Qual a diferença entre Ukulele e Violão?


O ukulele e violão são instrumentos de cordas que podem ser tocados com os dedos ou com o auxilio de palhetas.

No entanto, apesar de terem formas parecidas de emitir sons, esses os instrumentos possuem suas diferenças e elas são bem marcantes em cada um deles.

Muitas pessoas acreditam que o ukulele não passa de uma versão reduzida de um violão, mas a verdade é que vai muito além dessa informação.

Pensando nisso e em todas as pessoas que ainda não conhecem esses instrumentos á fundo, criamos um post com as principais diferenças entre um ukulele e violão.

ukulele e violão

Qual deles é a melhor opção?

Apesar de serem muito parecidos e possuírem suas características próprias, é impossível dizer qual deles é a melhor opção para um artista.

Isso porque cada uma das pessoas tem o seu gosto musical e a suas habilidades, além do fato de que cada um dos instrumentos traga uma vantagem para o artista que o toca.

Portanto, antes de comprar qualquer um destes instrumentos, tenha em mente que são totalmente diferentes e apresentam funcionalidades individuais.

É verdade que o ukulele é mais fácil de aprender?

Essa é uma dúvida muito recorrente, além de ser uma informação muito comentada no mundo da música.

No entanto, é preciso ter em mente que este tipo de questão varia muito de acordo com o músico que está tocando o instrumento.

A grande maioria acredita que ingressar no mundo da música pelo ukulele é a forma mais prática, já que este instrumento possuí apenas 4 cordas, enquanto o violão conta com 6.

Em um ukulele, é muito mais prático de emitir as notas, já que os movimentos são simples e podem ser feitos com apenas dois dedos, enquanto o violão necessita de no mínimo três.

Valor dos instrumentos

Esse é um dos pontos mais importantes a ser considerado no momento de aprender um instrumento, já que quando iniciamos neste ramo, há chances de não nos identificarmos com mesmo e acabarmos deixando-o de lado.

Neste caso, o ukulele se mostra muito mais vantajoso, já que seu preço é significativamente mais baixo do que o do violão.

É possível encontrar o instrumento em torno de 250,00. No entanto, se quiser se arriscar a ter o melhor do mercado, se prepare para desembolsar até 1000,00.

O preço de um ukulele de alta qualidade, é o valor de um violão intermediário, ou seja, optar por ter o instrumento maior será mais caro.

Mas como foi dito anteriormente, essa é uma decisão deverá ser tomada a partir do gosto e da preferência musical do artista.

Métodos de estudo do ukulele e violão

Um ponto muito importante de analisar no momento de escolher entre ukulele e violão, são os métodos de estudo de cada um deles.

Isso porque essa é a forma que você irá aprender a tocá-lo e, dependendo do local onde mora e da necessidade, pode ser difícil de encontrar professores e escolas, principalmente de ukulele.

Portanto, se você não possuir nenhum tipo de preferência no momento de escolher o instrumento que irá aprender, considere as chances e as formas de acesso para cada um deles.

As cifras são as mesmas para ukulele e violão?

Essa é uma dúvida muito comum entre os músicos que estão interessados nestes instrumentos, já que ambos são muito parecidos.

E neste caso, a resposta é que sim, as cifras do ukulele e violão são iguais para ambos. A diferença está apenas na execução do acorde.

Mas como comentamos nas dicas anteriores, os acordes mais simples são os realizados no ukulele.

Se você já conhece como as cifras do ukulele são feitas, será muito mais prático de aprender as que são usadas no violão.

Posso aprender os dois?

Apesar de existir muitas diferenças entre os o ukulele e violão, quem possui habilidade para tocar um instrumento de corda, facilmente poderá aprender outro.

Com mais de um conhecimento na sua bagagem, será muito mais fácil de encontrar o seu próprio estilo musical.

Além disso, você poderá se tornar um músico ainda mais completo, abrindo caminho para o aprendizado de outros tipos de instrumentos, seja eles de corda ou não.

Como comprar um ukulele e violão?

Uma das maiores dúvidas de quem quer começar a tocar um instrumento é os macetes para escolher aquele que seja ideal.

Comprar um ukulele ou um violão vai muito mais além do que apenas ver o que vale a pena financeiramente.

Existem alguns fatores que não podem ser dispensados ou esquecidos no momento de comprar o instrumento dos sonhos.

  • Acabamento: ukuleles e violões com acabamentos laminados são mais em conta, porém não apresentam uma boa acústica, ou seja, o som emitido não será muito alto.
  • Marcas: conhecer dentre as melhores marcas de violões do mercado também é muito importante para saber qual seria o ideal para você.

Fender, Yamaha, Takamine, Epiphone e Washburn são as mais famosas do Mercado e fazem jus ao seu nome.

  • Estilo: tanto os violões, quanto os ukuleles possuem diversos estilos, dos quais cada um deles é indicado para certos tipos de música.

Antes de comprar o seu instrumento, tenha em mente o estilo musical que deseja tocar e, com isso, escolha aquele que seja ideal para você.

Mesmo com todas essas dicas, é indispensável que você faça um teste com o instrumento que deseja comprar.

Fazendo isso, você evita o problema de que ele não atenda suas expectativas ou que você não se adapte ao tipo escolhido.

Se você ainda possuir dúvidas de qual desses instrumentos escolher, teste os dois, assim você poderá sentir a forma de tocá-los e tomará uma melhor decisão para você.

Já toca ukulele ou violão? Compartilhe sua experiência aqui nos comentários e ajude aqueles que ainda estão indecisos.

+ There are no comments

Add yours