Por que e como incentivar crianças a fazerem aulas de piano?


Já imaginou ver seu filho se divertindo e desenvolvendo a criatividade artística ao fazer aulas de piano?

Oferecer a opção de seu filho fazer aulas de piano pode ser uma das melhores decisões que você pode tomar para a educação da sua criança.

Ao aprender a tocar este tipo de instrumento, é possível aproveitar diversos benefícios que vão muito além da habilidade musical.

É possível até mesmo facilitar a vida social futura de uma criança.

Isso porque, fazendo aulas de piano, seu filho aprende a ser mais atento, persistente e sociável, além de desenvolver o seu lado curioso, sensível e criativo.

Essas virtudes são ainda mais importantes se a criança começar o piano desde cedo.

Afinal, quem consegue ler uma partitura deste instrumento antes que a escola lhe ensine a ler um livro já possui uma vantagem no aprendizado.

Quer saber mais motivos para incentivar sua criança a fazer aulas de piano? Acompanhe este conteúdo que preparamos para você!

A importância da musicalização infantil

Você com certeza já se sentiu muito bem ao ouvir uma determinada música ou melodia, não é verdade?

Quando este sentimento ocorre ainda na infância, são gerados benefícios que vão muito além do bem-estar físico, mental e emocional.

Isso porque o contato com a música tem forte relação com a formação plena de um indivíduo, auxiliando-o no alcance de vários objetivos.

Na prática, a musicalização infantil consiste no processo de sensibilização das crianças na percepção e apreciação intuitiva de diferentes sons.

Seu principal objetivo é expandir o conhecimento musical dos indivíduos, estimulando a descoberta de ritmos, melodias, harmonias e movimentos.

Para além disso, a musicalização na Educação Infantil também ajuda a estimular diversos setores da vida de uma criança, como por exemplo:

  • Aprendizado;
  • Concentração;
  • Comunicação;
  • Criatividade.

Por esse motivo, ela é considerada como um elemento enriquecedor e que contribui fortemente para uma maior qualidade de vida com o passar dos anos.

Mas vale lembrar: para começar no piano, independente da ambição dos pais (estudo avançado ou apenas lazer), as aulas devem apresentar um equilíbrio entre diversão e dedicação.

A magia do piano, em geral, está no fato de que a habilidade de tocá-lo é aprimorada à medida em que a prática musical evolui.

Piano jazz, piano clássico, variedade, rock e tango são alguns exemplos de estilos que podem variar de acordo com o conteúdo das aulas.

Como as aulas de piano podem fazer bem para as crianças?

Além de relaxar, a música também estimula diversas habilidades nas crianças, independente da idade.

No caso das aulas de piano, é possível perceber diferentes benefícios para os pequenos que praticam este instrumento.

O desenvolvimento da capacidade cognitiva e as habilidades de socialização são os fatores mais influenciados por este tipo de exercício.

As aulas de piano permitem que a criança mantenha uma relação social fora do ambiente familiar e escolar.

Algo que, na prática, ajuda a melhorar o ato de ouvir e também a aprender a importância de respeitar o tempo e espaço de outras pessoas.

Tudo isso colabora e muito para que seu pequeno seja mais capaz de conviver de forma pacífica com os demais, pertencer a um grupo e elevar a própria autoestima.

Outro ponto positivo é que, a partir do momento que a criança começa a praticar o instrumento, a aprendizagem escolar também melhora.

Afinal de contas, habilidades como percepção espacial, inteligência temporal, memorização de sequências e coordenação motora estarão sendo aprimoradas desde cedo.

Além de todos os exemplos citados acima, existem mais alguns benefícios para os pequenos alunos que fazem aulas de piano:

  • Trabalho de postura corporal;
  • Teoria musical;
  • Ensaio das obras;
  • Sequência de acordes de piano ou arpejos;
  • Interpretação e nuances;
  • Dificuldade crescente e progressiva.

Qual idade ideal para começar a tocar piano?

De acordo com alguns estudos, não vale a pena ensinar piano para crianças com menos de 3 anos de idade.

Isso porque, elas ainda são muito jovens para se lançar e levar a sério um estudo relativamente complexo de um instrumento.

Para crianças a partir desta idade, é recomendado que se comece pela iniciação musical, ou musicalização.

Como já citado, ela consiste em oficinas e sessões que têm como objetivo principal fazer o aluno descobrir o mundo da música e suas sensações rítmicas e melódicas.

Já na fase da adolescência, quando o próprio aluno deseja começar suas aulas, é muito importante ter cuidado para encontrar o profissional certo.

Ou seja, aquele que, além de ter uma boa habilidade técnica, consegue respeitar e trabalhar as limitações e dificuldades do seu filho.

A relação entre aluno e professor é decisiva para que o estudante passe a gostar das aulas de piano e das matérias envolvidas no processo.

Como incentivar a criança a fazer as aulas de piano?

As aulas de piano mais adequadas para uma criança precisam ser lúdicas e divertidas. 

Se você contratar um professor do estilo autoritário e clássico, pode ser que os estudos se tornem chatos para o seu filho.

Portanto, a maneira mais eficiente de incentivar uma criança a fazer aulas de piano é chamando uma pessoa que possa unir o útil ao agradável.

Dessa forma, você poderá ver que o estudante sentirá prazer de fazer os seus estudos e ainda aprenderá, de fato, a tocar piano.

Agora que você tomou a decisão de colocar sua criança em uma aula de piano, o que acha de comprar este instrumento?

Com um piano em casa, seu pequeno poderá acelerar bastante o aprendizado ao poder praticar lições fora do período das aulas.

Se estiver interessado(a), não deixe de buscar uma loja segura e com preços justos, como a TeclaCenter.

Aqui na TeclaCenter, você encontra os melhores modelos de piano para tornar as aulas dos pequenos ainda melhores. Acesse nossa loja!

Gostou do nosso conteúdo sobre musicalização e aulas de piano? Comente aqui embaixo e confira outros conteúdos do nosso blog!

+ There are no comments

Add yours