente. Com técnica impecável e sensibilidade apurada, o pianista demonstra toda sua musicalidade em concertos com alguns dos mais importantes maestros e orquestras do mundo e em concertos solo. Nascido em Bauru, interior de São Paulo, o músico acumula prêmios, como o Concurso Internacional Amadeo Roldan, em Cuba, “Claudio Arrau”, no Chile, “MTNA” nos Estados Unidos, e o “Artlivre”, de São Paulo. Rogerio possui, ainda, projetos complementares de sua carreira, na área social e de educação musical.

Em 2010, foi diretor artístico do projeto social Escola de Música de Macaíba e, no ano seguinte, escreveu o método de ensino de piano em grupo para o Projeto Guri, considerado o maior projeto sociocultural do País. No ano passado, o pianista lançou o Sistema Tutti de Educação Musical, para ser inserido em escolas de ensino fundamental. Atualmente, Rogerio segue com concertos por todo o território nacional, além de se apresentar frequentemente nos Estados Unidos e em diversos países da América do Sul, Europa e Oceania. A gravação de seu segundo DVD ocorrerá dia 24 de maio deste ano e será realizada no Citibank Hall, em São Paulo.

Categories

2 Comments

Add yours

+ Leave a Comment