O Centro de Música Brasileira apresenta o Duo Lucatelli-Bartoloni e o Quinteto de Metais São Paulo


No dia 23 de maio, sábado, às 20h, o Centro de Música Brasileira (CMB) apresenta o Duo Lucatelli-Bartoloni e o Quinteto de Metais São Paulo, sob a direção de Fernando Dissenha na Sala Cultura Inglesa do Centro Brasileiro Britânico, em Pinheiros.No repertório obras de Alexandre Basolim, Carmo Bartoloni, Celso Mojola, Eduardo Escalante, Fernando Morais, José Alberto Kaplan, Osvaldo Lacerda, Radamés Gnattali e Raimundo Penaforte. Apoio Cultural da Cultura Inglesa de São Paulo. 

O duo é formado por Daniela Lucatelli ao piano e Fábio Bartoloni ao violão e tem o propósito de registrar e ampliar o repertório desta formação, não tão comum na música de câmara. O quinteto tem Fernando Dissenha e Marcelo Matos no trompete, José Costa Filho na trompa, Darcio Gianelli no trombone e Darrin Coleman Milling no trombone-baixo. O repertório é composto por obras originais e transcrições, e se expande desde a Renascença até o Século XXI.

A proposta da Temporada 2015 do Centro de Música Brasileira é diversificar em cada apresentação a variedade de compositores eruditos brasileiros, os instrumentos, a região de cada músico e as diferentes formações. O CMB é uma sociedade civil sem fins lucrativos e foi fundado em São Paulo em 18 de dezembro de 1984 e iniciou suas atividades em 1985. Já realizou 304 apresentações em São Paulo, e um total de 47 em cidades do interior dos Estados de São Paulo e Minas Gerais. Promoveu nacionalmente vários concursos de interpretação: 7 de Canção de Câmara Brasileira; 5 de Músicas Brasileiras para Piano e 2 de Músicas Brasileiras para Flauta. Atualmente é presidido pela pianista Eudóxia de Barros.

 

image002O Duo Lucatelli-Bartoloni é formado pela pianista Daniela Lucatelli e pelo violonista Fábio Bartoloni com o propósito de registrar e ampliar o repertório desta formação, não tão comum na música de câmara. Dentro desta proposta eles lançaram o CD Sonatas e Fantasias em 2014, somente com obras originais para a formação. Este CD foi patrocinado pelo Governo do Estado de São Paulo através do ProAC ICMS e foi lançado em julho de 2014 com recital no Sesc Vila Mariana, recital este indicado pelo Guia da Folha como um dos melhores do ano de 2014 em São Paulo.

Dando seguimento ao trabalho de ampliar o repertório, recentemente o Duo Lucatelli-Bartoloni fez nos Estados Unidos a estreia mundial das Miniaturas do compositor italiano radicado em Londres Luca Luciano e irá estrear em breve outras obras de compositores de Brasil, Espanha e Colombia. Tem se apresentado em diversos lugares dos Estados Unidos como o Tempe Center for the Arts, MusicaNova Series e Organ Hall da Arizona State University.

 

image004

Quinteto de Metais São Paulo

Criado em 2001, o Quinteto de Metais São Paulo tem o compromisso de buscar o mais elevado patamar de qualidade artística, contribuir para a criação e difusão de obras de compositores nacionais e incentivar a criação de novos grupos de câmara. Os integrantes do Quinteto de Metais São Paulo possuem vasta experiência como solistas, cameristas e professores, e já se apresentaram nas melhores salas de concerto de São Paulo, do Brasil e também do exterior.

O repertório do Quinteto de Metais São Paulo é composto por obras originais e transcrições, e se expande desde a Renascença até o Século XXI. Com a seriedade de sua proposta de trabalho, o grupo já foi “quinteto residente” na Oficina de Música de Curitiba e no Festival de Londrina, além de diversas apresentações no Festival de Inverno de Campos do Jordão. Paralelamente aos concertos, o Quinteto de Metais São Paulo desenvolve atividades sócio pedagógicas como recitais didáticos, master classes e workshops, visando estimular o desenvolvimento artístico dos instrumentistas, a formação de outros músicos e de grupos semiprofissionais e profissionais nas comunidades onde visita.

 

 

 

Serviço:

Dia 23 de maio, sábado, às 20h

Centro de Música Brasileira (CMB)

Duo Lucatelli-Bartoloni e Quinteto de Metais São Paulo

Apoio Cultural: Cultura Inglesa de São Paulo.

Local : Sala Cultura Inglesa do Centro Brasileiro Britânico (160 lugares)

Rua Ferreira de Araújo, 741

Pinheiros – São Paulo

Tel: (11) 3039 0500

Grátis!

 

Categories

+ There are no comments

Add yours