Quais os tipos de teclados e suas características


Quando um músico decide entrar para a carreira musical ou apenas ter um instrumento para tocar como um hobby, ele deve escolher qual deles será sua melhor opção e para isso existem os mais diversos tipos de teclados e outros objetos musicais no mercado.

Hoje em dia, existem pelo menos cinco principais modelos de teclados, sendo que cada um deles conta com suas próprias características, diferenciando-os uns dos outros.

Antes de escolher o modelo que irá comprar, é muito importante para o músico conhecer as funcionalidades de cada um deles e descobrir qual é a opção que mais se adapta á sua vida e ao seu estilo musical.

Para te ajudar com isso, fizemos uma pequena lista com os principais modelos de teclados encontrados no mercado musical atual.

tipos de teclados

Teclados Arranjadores

Esse é um dos modelos de teclado mais populares nas lojas e sites de instrumentos musicais no Brasil.

Além disso, o teclado arranjador é um dos mais baratos dentre todas as opções do instrumento e como o próprio nome já diz com ele você pode criar um arranjo com acompanhamento instantâneo.

Nestes arranjos incluem estilos musicais como: jazz, pop, rock, bossa nova, samba e balada. Além de contar com a parte rítmica como a percussão, as cordas e os metais.

A grande maioria dos modelos de teclado deste tipo já vem com timbres e ritmos armazenados, no entanto, alguns deles também são capazes de incluir outros através de mídia externa.

Os teclados arranjadores são indicados para amadores e iniciantes do mundo da música, além de ser uma boa opção para músicos de espaços pequenos colo lounges e bares.

Teclados Controladores

Diferente dos arranjadores, os teclados controladores não possuem timbres próprios já que o seu objetivo é justamente controlar outros instrumentos através de interfaces como MIDI (Interface Digital de Instrumentos Musicais) ou entradas USB.

Esse tipo de teclado está cada vez mais presente em estúdios e apresentações ao vivo e o seu grande diferencial está no número de teclas. Os controladores possuem modelos de 25, 49, 61, 76 e até mesmo88 tecladas.

Justamente por conta de todas as suas especificações tão diferentes, ele é o ideal para quem já tem o conhecimento técnico, como produtores musicais, DJs e músicos profissionais.

Esses tipos de pianos são mais usados por profissionais na área como: produtores, músicos em geral, DJs e estúdios.

Teclado Sintetizador

O teclado sintetizador é o que de fato produz sons através de timbres pré-produzidos. Os seus modelos mais conhecidos são especialistas em timbres e indicados para músicos profissionais, principalmente aqueles que participam de bandas.

Existem também os sintetizadores análogos, dos quais produzem os sons pela manipulação de sinais elétricos, no entanto eles não são tão comuns dentre os artistas.

É possível também produzir sons através dos bancos de presets, que são os timbres pré-configurados ou através de user patches, que são os timbres que você mesmo pode criar.

Em alguns modelos de sintetizadores, também existem filtros e efeitos para adicionar às composições, além de alguns parâmetros de controle em relação ao seu timbre.

Os teclados sintetizadores são mais usados por músicos profissionais e espaços grandes como igrejas e salões.

Buscando um bom teclado sintetizador? Clique e conheça os teclados Moog

Teclados Workstation

Traduzindo o seu nome o teclado é chamado de “estação de trabalho” justamente pelo fato de que é indicado para músicos profissionais e estúdios de gravação musical.

Esse é o tipo de teclado mais complexo entre todos os outros comentados nesta lista, além de ser o mais completo em quesito de funcionalidades.

Isso porque o teclado Workstation possui timbres, composição e até mesmo um sistema de gravação.

Algumas das suas principais características são: um grande banco de timbres, patches e presents, efeitos de som, interface de áudio interna e conexão com softwares de gravação e MIDI, USB e firewire.

Assim como os sintetizadores, os teclados workstatios são mais indicados para os músicos com carreiras profissionais e locais com uma boa acústica, como as igrejas por exemplo.

Pianos Digitais

Apesar do nome, os pianos digitais nada mais são do que teclados que substituem os pianos acústicos.

Uma das suas principais qualidades é o fato de não precisar afiná-lo todas as vezes que for tocá-lo. A única coisa necessária para usá-lo é de uma tomada elétrica.

Existem pelo menos duas categorias de pianos digitais, que vão depender da intenção de uso:

  • Pianos digitais de armário: são aqueles projetados para pouca mobilidade, usados para ficarem “em casa”, ou seja, não são os mais indicados para serem carregados para shows e estúdios.
  • Stage pianos: são pianos portáteis e foram projetados para oferecer a possibilidade de serem facilmente removidos de um lugar para o outro.

Os pianos de armário possuem um design mais robusto, imitando um piano acústico. Pode ser que alguns modelos venham até mesmo com uma espécie de gabinete de madeira.

Existem também alguns modelos dos quais se parecem, de fato, com um piano acústico de calda e no lugar onde ficam suas cordas, você encontra auto falantes.

No entanto, esses modelos costumam ser bem mais caros por diversos fatores, tanto por conta de seu tamanho, quanto pelas suas funcionalidades.

Já os stage pianos são mais parecidos com os outros tipos de teclados que já estamos acostumados a ver nas lojas e sites de instrumentos musicais.

Porém, uma de suas diferenças dos outros tipos de teclados é o fato de possuírem auto falantes embutidos.

Independente do tipo e modelo, a finalidade de um piano digital é imitar fielmente um piano acústico, principalmente nos aspectos de ação das teclas e timbre.

Por conta disso, assim como um piano acústico, os digitais possuem teclas muito sensíveis ao toque e ao mesmo tempo também são pesadas.

Quanto ao seu timbre, você poderá encontrar pouca variedade, mesmo que ele busque um som mais próximo do acústico.

Esse tipo de piano é muito indicado para iniciantes e intermediários, além de ser uma ótima opção para músicos em geral.

+ There are no comments

Add yours