O que é teoria musical?


Você já parou para refletir sobre o que é teoria musical? Já sabe qual a sua importância para os músicos? Vamos falar sobre isso! 

A teoria musical é a forma de explicar como uma música funciona. Ou seja, ela é a estrutura por trás das canções que apreciamos.

Ela também é responsável por mostrar o caminho que devemos seguir durante o desenvolvimento musical.

Portanto, dá pra notar que a teoria musical é algo fundamental para a consolidação do conhecimento musical.

Mas sabemos: por conta da quantidade de informações, começar a aprender este tópico pode parecer algo difícil de início, deixando você sem saber por onde começar.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre a teoria musical. Acompanhe a leitura!

O que é a teoria musical?

Antes de saber como funciona a teoria musical, é importante entender o que é o estudo musical teórico.

De modo geral, teoria musical, ou teoria da música, é um conjunto de normas e sistemas destinado a analisar, classificar, compreender, compor e se comunicar acerca da música.

Na prática, ela representa a descrição de todos os elementos musicais e a relação entre a performance prática e a simbologia musical.

Sendo assim, é possível afirmar que a teoria musical funciona de forma ambígua, sendo tanto algo descritivo como perceptivo.

E no final de contas, sua principal característica é facilitar a comunicação entre todos os músicos do mundo através de um sistema único.

Por exemplo: a partir da leitura dos elementos simbólicos que se estabelecem graficamente em uma partitura, diferentes músicos podem decodificar os elementos da música e reproduzi-la usando a voz ou instrumentos como o violão, piano etc.

“Mas o que significa música na teoria musical?”

Segundo a teoria musical, a música é a combinação de sons e silêncios de uma maneira organizada, sendo composta por melodia, harmonia e ritmo.

A melodia é a voz principal do som, ou seja, aquilo que pode ser cantado (por uma ou mais vozes). 

Já a harmonia é a sobreposição de notas que serve como base para a melodia. Enquanto isso, o ritmo é a marcação do tempo de uma música, que permite ao público acompanhá-la e dançá-la, por exemplo.

Para que serve a teoria musical?

A teoria musical serve para organizar a quantidade de informação que a música carrega como um todo e apresentar os fundamentos essenciais para sua prática.

Além dessa organização estrutural, ela também facilita o estudo para iniciantes, oferecendo um modo mais organizado para estudos de acordo com cada escola.

Como todo estudo teórico, a teoria da música também acompanha a sua evolução durante o passar dos anos.

Afinal de contas, quanto mais conhecimento sobre diferentes formas de fazer, ler e entender música, mais fértil se torna o terreno para um bom músico evoluir e colocar em prática sua criatividade.

Nesse sentido, conforme você vai aprendendo a teoria musical, mais níveis de conhecimento surgirão para você avançar como músico.

Por que aprender teoria musical?

À princípio, a teoria musical pode parecer uma prática acadêmica muito entediante para quem deseja tocar instrumentos.

No entanto, acontece que ela é extremamente importante para a formação de um músico.

Imagine que você goste de blues, jazz ou MPB, e deseje tocar em uma banda se apresentando em shows por todo o mundo.

Para ganhar destaque no mercado criando grandes músicas, não tem jeito: é importante que você domine vários assuntos relacionados à teoria musical, como harmonia, ritmo e melodia.

Isso se você não tiver toda uma equipe para fazer isso por você, é claro…

Mas falando de prática musical, uma hora ou outra será exigido de você conhecimento sobre intervalos, tonalidade, interpretação e diversas questões relacionadas ao básico da música.

E, por esse motivo, compreender os conceitos da deste estudo é a chave para progredir no seu objetivo e até mesmo romper bloqueios criativos.

É possível aprender as partes mais importantes desta matéria no conforto de casa, com o auxílio de aulas disponíveis online ou livros.

No entanto, para dominá-la por completo, pode valer a pena contar com um auxílio de professores particulares ou de cursos profissionais.

Comece com o básico da música

O primeiro passo para aprender a teoria musical é com os componentes básicos que toda composição musical tem em comum.

Esses são os conceitos desse tópico que você provavelmente conseguirá entender intuitivamente, mesmo que ainda não conheça os seus nomes técnicos.

Os fundamentos básicos são:

  • Melodia;
  • Harmonia;
  • Ritmo.

Com eles em mente, você já poderá passar para os próximos passos da teoria musical.

Conheça os rudimentos da teoria musical

Os rudimentos são extremamente importantes no momento de estudar este tópico, pois eles também são a base para qualquer músico.

Eles são a teoria musical na prática e estão por trás de qualquer canção tocada no dia a dia, independente do instrumento escolhido.

Os rudimentos são:

  • Escalas;
  • Acordes;
  • Tons;
  • Notação.

Cada um deles carrega um assunto bastante completo, porém, com subtópicos muito importantes que precisam ser explorados caso o seu objetivo seja escrever músicas melhores.

Ficou interessado em aprender sobre teoria musical, mas não tem um instrumento para colocar em prática seus estudos? Não se preocupe!

Na Teclacenter você encontra os melhores instrumentos para iniciar no mundo da música. Clique e confira!

Conclusão

Neste artigo, você entendeu que a teoria musical é um conjunto de sistemas que tem como objetivo analisar, classificar, compreender, compor e comunicar sobre música.

E por esse motivo, ela tem um papel fundamental para a comunicação entre todos os músicos, criando uma linguagem universal que mescla simbologias, percepções e descrições.

Mesmo que o estudo da teoria da música pareça difícil para você à primeira vista, vale a pena seguir em frente.

Afinal, ficou claro que um bom conhecimento sobre tudo que abrange a música faz toda a diferença na prática musical, evitando bloqueios criativos e criando novos caminhos artísticos para explorar.

Agora que você já sabe o que é teoria musical, não deixe de dar uma olhada na loja da Teclacenter e escolher o seu instrumento para colocar os estudos em prática!

+ There are no comments

Add yours